Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RS2025Aproveito o tópico para perguntar, que tipo de sistema temos de ter em casa para poder implementar esta solução?

Sistema circulatório na casa ligado à bomba de calor?

Para quem tem, acham que acaba por se pagar o investimento nalguns meses/anos?

Tem de ter uma linha dedicada para o retorno, ou seja, um tubo extra que vai à parte mais longe da casa e volta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
    • SrR
    • há 1 dia

# 2

Colocado por: paulos

Tem de ter uma linha dedicada para o retorno, ou seja, um tubo extra que vai à parte mais longe da casa e volta.
    uma ou mais depende.
    Concordam com este comentário: paulos
    • SrR
    • há 1 dia

# 3

Colocado por: RS2025Aproveito o tópico para perguntar, que tipo de sistema temos de ter em casa para poder implementar esta solução?

Sistema circulatório na casa ligado à bomba de calor?

Para quem tem, acham que acaba por se pagar o investimento nalguns meses/anos?
    isto serve para aumentar o conforto e fazer poupança de alguma água, tem custos associados e dificilmente tem retorno.
    Concordam com este comentário: argo
  2.  # 4

E se não tiver a tubagem AQS com isolamento térmico, nunca mais recupera o investimento, conforto também não será muito.
  3.  # 5

Alguem com experiência neste site? https://www.pumpa.eu/en/wilo-star-z-nova-a-230v-with-ball-valve-and-non-return-valve/

É que a diferença de preço para o site e para o que arranjo a comprar em loja na minha zona é muito significativa, até deixa a desconfiar.

135€ com iva para 250€ mais iva!!
  4.  # 6

Entre a Wilo e esta: https://www.aquazon.es/es/calefaccion-solar/113-bomba-aceleradora-agua-caliente-sanitaria-hrs-156bz-bcn.html?srsltid=AfmBOopNQmfoXbIXIY498PGEVRWsXytehvtPUKKJ6qPqS0ZD34lOe9DH

Qual acham melhor?

Esta tem a hélice da bomba em PES a Wilo em Noryl, segundo o chatgpt o PES é melhor e mais resistente para estar em contacto com agua potável
  5.  # 7

Colocado por: paulossegundo o chatgpt o PES

Perdi a vontade de responder...
  6.  # 8

Colocado por: VarejoteE se não tiver a tubagem AQS com isolamento térmico, nunca mais recupera o investimento, conforto também não será muito.

Então basicamente o que se poupa em água pouco ou nada justifica o investimento?

Simplesmente serve para termos áqua guente mais rápido?
  7.  # 9

Colocado por: VarejotePerdi a vontade de responder...

Pois é, sem fazer um doutoramento em polímeros ou perder uma tarde em pesquisas é o mais rápido de se obter informações... sejam certas ou erradas...
  8.  # 10

Colocado por: RS2025Então basicamente o que se poupa em água pouco ou nada justifica o investimento?

Pois, eu num mês gasto 25/30€ em água, mas são uns 11m3. Não faço ideia quantos litros gasto até ter água quente mas é 1min ou pouco mais de água a correr, ao fim do mês que seja 1m3.

Que se gaste a correr bem 300€ para mandar colocar a bomba, esses 300€ dariam para muuuuito tempo.

Colocado por: RS2025Simplesmente serve para termos áqua guente mais rápido?

Exato, é mais pelo conforto de chegar ao WC abrir a torneira e 2seg depois sair quente.
  9.  # 11

Colocado por: RS2025

Então basicamente o que se poupa em água pouco ou nada justifica o investimento?

Simplesmente serve para termos áqua guente mais rápido?

O retorno serve para antes de abrir a água quente, ter água quente nas torneiras sem desperdiçar água fria para o esgoto.

Se a canalização não tem isolamento térmico, está a tomar banho, pára 5 minutos para ensaboar, quando abre a água de novo já está morna e tem de mandar água fora até voltar a vir quente, a recirculação não vai servir para nada, só se for para andar a aquecer paredes.

Numa outra casa que tive com tubo galvanizado e esquentador, sabia bem como a banda tocava.
  10.  # 12

Colocado por: paulos

Pois é, sem fazer um doutoramento em polímeros ou perder uma tarde em pesquisas é o mais rápido de se obter informações... sejam certas ou erradas...

Eu comprei Wilo e depois a Grundfos Confort Autoadapt, por serem de qualidade, não andei a ver esses "pormenores" se a turbina era em PES, noryl ou ouro.

É material que dura anos...
  11.  # 13

Colocado por: VarejoteEu comprei Wilo e depois a Grundfos Confort Autoadapt, por serem de qualidade, não andei a ver esses "pormenores" se a turbina era em PES, noryl ou ouro.

É material que dura anos

Trabalho numa universidade e falei com um colega de polímeros, diz que os dois materiais em princípio são seguros pois são usados em equipamentos médicos e são muito resistentes, mas depende muito dos aditivos que o fabricante coloca.

Como a wilo é certificada para "drinking water" aconselhou.me a comprar a wilo.
  12.  # 14

Colocado por: paulosdrinking water

Vulgarmente designada por "água potável"
  13.  # 15

Colocado por: paulosPois, eu num mês gasto 25/30€ em água, mas são uns 11m3. Não faço ideia quantos litros gasto até ter água quente mas é 1min ou pouco mais de água a correr, ao fim do mês que seja 1m3.

Há cenários que quase é obrigatório. Em minha casa por exemplo demora 6 min ate a água chegar quente à casa de banho mais longe.

Tenham atenção que também não é imediato. Dependendo da bombs tem de esperar de todas as formas até a água sair quente porque a bom tem de fazer o seu trabalho.
  14.  # 16

Colocado por: HFSFHá cenários que quase é obrigatório. Em minha casa por exemplo demora 6 min ate a água chegar quente à casa de banho mais longe.

Isso é um exagero. Tem isolamento nos tubos?

Colocado por: HFSFTenham atenção que também não é imediato. Dependendo da bombs tem de esperar de todas as formas até a água sair quente porque a bom tem de fazer o seu trabalho.

Sim, vou fazer uns testes para ver quanto tempo tenho de deixar a circulação a trabalhar. O picheleiro até me disse que costuma colocar um termostato no tubo de retorno para quando chegar a água quente a 40° por exemplo, a bomba se desligar. Dessa forma e mesmo que se coloque tempo a mais que o necessário a circular vai ligando e desligando conforme precisa.
  15.  # 17

Colocado por: paulosComo a wilo é certificada para "drinking water" aconselhou.me a comprar a wilo.

As bombas para recirculação AQS, tem de ser para água potável, isso não é nenhuma novidade.

0.0220 seg. NEW