Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ainda agora no debate com Rui Rocha o Andre Ventura mostrou que diz o que as pessoas querem ouvir e pronto, aproveita-se da situação do miudo que foi esfaqueado para fazer campanha, etc etc
    A mim atualmente a IL parece-me a proposta mais credível.
    Concordam com este comentário: JPJDLV
  2.  # 2

é assim que se faz politica...

da mesma forma que o PS fala bonito aos ouvidos que lhe interessa e o PSD idem aspas. até o PCP só canta as musicas que os camaradas querem ouvir, por mais ridículas que sejam...

o que temos que reter é a razão porque há mais gente a ouvir o AV...
  3.  # 3

Colocado por: manelvc

o que temos que reter é a razão porque há mais gente a ouvir o AV...

Confesso a minha total incapacidade de perceber porquê.
    Claro que sou capaz de avançar algumas razões, mas parecem-me todas de tal forma absurdas e até vagamento insultuosas, que nem me atrevo a verbaliza-las.
    Mais uma vez nestes debates, o AV tem demonstrado uma completa ignorância dos temas, embora tente disfarçar isso com o debitar constante daquelas especie de "palavras de ordem" que ele tem sempre na ponta da língua, apenas para ficarem no ouvido dos apoiantes, a propósito seja do que for. Não há programa, nem ideia para o pais que se perceba, apenas um discurso contraditório, frequentemente falacioso e por onde prepassa uma constante vontade de dividir e destruir, que não percebo como é que aquilo consegue ser apelativo para alguém. Sinceramente, a mim escapa-me mesmo como é que se pode acreditar que aquele homem vai resolver o que quer que seja.
    Mas a sondagem de hoje já lhe aponta 21%, portanto, contrariamente a tudo o que eu imaginava, talvez nem falte muito para termos o AV no conselho de ministros.
    Resta ver depois qual será então o partido de protesto, ou será que ele também consegue fazer os dois papeis?
    Ainda hoje estava a ver o debate do AV com o RR e de cada vez que o homem se punha com aqueles apartes meio jocosos, a despropósito de tudo, só me vinha a memoria uma frase que ouvi ontem dum politico americano acerca do Trump: "Se escolhemos palhaços, o normal é termos circo". O problema é que este circo vai deixar marcas, mesmo depois de acabar.
  4.  # 4

Colocado por: AMG1

Confesso a minha total incapacidade de perceber porquê.
    Claro que sou capaz de avançar algumas razões, mas parecem-me todas de tal forma absurdas e até vagamento insultuosas, que nem me atrevo a verbaliza-las.
    Mais uma vez nestes debates, o AV tem demonstrado uma completa ignorância dos temas, embora tente disfarçar isso com o debitar constante daquelas especie de "palavras de ordem" que ele tem sempre na ponta da língua, apenas para ficarem no ouvido dos apoiantes, a propósito seja do que for. Não há programa, nem ideia para o pais que se perceba, apenas um discurso contraditório, frequentemente falacioso e por onde prepassa uma constante vontade de dividir e destruir, que não percebo como é que aquilo consegue ser apelativo para alguém. Sinceramente, a mim escapa-me mesmo como é que se pode acreditar que aquele homem vai resolver o que quer que seja.
    Mas a sondagem de hoje já lhe aponta 21%, portanto, contrariamente a tudo o que eu imaginava, talvez nem falte muito para termos o AV no conselho de ministros.
    Resta ver depois qual será então o partido de protesto, ou será que ele também consegue fazer os dois papeis?
    Ainda hoje estava a ver o debate do AV com o RR e de cada vez que o homem se punha com aqueles apartes meio jocosos, a despropósito de tudo, só me vinha a memoria uma frase que ouvi ontem dum politico americano acerca do Trump: "Se escolhemos palhaços, o normal é termos circo". O problema é que este circo vai deixar marcas, mesmo depois de acabar.

Pior cego é aquele que não quer ver, se muitos votam é por motivos válidos.
    Infelizmente sempre fomos governados por PS e PSD e é a vergonha que se vê.
    Agora se ele fizer coligação e quando lá estiver nada fizer vai ficar a ver navios nas próximas eleições.
    Basicamente o que muitos portugueses estão a querer é mudar o disco.
    Pode ser pior? pode mas existe mecanismos para colocar abaixo e se for um governo de coligação mais fácil será de isso acontecer
  5.  # 5

Colocado por: AMG1O problema é que este circo vai deixar marcas, mesmo depois de acabar.

Ao longo de muitos anos habituei-me a ouvir falar "bonito" aos maiores assassinos da história recente e aplaudidos pela imprensa "séria" e pelas maiores universidades. Fidel, Mao, Samora etc mataram milhões de pessoas e foram os grandes símbolos da minha juventude. O Trump, Orban ,Ventura, Le Pen não são palhaços, dizem barbaridades mas não matam ninguém. Ao contrário do Putin que na mesma linha dos seus antecessores continua a ter a deferência da chamada opinião publica.
    Concordam com este comentário: spvale
  6.  # 6

Colocado por: spvalePior cego é aquele que não quer ver, se muitos votam é por motivos válidos.
    Votam porque ele diz o que querem ouvir, soluções com pés em cabeça é que nem vê-las.
    Ainda gostava que o AV explica se onde vai conseguir os 18mil milhões por ano para cumprir as
    Promessas
  7.  # 7

da mesma maneira que o AC falou o que interessava a alguns e ganhou esses votos... foi o fim da austeridade e o inicio das cativações... veja lá ao fim de 8 anos de promessas lindas como estamos agora.

o AV é um populista e demagogo tal como os outros.

o Rui Rio foi dos poucos a não ir nessa onda de dizer o que ficava bem e lixou-se por isso..

tal como o Passos Coelho em 2015, se tivesse dito que tinha acabado a austeridade tinha ganho facilmente. preferiu dizer que ainda precisávamos de continuar a equilibrar as contas (e bem na minha opinião) e pagou a fava...

os portugueses não tem literacia financeira suficiente para conseguir analisar as vantagens e desvantagens das medidas propostas. por isso votam em quem lhes parece trazer retorno imediato.
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 8

Colocado por: spvale
    Agora se ele fizer coligação e quando lá estiver nada fizer vai ficar a ver navios nas próximas eleições.
    Pode ser pior? pode mas existe mecanismos para colocar abaixo e se for um governo de coligação mais fácil será de isso acontecer

Eu não desvalorizo o voto no Chega, nunca me verá a fazer isso, até porque ele vale exactamente o mesmo que qualquer outro.
    Nem sequer esta em causa o que ele significa ou deixa de significar, apenas não o percebo. Podíamos estar perante um voto eminentemente ideológico, como p.e. acontece com o PCP, mas não é isso. Podia ser um voto nas soluções que apresenta para o país, mas também não se conhecem. Até podia ser um voto por causa da dua posição sobre um qualquer tema circunscrito a um universo de eleitores muito especifico, mas também não é
    isso, porque o espectro de eleiitores que seduz é bastante abrangente.
    Mas pronto, eu devo ser um desses cegos, que você diz que só o são porque nao querem ver o que 20% dos eleitores vêem de forma tão óbvia.
  9.  # 9

Colocado por: Carvai
    Ao longo de muitos anos habituei-me a ouvir falar "bonito" aos maiores assassinos da história recente e aplaudidos pela imprensa "séria" e pelas maiores universidades. Fidel, Mao, Samora etc mataram milhões de pessoas e foram os grandes símbolos da minha juventude. O Trump, Orban ,Ventura, Le Pen não são palhaços, dizem barbaridades mas não matam ninguém. Ao contrário do Putin que na mesma linha dos seus antecessores continua a ter a deferência da chamada opinião publica.
    Concordam com este comentário:spvale

O Carvai seja a propósito do que for encontra sempre forma de incluir os seus ódios de estimação. Quando isso acontece no âmbito duma graçola, mesmo que despropositado ainda escapa, quando tenta que seja a sério, por vezes é so um disparate. Esta foi uma dessa ocasiões.
    Alguém diz ou pensa que o Trump, a Le Pen ou o André vão matar alguém?
    Deixe la as comparações com os "idolos da sua juventude" (eu percebi a piada), porque não fazem qualquer sentido.
    Depois acerte o relógio, o Putin está muito mais proximo dos seus actuais idolos do que dos do passado.
    Agora vejo com encanto, mas sem espanto, que tal como o seu novo ídolo, Donal Trump, você
    tambem parece achar que parte do problema das sociedades actuais reside na imprensa "seria" e nas universidades, consequentemente também deve concordar com ele sobre a necessidade de controlar esses dois feudos daquela coisa absurda que dá pelo nome de liberdade de expressão.
  10.  # 10

São todos iguais.
    A dificuldade é escolher qual rouba menos.
  11.  # 11

Colocado por: DR1982Votam porque ele diz o que querem ouvir, soluções com pés em cabeça é que nem vê-las.
    Ainda gostava que o AV explica se onde vai conseguir os 18mil milhões por ano para cumprir as
    Promessas

Os PNS e o LM não fazem igual???
    Uns apelam aos reformados outros aos empresários outros aos subsídiodependentes, outros corrupção...
    Fazer o mesmo e esperar resultados diferentes vai difícil.
  12.  # 12

Eu não desvalorizo o voto no Chega, nunca me verá a fazer isso, até porque ele vale exactamente o mesmo que qualquer outro.
    Nem sequer esta em causa o que ele significa ou deixa de significar, apenas não o percebo. Podíamos estar perante um voto eminentemente ideológico, como p.e. acontece com o PCP, mas não é isso. Podia ser um voto nas soluções que apresenta para o país, mas também não se conhecem. Até podia ser um voto por causa da dua posição sobre um qualquer tema circunscrito a um universo de eleitores muito especifico, mas também não é
    Mas pronto, eu devo ser um desses cegos, que você diz que só o são porque nao querem ver o que 20% dos eleitores vêem de forma tão óbvia.
    .as soluções são conhecidas se não as sabe dizer é outra coisa.
    A grande questão é se ele for para ministro o que vai acontecer se aplica o sue promete.
    Se não cumprir, não sendo um partido com muita história nas próximas eleições vai logo como o CDS perto da extinção.
    Votei no Passos Coelho mas esqueceu-se de dar o exemplo e eliminar a corrupção mas não teve um trabalho fácil, levou com a troika herdada do Sócrates.
    Nas segundas eleições não votei nele mas arrependo-me, nunca pensei ver a geringonça a ganhar forma.
  13.  # 13

Colocado por: spvaleas soluções são conhecidas se não as sabe dizer é outra coisa.
    ...

São?
    Pode então avançar com uma qualquer que ela seja, para me ajudar a compreender o que ele propõe assim de tão diferente e regenerador?
    • novo
    • há 2 dias editado

# 14

Colocado por: AMG1São?
    Pode então avançar com uma qualquer que ela seja, para me ajudar a compreender o que ele propõe assim de tão diferente e regenerador?

Eu não ligo muito à política.

Mas até eu sei muitas das propostas que o Chega apresenta.
    Se você não as sabe, só existe três razões para isso, não se informa, não tem interesse em saber, apenas procura informação pelos meios de comunicação tradicionais (entenda-se TV).
    Toda a gente sabe que as TV sobre o Chega, além de não informarem nada, ocultam mesmo o que é relevante e desvirtuam toda a informação, para tornarem tal partido num partido marginal.
    Tem problemas? Claro que sim, como qualquer outro partido, diga-me um único partido livre de problemas quando atinge uma determinada dimensão.
    Não pode é esperar que sejam os outros a fazer o seu trabalho, na procura da informação.

Como exemplo o Chega para o Orçamento de Estado de 2025 foi o partido que apresentou mais propostas, foram mais de 600.
    Nos anos anteriores apresentou igualmente muitas centenas...

Sabe quais foram essas propostas? Claro que não, no entanto elas são públicas e até foram apresentadas à imprensa.
    Fica à espera de as ver nas TV? Nunca as vai ver!
    Só porque na TV dizem que o Chega é um vazio de propostas, isso não tem de ser a verdade absoluta, temos de ser nós a ir atrás da informação e é aí que nos deparamos com a "bolha" que a comunicação social cria, para manipular o povo com a desinformação.

Tem vários exemplos de propostas do Chega que no passado sempre foram ridicularizadas por todos os outros partidos e até pelas TV, no entanto agora tem partidos como o PS e PSD a apresentar propostas iguais e até copiadas do Chega e aplaudidas por toda a gente, quando no passado votaram contra essas mesmas propostas apresentadas pelo Chega.

A hipocrisia da política portuguesa é isto mesmo, o pior é ver o povo a apoiar isto.

Se o Chega vai governar bem ou não ninguém sabe, só depois de alguém apresentar trabalho feito é que podemos avaliar.
    Lembro de a Meloni também ser criticada antes das eleições, por ser o regresso do "fascismo", da ditadura, de tudo o que era de pior... no entanto está a apresentar um bom trabalho para primeiro mandato. E a sua popularidade não para de aumentar.
    Agora vejo todos os que a criticavam por ser igual ao Ventura, muito caladinhos.

A democracia é isto mesmo, uns gostam, outros não, mas há espaço para todos, no final é o povo que escolhe e quem não gosta só tem de aceitar.
  14.  # 15

São?

Já escrevi mas deve estar a precisar que lembre novamente,
    Luta contra corrupção, contra emigrantes sem controlo, redução da tributação a nível fiscal, defende privatização SNS, educação(alteração do sistema gestão privada)
    Desaparecimento IMI tanta coisa...
    Falta saber o que vai cumprir
  15.  # 16

Os PNS e o LM não fazem igual???
    Uns apelam aos reformados outros aos empresários outros aos subsídiodependentes, outros corrupção...
    Fazer o mesmo e esperar resultados diferentes vai difícil.
    claro que esses sao, a sorte deles é que não importa muito o que dizem porque para muitos ou é PS ou “PSD” e pronto. Nem se dão ao trabalho de tentar perceber o que cada um deles diz ou contradiz.
  16.  # 17

Já escrevi mas deve estar a precisar que lembre novamente,
    Luta contra corrupção, contra emigrantes sem controlo, redução da tributação a nível fiscal, defende privatização SNS, educação(alteração do sistema gestão privada)
    Desaparecimento IMI tanta coisa...
    Falta saber o que vai cumprir
    e os 18 mil
    Milhões necessários vêm de onde? Só se for do tal imposto Ventura, é carregar ainda mais os mesmos claro.
    É que isto de dizer que se vai fazer omeletes é muito bonito, mas é preciso ver de onde vêm os ovos.
  17.  # 18

Colocado por: AMG1O Carvai seja a propósito do que for encontra sempre forma de incluir os seus ódios de estimação.

Prontes, já cá faltava o discurso do ódio. Quem não alinha no discurso do politicamente correto é cancelado e insultado de imediato. Claro com a capa da liberdade de expressão.
  18.  # 19

Spvale,
    Na verdade, se vir bem isso é mais uma lista de problemas do que soluções.
    Pelo relato que faz, até suspeito que deve conhecer as soluções do Chega ainda pior do que eu. Mas já percebi que isso também não o deve preocupar.
    Na saúde, o que o Chega defende não é a privatização do SNS, seja lá isso o que for, mas que haja uma maior interacção e complementaridade entre o sistema público e o privado, isso não é mau, mas não é sequer conceptualmente diferente do que existe hoje, ou do que é defendido pelo PSD e em certa medida até pelo PS, só que nem o PSD nem o PS conseguiram avançar muito nesse caminho, nem o Chega diz como é que o vai fazer. Provavelmente porque é mais dificl fazer do que dizer.
    Quanto à gestão privada da educação, vai aí em baixo o link para o programa eleitoral do Chega nas eleições do ano passado (o deste ano ainda não é público). O que lá está, ou é "palha", como em todos os programas, ou a habitual conversa do AV sobre as ideologias de género e a disciplina de cidadania. Quanto a gestão das escolas não vejo lá uma palavra, mas deve ser por ser porque não sei ler.
    Portanto, se você acha que o Chega quer privatizar o SNS e resolver o problema da educação publica, com um "sistema de gestão privada". Por mim estou completamente esclarecido e julgo que o spvale também!
    É notório no que está publicado e na conversa do AV, que o Chega, relativamente ao papel do estado, está muito longe da direita liberal adepta da liberdade individual e da iniciativa privada.
    O Chega vive numa espécie de limbo, em que só aponta o dedo aos outros e onde diz tudo e o seu contrário, nunca justificando nada, mas parece que quem vota nele também não exige mais, como dizia a minha mãe: "está boa a tampa para o tacho"

https://partidochega.pt/index.php/2024legislativas_areas_programaeleitoral_ensino/
  19.  # 20

Colocado por: DR1982e os 18 mil
    Milhões necessários vêm de onde? Só se for do tal imposto Ventura, é carregar ainda mais os mesmos claro.
    É que isto de dizer que se vai fazer omeletes é muito bonito, mas é preciso ver de onde vêm os ovos.

Engraçado que isso é um problema nas propostas do chega mas não dos outros...

edit: não estou a defender o chega, apenas a constatar a dualidade de critérios

0.0253 seg. NEW