Não sou electrecista, nem tenho muitos conhecimentos sobre esta matéria, por isso se alguém me puder ajudar agradeço.
Pedi à EDP um aumento de potência e já veio um técnico deles à minha casa e ao prédio verificar se era ou não possível, tendo dado um aval favorável.
Disse que tinha de fazer uns enfiamentos novos desde o fusível na escadas até ao contador com cabos de 10mm2 ou de 16mm2. Para isso é necessário des-selar o contador e voltar a selá-lo depois dos enfiamentos.
Depois é necessário pedir à CERTIEL uma vistoria ao Quadro Eléctrico e a toda a instalação cá de casa. Por ser um prédio com 30 anos não tenho tubos muito largos, acho que são tubos para cabos de 1,5mm2. Mas 3 cabos de 2,5mm2 passam perfeitamente nestes tubos.
O electrecista que contactei diz que a instação não vai passar na vistoria por não ter tubos adquados para cabos de 2,5mm2.
Ora a minha questão é a seguinte: Eu apenas pretendo aumento de potência por causa da placa de indução (a qual está ligada directamente ao QE com cabos de 6mm2) e sou obrigado a refazer toda a instalação eléctrica interior por causa do aumento de potência de 30 para 45 amperes? É que isso implica ou fazer toda a instalação eléctrica pelo exterior em calhas técnicas ou a partir a casa toda com roços para colocar tubos um pouco mais largos... Isto faz algum sentido? Obrigado a todos.
Não me diga que vai funcionar com todos os discos ao mesmo tempo? Pode seccionar a placa para utilização bifásica se é que já não está. Depois e por norma, as placas de indução fazem uma gestão automática da potência de cada disco no caso de os ligar todos, onde ao aumentar um ele automáticamente diminui a potência do outro, no caso de colocar ambas com potência de aquecimento altas.
Muita gente tem placas de indução com apenas 30A e tudo funciona na perfeição, é óbvio que não pode abusar e ligar o forno ao mesmo tempo (dependendo de quantos discos estão a funcionar) entre outros, mas isso acontece com todos nós. Se a casa tem 30 anos, é bem possível que os tubos na parede sejam estreitos, uma vez que os fios das tomadas eram antigamente de 1.5, logo vai ser muito dificil colocar 3 fios de 2.5 dentro desses tubos.