Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • há 1 dia

     # 541

    Colocado por: AMG1Será que vão manter a postura anti-sistema, ou estarão mais disponiveis para se comprometerem na partilha de decisões com o PSD?


    o que prevejo é que o Chega vai atirar o PS ao PSD, PSD não pode querer acordos preferenciais para umas coisas com PS e depois ainda contar com Chega para outras, dito isto, tanto o PS como chega vão querer desgastar o governo até o tutano
    • reg
    • há 1 dia

     # 542

    Colocado por: AMG1Esta não é a altura para se guerrearem por coisas fúteis, quando está em risco algo essencial para os dois e para o pais e obviamente que não me refiro a democracia, porque o Chega não vai acabar com ela, mas sim à defesa, ao SNS, à habitação, a educação e mesmo à segurança social. Tudo áreas onde o que une PSD e PS é muito mais do que aquilo que os separa.


    queria ver o governo querer cortar em despesa da SS e o PS apoiar e depois vir o Chegar fazer o papel do PS a defender a SS, não estou a ver isso acontecer
    • reg
    • há 1 dia

     # 543

    Colocado por: rod_2000

    Partilho de uma opinião similar. Eu tenho 25 anos e cresci com as noticias de corrupção do Socrates, eu do PS só conheço Antonio Costa e Socrates. Temos o desemprego jovem acima de 20%, mas lá está, é preciso mais imigrantes. Se eles pagassem mais tinham pessoas.

    Eu já tive esta conversa aqui, em Portugal, trabalhadores de hoteis e restaurantes tinham mais poder de compra em 2019 do que em 2025. Aliás, toda a classe média Portuguesa foi prejudicada.


    a mão de obra barata sempre destrói o poder de compra
    • reg
    • há 1 dia

     # 544

    Colocado por: dmanteigasO PS passou 8 anos a ignorar o PSD


    isto porque o PSD é um partido insignificante e que sem maioria não faz nada, não gosto do PS mas é o PSD que merecia desaparecer do mapa político
    • novo
    • há 1 dia editado

     # 545

    Colocado por: Casa da HortaPara mim, o mais difícil de entender nesta votação no Chega é não ter visto nada de muito significativo concretizado no ano em que já estiveram no parlamento com numero considerável de deputados. Na verdade, o que fez o Chega neste tempo? Que medidas fez aprovar contra os imigrantes que tanto odeia? E os ciganos, têm hoje mais limitações ou continua tudo igual?

    Não sei, talvez não tenha estado atento a todas as notícias, mas fico com impressão que os 50 deputados que estiveram no parlamento 1 ano não serviram rigorosamente para nada (além das vergonhas que todos sabemos). Por isso não entendo o porquê de se continuar a votar neste partido. E não, não há uma percentagem tão grande de ignorantes no nosso país.

    Pois o problema está mesmo aí... na falta de informação das pessoas, eu diria até que os ignorantes são mesmo quem não se informa, mas adoram criticar/votar sem argumentação.

    Iniciativas apresentadas por esse partido não faltam... na legislatura XVI (de 2024) foram apresentadas 251 iniciativas, poucas aprovadas e tudo o resto rejeitado por votos contra de todos os outros partidos, que se unem para fazer um bloqueio ao partido, sejam propostas boas ou más, não importa.

    O que acontece é as propostas boas serem rejeitadas por todos os outros partidos e depois outro partido faz proposta igual e ela é aprovada. Como por exemplo o IVA zero em determinados alimentos, fim das portagens, etc.
    É desta forma que se descredibiliza um partido, e é por esse mesmo motivo que você questiona o que faz/fez esse partido.

    Para o orçamento de estado de 2025 esse partido apresentou 620 propostas de alteração, com apenas 4 aprovadas.

    Sobre a imigração em 2024 foram apresentadas por esse partido as seguintes iniciativas:
    Projeto de Lei 166/XVI/1
    Revê as normas da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, em matéria de autorização de residência para exercício de atividade profissional e estabelece quotas anuais para a imigração assentes nas qualificações e nas reais necessidades do mercado de trabalho do país

    Votação em 2024-06-19 na Reunião Plenária n.º 26 Rejeitado
    Contra: PSD, PS, IL, BE, PCP, L, CDS-PP, PAN
    A Favor: CH

    Projeto de Resolução 263/XVI/1
    Realização de um referendo sobre o estabelecimento de limites máximos para concessão de autorização de residência e sobre o estabelecimento de quotas de imigração

    Votação em 2024-10-18 na Reunião Plenária n.º 51 Rejeitado
    Contra: PSD, PS, IL, BE, PCP, L, CDS-PP, PAN
    A Favor: CH

    No entanto tem de se ter em conta também que o partido tem todo um histórico parlamentar de mais de 5 anos, e existe muitas mais propostas apresentadas pelo partido em todo o esse tempo. Não é apenas o último ano que conta.
      iniciativas.png
    • reg
    • há 1 dia

     # 546

    Colocado por: dmanteigasmas deixa-lo la sera o maior erro politico que a AD pode cometer. O Chega tem de fazer parte da governacao nesta legislatura.


    quem sabe o PSD não está a fazer de propósito para tirar o Montenegro?
    • reg
    • há 1 dia

     # 547

    Colocado por: spvaleA esquerda levou um arraso muito devido a geringonça


    nem tanto, quem quer saber de Gaza quando não há dinheiro para comer?
    • reg
    • há 1 dia

     # 548

    Colocado por: spvaleAgora depende tudo da AD aplicar medidas concretas para melhorar o país, se assim for o PS/CHEGA aprovam as médidas...


    o problema é que não funciona assim. Imagine aprovam medidas tanto com PS e Chega, quem vai aprovar o OE se for uma mistura de tudo?
    • reg
    • há 1 dia

     # 549

    Colocado por: Casa da HortaPara mim, o mais difícil de entender nesta votação no Chega é não ter visto nada de muito significativo concretizado no ano em que já estiveram no parlamento com numero considerável de deputados. Na verdade, o que fez o Chega neste tempo? Que medidas fez aprovar contra os imigrantes que tanto odeia? E os ciganos, têm hoje mais limitações ou continua tudo igual?

    Não sei, talvez não tenha estado atento a todas as notícias, mas fico com impressão que os 50 deputados que estiveram no parlamento 1 ano não serviram rigorosamente para nada (além das vergonhas que todos sabemos). Por isso não entendo o porquê de se continuar a votar neste partido. E não, não há uma percentagem tão grande de ignorantes no nosso país.
    Concordam com este comentário:Jorge_Gonçalves,desofiapedro,MdeW


    para que votar PSD se vai se aliar ao PS?
    • reg
    • há 1 dia

     # 550

    Colocado por: dmanteigasVamos continuar sem nenhum tipo de reforma estrutural que e necessaria enquanto o Pais nao falir e formos novamente obrigados por uma troika


    o Carneiro em entrevista já veio falar de reformas, acho que estava a ser irónico para quem esteve no poder durante 8 anos inclusive com maioria absoluta e não as fez é realmente gozar com as pessoas
  1.  # 551

    Colocado por: dmanteigas

    Pode e deve criticar o Chega.
    O que nao falta sao coisas para criticar o Chega.
    Mas eu nao falava especificamente do AMG mas de muita gente no espaco publico cujas intervencoes vao sempre nesse sentido de ignorar os problemas que o Chega aponta e simplesmente adjetivar quem nele vota.


    Pois, mas da mesma forma que o Chega ignora muita da realidade em que diz querer intervir, quem o critica também pode fazer o mesmo. O resultado é que é diferente, mas isso é problema dos próprios.
    A verdade e que o Chega vive mal com a critica e isso não vai mudar, quanto mais êxito tiver, mais criticado vai ser, porque e dessa forma que a democracia funciona. Quem tem mais poder é (e deve ser) mais escrutinado.
    A IL tem um programa bem mais "de direita" do que o Chega. Contudo, nao tem o mesmo nivel de critica do Chega e a razão é obvia. Tem menos êxito e com isso ameaça menos os incumbentes e consequentemente é mais poupado.
    Esta vitimizacao permanente do Chega e de muitos dos seus eleitores, como se as regras do jogo não fossem iguais para todos, não faz qualquer sentido. Por enquanto é só estranha, mas daqui a pouco começa a poder ser alvo de comparações históricas, que julgo não serem lisonjeiras, nem sequer justas, para o Chega e para os seus apoiantes. O facto é que "quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele". Mas nem quero ir por ai, porque nem sequer é essa a minha opinião.
    Se, como tudo indica, o Chega vier a ser o lider a oposição, até formalmente, isso vai dar-lhe um estatuto muito pouco condizente com essa atitude de menino truculento, por vezes quase soez, que continua a ostentar no espaço público. Por vezes ate dá ideia do AV perceber isto e assumir uma postura +/- institucional, mas imediatamente aparece um dos seus lugares tenentes a partir a louça toda.
    Pela parte que me toca, irei continuar a criticar o Chega sempre que veja motivo para isso, o que no meu caso não é nada dificil, mas não acho, verdadeiramente, que o AV seja um facista e muito menos a maioria das pessoas que votam nele. Mas atenção, não ignoro que p.e. há muito racismo, xenofobia e pouco apego a ideia da igualdade de genero, em muitas das intervenções publicas do Chega e se muitos dos seus apoiantes, por isso nada mais natural que quem não se revê nisso as conteste. Se o Chega e os seus apoiantes não gostam, só me ocorre um conselho: tenham paciência, mas é a vida!
  2.  # 552

    Colocado por: AMG1A verdade e que o Chega vive mal com a critica e isso não vai mudar, quanto mais êxito tiver, mais criticado vai ser, porque e dessa forma que a democracia funciona. Quem tem mais poder é (e deve ser) mais escrutinado.


    A minha pergunta neste caso e... qual e o partido que convive bem com a critica?
    So no ultimo ano tivemos o caso do BE com o despedimento da gravidas, o do Montenegro que disse que foi 'o primeiro ministro mais escrutinado de sempre', etc etc etc
    Nao ha um unico partido que conviva bem com a critica.

    Colocado por: AMG1Esta vitimizacao permanente do Chega e de muitos dos seus eleitores, como se as regras do jogo não fossem iguais para todos, não faz qualquer sentido.


    Mas as regras do jogo nao sao iguais para todas. O AMG1 acabou de falar do exemplo da IL... mas ha mais e bem piores.
    Por exemplo, o Vitor Escaria saiu do governo do PS em 2017 apos um escandalo publico que forcou a sua demissao. Isto ja depois de ter entrado num governo tendo como CV o papel que teve no governo Socrates... mas vamos esquecer essa parte.
    Ora, quando toda a gente se esquece de 2017, eis que Vitor Escaria regressa para uma das posicoes mais importantes, de maior confianca politica do PM, e qual e o 'escrutinio' que e feito?
    Eu digo-lhe... todos os jornais se limitaram a copiar numa noticia o comunicado da Lusa da sua nomeacao. Preciso de dizer o que aconteceu uns tempos depois?

    O escrutinio nao e igual para todos. E (tambem) um dos motivos do crescimento do Chega.
    A comunicacao social nao e igual para todos. E as pessoas nao sao burras.

    E atencao, isto nao quer dizer que o Chega tenha qualquer motivo para desculpabilizacao. Apenas que a forma como a CS atua da azo a que muita gente dos varios partidos consiga queixar-se cada vez que isto acontece. Permite que um Luis Montenegro diga que e o primeiro ministro mais escrutinado de sempre, e tenha muita gente a concordar quando o governo do Costa conseguiu passar muita coisa sem escrutinio nenhum.

    Quando o nosso querido PR, que tem uma excelente imprensa, conseguiu passar uma situacao como o caso das gemeas 'incolume' e ainda ver muita gente a despachar a culpa para o secretario de estado.

    E toda uma discussao que merece muita reflexao. Nao do AMG1, mas da comunicacao social que critica tudo e todos sem se criticar a ela propria.
  3.  # 553

    Colocado por: FFAD

    é simples: fica melhor servido e mais barato.

    mas para a esquerdalha, se alguém faz dinheiro, preferem que se gastem mais fundos públicos e que o serviço seja pior, do que haja algum privado a lucrar por saber gerir de forma mais eficiente.

    o orçamento da saúde quase que duplicou nos últimos 10 anos, o problema não é dinheiro. é má gestão.

    O problema está aí, gestão, temos em semanas de feriado no maior hospital público 4 especialistas na mesma semana de férias, temos escalas de serviço com 4 especialistas de manhã e 0 da parte da tarde.
    Meritocracia em lugares de chefia não ocorre no público e depois o SNS não funcionava, já para não falar na lentidão de alguns trabalhadores aliados ás greves sem razão algumas...
  4.  # 554

    Colocado por: Casa da HortaPara mim, o mais difícil de entender nesta votação no Chega é não ter visto nada de muito significativo concretizado no ano em que já estiveram no parlamento com numero considerável de deputados. Na verdade, o que fez o Chega neste tempo? Que medidas fez aprovar contra os imigrantes que tanto odeia? E os ciganos, têm hoje mais limitações ou continua tudo igual?

    Não sei, talvez não tenha estado atento a todas as notícias, mas fico com impressão que os 50 deputados que estiveram no parlamento 1 ano não serviram rigorosamente para nada (além das vergonhas que todos sabemos). Por isso não entendo o porquê de se continuar a votar neste partido. E não, não há uma percentagem tão grande de ignorantes no nosso país.
    Concordam com este comentário:Jorge_Gonçalves,desofiapedro,MdeW

    Propuseram reduzir salários e apoios de todos na assembleia reprovado.
    É pesquisar, para uma coisas conseguem outras não???
    https://www.dn.pt/politica/chega-o-partido-com-mais-projetos-apresentados-e-menos-aprovados
  5.  # 555

    O meu ponto era sobre o que o Chega tinha conseguido fazer, concretizar, não o que tinha andado a propor. Se as centenas de propostas foram bloqueadas, isso representa rigorosamente utilidade nenhuma no parlamento. Utilidade nenhuma para os portugueses que neles votaram e também para quem, não tendo esse sentido de voto, até se identificava com algumas restrições e criação de barreiras à politica de porta aberta.

    Portanto, a meu ver, o voto neles é inútil e apenas dá televisão e criaturas que nos envergonham com a sua inaptidão para os lugares que vão ocupar. A demagogia política é aborrecida mas ainda assim preferível à idiotice.
  6.  # 556

    Entao na opiniao do Casa da Horta, um partido que nao consiga aprovar propostas suas porque nao consegue uma maioria no parlamento para as aprovar, nao tem qualquer utilidade?
    Quantas medidas aprovaram BE e PCP durante o periodo da troika? Acha que deviam ter sido excluidos do parlamento por esse motivo?
    • reg
    • há 1 dia

     # 557

    Colocado por: Casa da HortaO meu ponto era sobre o que o Chega tinha conseguido fazer, concretizar, não o que tinha andado a propor. Se as centenas de propostas foram bloqueadas, isso representa rigorosamente utilidade nenhuma no parlamento. Utilidade nenhuma para os portugueses que neles votaram e também para quem, não tendo esse sentido de voto, até se identificava com algumas restrições e criação de barreiras à politica de porta aberta.

    Portanto, a meu ver, o voto neles é inútil e apenas dá televisão e criaturas que nos envergonham com a sua inaptidão para os lugares que vão ocupar. A demagogia política é aborrecida mas ainda assim preferível à idiotice.


    cada um tem a sua opinião, tal como o voto nos outros partidos pode ser inútil. O maior problema é que Portugal ficou parado no tempo com essas ideias de 25 de abril, tempos mudaram, é preciso evoluir também, as pessoas já começam a perceber que não com a memória do 25 de abril é que vamos ficar melhor, vamos ficar ricos e prósperos, Chega poderá não ser solução, mas a questão é que não serão o PS/PSD certamente, muito menos a extrema-esquerda
    • reg
    • há 1 dia

     # 558

    Colocado por: dmanteigasEntao na opiniao do Casa da Horta, um partido que nao consiga aprovar propostas suas porque nao consegue uma maioria no parlamento para as aprovar, nao tem qualquer utilidade?
    Quantas medidas aprovaram BE e PCP durante o periodo da troika? Acha que deviam ter sido excluidos do parlamento por esse motivo?


    na cabeça dessa gente a democracia é respeitar o passado, o problema é quando as pessoas decidem diferente, porque o passado não paga contas nem põe comida na mesa
  7.  # 559

    Colocado por: dmanteigas

    Porque o AMG1 nao e jovem, entao e normal.
    A minha geracao (tenho 33 anos) comecou a trabalhar em pleno periodo da troika. Alem das dificuldades que naturalmente encontrou nesse periodo, nao teve suporte do estado para nada. Quando as coisas comecaram a melhorar, abre-se as portas para beneficiar quem explora mao de obra escrava, prejudicando os que ca estao. Medidas para o futuro??? Zero... provavelmente para o AMG nao e revoltante ver pessoas de 50 anos do PS a criticar medidas como a isencao do IMT para jovens enquanto aplaudem bonus extraordinarios para pensionistas num sistema falido. Sistema esse que ninguem quer reformar, deixando apenas a historia fazer o seu curso onde eu estou a contribuir substancialmente mais e vou receber substancialmente menos que os atuais pensionistas.
    A minha realidade atual e pagar um absurdo de impostos e depois quando preciso de cuidados de saude, utilizo o seguro privado, a minha filha anda num infantario privado e provavelmente ira para uma escola privada... e ter de levar com uma vaga de imigracao de baixa qualificacao e baixos rendimentos que sao e sempre serao um 'fardo' para os contribuintes liquidos do estado social, e ter de levar com a noticia anual de que 'precisamos de imigracao' e que sao eles que, pasme-se, pagam as reformas dos nossos pensionistas!
    isto enquanto continuamos a ser o Pais onde os ricos europeus vem passar ferias, e onde qualquer medida que sirva para reformar a economia e atacada por todos os lados como estando a beneficiar os ricos e as grandes empresas. E no final, acabamos com menos 1% de IRC que so serve precisamente o 'grande capital'...
    Enfim, eu podia continuar com uma longa lista de reclamacoes sobre porque motivo os 'jovens' votam no Chega. Se reparar, pouco tem a ver com o discurso ou medidas do Chega. O fenomeno e bem conhecido por esse mundo fora. E a revolta contra um sistema completamente disfuncional como o que temos atualmente onde a classe politicamente estao preocupada com o seu status quo e passou a tomar medidas completamente desconectadas da vontade do povo. Digo-lhe a si o mesmo que disse ao N Miguel... voces, incluindo grande parte da malta nas TVs, continuam com essa conversa do 'nao percebo como e que alguem vota num partido que tem um deputado que rouba malas, que diz isto e aquilo, que nao sei que dos ciganos e tem estas e aquelas ideias'. Como disse em conversa a um amigo, traduzindo para conversa de taberneiro, isto e como ir a um bar de **** e ter a nossa 'habitual' a queixar-se que nao percebe como a trocamos pela colega nova quando ate tem umas **** menores. Os partidos da governacao e a CS perderam toda a credibilidade seja por estarem cheios de telhados de vidro, seja porque mentira e manipulacao sao o modus operandi das ultimas decadas de todos eles.


    De facto a juventude ja se foi há muito, mas não é a idade que me impede de compreender o quenduz e de até concordar com boa parte do diagnóstico.
    Agor se os jovens entende que o caminha para solucionar essas questões que os afligem esta em escolher opções mais a direita, então porque razão escolhem o Chega, que para além de ate ser dificil de posicionar, sobretudo em questoes económicas, ainda tem os outros temas que você apelida de "bacocos"?
    Se a escolha fosse apenas pelas opções mais a direita, então faria muito mais sentido a escolha da IL, que tem um programa claramente de direita e bem estruturado. Para além de não ter os tais temas bacocos e ter uma linguagem pelo menos civilizada?
    Na verdade, eu até posso estar bem enganado, mas boa parte do êxito do Chega terá muito mais a ver com esses temas bacocos e sobretudo ao estilo algo histrionico de os apresentar.
    Veja um dos seus exemplos: o que é a posição do Chega sobre o sistema de pensões?
    Acha que o Chega vai fazer alguma alteração ao sistema de pensões, ou vai usá-lo para caçar votos como PS e PSD têm feito?
    E verdade que o plafonamento está precisto no programa do Chega, mas qualquer pessoa minimamente conhecedora do tema percebe que aquilo foi ali "colado" por quem nem sabe bem as implicações dessa alteração, porque essas não estao lá. Ja na IL o problema está bem identificado, embora com uma solução que a meu ver não seria a melhor, mas não é isso que interessa.
    Ora um jovem que esteja preocupado com a sustentabilidade do sistema de pensoes, ou mesmo daqueles que já o dá como falido, como é o seu caso, vai votar Chega porquê, quando tem ali ao lado uma solução igual, mas muito mais estruturada e credível?
    Finalmente a sua analogia, com a casa das "meninas", parece-me algo desajustada para o contexto, mas o facto é que até ela encerra também uma contradição com que o Chega também acabara por ser confrontado. É que a troca é acaba por ser entre uma "menina" por outra mais mais nova, que inevitavelmente também acabará por envelhecer e a velocidade a que isso ocorre não é igual em todas as "meninas" nem em todos os partidos. Depois, no nosso mundo, a juventude é demasiado idolatrada, enquanto a experiência pode fazer toda a diferença. Mas isso também é o tipo de coisa que só se aprende com a idade.
  8.  # 560

    Colocado por: reg

    já na legislatura anterior o Chega foi o maior partido da oposição, pois o PS ao apoiar o governo não podia ser considerado tal


    Você pode achar que o Chega fez muito mais oposição ao governo do PSD do que o PS, o que até concordo. Mas quando falei em maior era mesmo em dimensão e isso não era. O PS tinha mais de 70 deputados e o Chega 50, logo um era maior do que o outro.
 
0.1006 seg. NEW