Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Sou novo nestas andanças, comprei um imóvel em maio do ano passado e já sabia que em breve o prédio precisava de umas melhorias. Com as tempestades que se fizeram este inverno foi mais cedo do que previa. Dado que é a minha primeira casa não tenho qualquer conhecimento sobre o tema e precisava de alguma ajuda, bem como possíveis contatos para fazer a obra.

Fazendo uma contextualização da estrutura do edifício é um prédio com apenas 2 andares, R/C e 1º (4 inquilinos), com uma área de implantação de 210m2.

Estado Atual do Edifício:

Cobertura: terraço em laje de betão armado com: Isolamento térmico (30mm de XPS) / Manta geotêxtil + proteção pesada (50mm de gravilha)

Fachadas: alvenaria dupla com caixa de ar preenchida com poliuretano projetado (30mm)

Problemas identificados:

- Infiltrações no teto da fração do 1º direito

- Fissuras nas fachadas, humidade, manchas e ferragens expostas

- Necessidade geral de pintura e manutenção

Fiz algumas pesquisas pela internet fora e tenho algumas ideias tanto para melhoria da cobertura, térmica e estética das fachadas.

Opções em estudo

Melhoria da Cobertura:

Opção 1 – Renovação da impermeabilização com isolamento XPS (80-100mm): Remoção da camada de proteção, aplicação de nova impermeabilização (EPDM ou poliuretano líquido), reforço com XPS, nova manta geotêxtil e reaplicação da proteção pesada.

Opção 2 – Renovação com isolamento em PIR (80mm): Idêntico à opção 1, mas com PIR (mais eficiente termicamente).

Opção 3 – Substituição total por painel sanduíche com telha metálica: Remoção da laje existente, instalação de estrutura metálica leve e painéis sanduíche com isolamento PIR/PUR.

Melhoria das Fachadas (sem alterar a estética):

Não sei se é possível fazer isto mas - ETICS (Capoto com EPS grafitado ou PIR 40-60mm):
    Aplicação exterior com acabamento igual ao original.

Importante: Pretende-se manter a estética original do edifício, por isso procuro alternativas exteriores ao capoto que não alterem o aspeto visual. Se alguém tiver experiência com isso (ex: rebocos isolantes finos, argamassas especiais, revestimentos ventilados discretos…), agradeço sugestões.

Pintura Exterior

- Lavagem, reparação de fissuras, tratamento de ferragens expostas

- Aplicação de primário + tinta acrílica siloxânica

O que procuro:

- Empreiteiros com experiência nestes tipos de obras, preferencialmente que atuem na minha zona (Palmela).

- Opiniões técnicas sobre as opções acima (prós, contras, durabilidade, compatibilidade de materiais).

- Sugestões alternativas, nomeadamente para fachadas sem alterar a estética.

Informações legais sobre a necessidade de licenciamento camarário na Opção 3 (painel sanduíche dentro de terraço fechado).

Algumas fotos do edifício:

https://imgur.com/a/NTw7JYD
  2.  # 2

Colocado por: waffelettenNão sei se é possível fazer isto mas- ETICS (Capoto com EPS grafitado ou PIR 40-60mm):
    Aplicação exterior com acabamento igual ao original.

Dar dá mas vai dar trabalho.
    Tem zonas de ferro à vista que deve tratar.
  3.  # 3

Colocado por: SEEING
    Dar dá mas vai dar trabalho.
    Tem zonas de ferro à vista que deve tratar.

Em termos de custo benefício valerá o esforço? O objetivo é esse mesmo tratar todas essas ferragens que já estão enferrujadas, outra ideia que vi por ai era fazer algo do gênero:

1.Remoção do revestimento danificado

2.Limpeza e passivação das ferragens

3.Reparação com argamassa técnica estrutural

4.Regularização da superfície

5.Repintura com tinta resistente ao exterior

0.0100 seg. NEW