Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: paulosWilo-Star-Z Nova

Recebi hoje a bomba, tudo impecavel.
  2.  # 2

Para um circuito de 15m de distância máxima para banhos maioritariamente, e que só circula a pedido, qual das seguintes bombas é a mais indicada ou são iguais para o objetivo?

- Wilo Star-Z NOVA A
    - Wilo RS25/5-3P

Obrigado
  3.  # 3

Colocado por: jpmassenaPara um circuito de 15m de distância máxima para banhos maioritariamente, e que só circula a pedido, qual das seguintes bombas é a mais indicada ou são iguais para o objetivo?

- Wilo Star-Z NOVA A
    - Wilo RS25/5-3P

Obrigado

Uma é para água potável a outra é para circuito fechado de aquecimento, qual acha que é a indicada?

No Google pesquisando "bomba recirculação aqs wilo", só aparecem as Star Z Nova.
  4.  # 4

Colocado por: paulos

Recebi hoje a bomba, tudo impecavel.

Esta bomba impede da recirculação da água por termossifão?
  5.  # 5

Colocado por: Na_mouch

Esta bomba impede da recirculação da água por termossifão?

A bomba tem válvula de retenção, se fizer termossifão pela saída AQS, a água vai circular em termossifão.
  6.  # 6

Pois, é o que acontece na minha casa, daí a pergunta 😥
    • SrR
    • 26 setembro 2025

# 7

Mesmo com anti retorno pode haver micro circulação
  7.  # 8

Colocado por: Na_mouchPois, é o que acontece na minha casa, daí a pergunta 😥

Na minha não faz termossifão, porque tenho o tubo de saída AQS a fazer sifão térmico, desce uns 30cm e só depois sobe.
  8.  # 9

Colocado por: Varejote

Na minha não faz termossifão, porque tenho o tubo de saída AQS a fazer sifão térmico, desce uns 30cm e só depois sobe.

Acho que não entendi muito bem isso do termosifão.

Na minha casa que é em banda há o perigo disso acontecer, sendo que a bomba fica no piso da garagem e tem mais 2 pisos para cima?

(o picheleiro ainda não instalou a minha, está dificil arranjar tempo)
  9.  # 10

Acho que não entendi muito bem isso do termosifão.

Na minha casa que é em banda há o perigo disso acontecer, sendo que a bomba fica no piso da garagem e tem mais 2 pisos para cima?

(o picheleiro ainda não instalou a minha, está dificil arranjar tempo)

A água quente sobe, como num termoacumulador estratifica, fria em baixo, quente em cima.

Se tivermos a BC num ponto mais baixo, houver circuito de recirculação, portanto anel completo, se não houver sifão térmico, válvulas de retenção, etc. a água quente vai começar a subir para os pisos superiores e a fria retorna à BC.

Num painel solar termossifão o princípio é o mesmo, o depósito fica sempre acima do painel solar, para a água circular sem bomba, apenas com efeito termossifão.

No sistema solar pressurizado, como o depósito abaixo dos painéis solares, já tem de levar bomba circuladora para a água quente ir para o depósito em baixo.
  10.  # 11

Colocado por: Varejote

A água quente sobe, como num termoacumulador estratifica, fria em baixo, quente em cima.

Se tivermos a BC num ponto mais baixo, houver circuito de recirculação, portanto anel completo, se não houver sifão térmico, válvulas de retenção, etc. a água quente vai começar a subir para os pisos superiores e a fria retorna à BC.

Num painel solar termossifão o princípio é o mesmo, o depósito fica sempre acima do painel solar, para a água circular sem bomba, apenas com efeito termossifão.

No sistema solar pressurizado, como o depósito abaixo dos painéis solares, já tem de levar bomba circuladora para a água quente ir para o depósito em baixo.

Então o ideal é ao sair da bomba descer e voltar a subir certo?
    Como o cifão de uma pia por exemplo.
  11.  # 12

Então o ideal é ao sair da bomba descer e voltar a subir certo?
    Como o cifão de uma pia por exemplo.

Sim, uns 40cm.

Tenho a serpentina ligada a uma caldeira chaminé, não tinha sifão térmico, após ligar a BC, dei conta que por termossifão estava a aquecer a água na caldeira chaminé do recuperador de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  12.  # 13

@Varejote,

Sei que já li você esclarecer isto antes mas.. No meu caso, tambem vou instalar uma bomba de recirculaçao.. No meu caso a BC está na Cave e tenho de circular até ao tecto do Piso 1 onde andam os tubos. A bomba irá ser activada quando alguem abre torneiras. Neste caso, é ou não relevante a capacidade de elevaçao de agua da bomba? Vejo bombas como a WILO STAR Z NOVA que tem uma "head" maxima de 1 metro, já a WILO YONOS PICO-Z premium tem uma "head" de 8 metros (que seria sensivelmente a altura de elevação que terei).
  13.  # 14

Colocado por: xzibit@Varejote,

Sei que já li você esclarecer isto antes mas.. No meu caso, tambem vou instalar uma bomba de recirculaçao.. No meu caso a BC está na Cave e tenho de circular até ao tecto do Piso 1 onde andam os tubos. A bomba irá ser activada quando alguem abre torneiras. Neste caso, é ou não relevante a capacidade de elevaçao de agua da bomba? Vejo bombas como a WILO STAR Z NOVA que tem uma "head" maxima de 1 metro, já a WILO YONOS PICO-Z premium tem uma "head" de 8 metros (que seria sensivelmente a altura de elevação que terei).

A água quente até circula com efeito termossifão sem qualquer bomba, portanto as bombas de recirculação chegam e sobram para o efeito.

Tive uma Wilo Star-Z NOVA T, que entretanto troquei por uma Grundfos Confort Autoadapt "inteligente".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xzibit
  14.  # 15

Tenho orçamento para a Grundfos cpmfort PM 15-14 BX já anti retorno por 179,80+IVA

Qual melhor preço encontraram para a Wilo Star-Z NOVA T?
  15.  # 16

A T tem programador digital.
  16.  # 17

ah, então comparação certa é com a NOVA A
  17.  # 18

A minha ideia é ligar um shelly e depois fazer as automações que queira.
    Acho que o autoadapt acaba por nao ser assim tão necessário. Mas já agora com a adapt dá para adicionar um contacto seco e usar na mesma o botao?
  18.  # 19

Aqui esta a 146 Euros com IVA
    https://www.bolasystems.com/electronic-circulating-pump-wilo-star-z-nova-a-4132761

comparado com Grundfos cpmfort PM 15-14 BX a 221,15 Euros
  19.  # 20

Colocado por: trgoncalvesA minha ideia é ligar um shelly e depois fazer as automações que queira.
    Acho que o autoadapt acaba por nao ser assim tão necessário. Mas já agora com a adapt dá para adicionar um contacto seco e usar na mesma o botao?

É assim que tenho...
    Com o shelly programo como quero.

0.0341 seg. NEW