Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Aqui está o resultado do estado do nosso país, com as excelentes políticas do PS e PSD, as tais que o "povo" diz que são as únicas que podem encaminhar este país para o progresso e prosperidade...

https://www.youtube.com/watch?v=0MhsNKXIP4A

Importas o 3º mundo e transformaste num país de 3º mundo. Onde é que eu já vi isto :)

E ainda há quem queira mais 4 anos disto... Será que este país sobrevive a mais 4 anos neste ritmo?
    Curioso que estas coisas não passam nas TVs... Alguém se questiona qual a razão de o país real ser tão omitido? :)
  2.  # 2

Colocado por: manelvc

Engraçado que isso é um problema nas propostas do chega mas não dos outros...

edit: não estou a defender o chega, apenas a constatar a dualidade de critérios
    pelo que sei o programa do Chega é de longe o mais caro.
  3.  # 3

Colocado por: Carvai
    Prontes, já cá faltava o discurso do ódio. Quem não alinha no discurso do politicamente correto é cancelado e insultado de imediato. Claro com a capa da liberdade de expressão.

Mas que disparate, qual discurso de ódio?
    Você sabe perfeitamente o que escrevi. Está a fazer-se de vítima porquê?
    Mas que treta é essa do cancelamento. Agora não se pode dizer que você odeia o Fidel, o Mao ou o Samora, quando não se cansa de o repetir por aqui.
    A palavra ódio, ja existia antes de aparecer o conceito de "discurso de ódio", que ate até está tipificado na lei, tal como o de "liberdade de expressão", portanto não se ponha com vitimizacoes absurdas, mais proprias de um imberbe woke, incapaz de retorquir a qualquer coisa que não lhe agrade, do que de alguém que conhece a vida e diz ter vivido e aprendido tanto, no que toca a lideres e regimes totalitários.

Mas eu percebo, isto deve ser resultado de alguma dificulade em aceitar o óbvio, o que talvez nem seja mau sinal. Estamos sempre a tempo de mudar. Parece que alguns dos que votaram no Trump, também já estão arrependidos, por isso nada de mais, que alguém que nao é americano e ate vive deste lado do Atlântico, também comece a achar estranho tão pouco apego ao respeito pelo primado da lei, incluindo a liberdade de expressão,
  4.  # 4

Colocado por: manelvc

Engraçado que isso é um problema nas propostas do chega mas não dos outros...

edit: não estou a defender o chega, apenas a constatar a dualidade de critérios

Não ha qualquer dualidadr de critério, apenas falamos de coisas diferentes.
    De acordo om a imprensa, as medidas apresentadas pelo PS e PSD, ficam-se por qualquer coisa em torno dos 1,7 mil milhões, o que é de uma ordem de grandeza muito diferente. Depois quer um, quer outro, procuram esclarecer, através de cenarios macro economicos, debqhe forma vão financiar essa verba, coisa que também não acontece com o Chega.
    Podemos duvidar se os cenários que apresentam são mais ou menos realistas, mas pelo menos temos esse instrumento, ninguém nos está a dizer que o dinheiro cai do céu. Ou como dizia o Chega, nas eleições do ano passado, que seria resultado da redução da corrupção.
    Este anos ainda não sabemos qual sera a justificação, provavelmente a mesma.
  5.  # 5

Eu já decidi...
    https://expresso.pt/inimigo-publico/2025-04-04-inimigo-publico-eleitores-que-votem-ad-vao-ter-desconto-de-10-no-irs-cb49c826

O "amigo" da Ana Gomes, Mário Ferreira, também podia passar uns cheques á Musk.
  6.  # 6

Colocado por: AMG1Não ha qualquer dualidadr de critério, apenas falamos de coisas diferentes.
    De acordo om a imprensa, as medidas apresentadas pelo PS e PSD, ficam-se por qualquer coisa em torno dos 1,7 mil milhões, o que é de uma ordem de grandeza muito diferente. Depois quer um, quer outro, procuram esclarecer, através de cenarios macro economicos, debqhe forma vão financiar essa verba, coisa que também não acontece com o Chega.
    Podemos duvidar se os cenários que apresentam são mais ou menos realistas, mas pelo menos temos esse instrumento, ninguém nos está a dizer que o dinheiro cai do céu. Ou como dizia o Chega, nas eleições do ano passado, que seria resultado da redução da corrupção.
    Este anos ainda não sabemos qual sera a justificação, provavelmente a mesma.

Não dá para debater política com pessoas que apenas veem, ou leem aquilo que lhes interessa.

Do que eu tenho visto das entrevistas e debates do AV, ele fala e sempre falou que além do combate à corrupção, o dinheiro para o OE vem também do grande corte nas "gorduras" e desperdícios do estado, tais como:
    Institutos, despesas políticas, nomeações políticas, autarquias, cargos autárquicos, associações, fundações, saúde (só na saúde são mil milhões), etc, etc...

Do que ele fala o partido já fez estas contas e dá para cobrir todas as despesas. Quem diz que é mentira, então é só apresentar as contas contrárias a provar que não é real, mas eu ainda não vi ninguém fazer esse exercício. Só sabem dizer que é irrealista, mas sem apresentar documentação que prove que o é.

Se não o vê falar sobre estas coisas, então é porque não vemos as mesmas entrevistas e debates, ou o mais certo é não querer ver/ouvir!

Agora se vem com o argumento que isso é tudo mentiras e que nada disso é para ser feito, então nesse caso, nem vale a pena prolongar este tipo de conversa, pois passamos a pôr tudo em causa de todos os partidos políticos, incluindo o PS e PSD.
  7.  # 7

Colocado por: novo
    Não dá para debater política com pessoas que apenas veem, ou leem aquilo que lhes interessa.

Do que eu tenho visto das entrevistas e debates do AV, ele fala e sempre falou que além do combate à corrupção, o dinheiro para o OE vem também do grande corte nas "gorduras" e desperdícios do estado, tais como:
    Institutos, despesas políticas, nomeações políticas, autarquias, cargos autárquicos, associações, fundações, saúde (só na saúde são mil milhões), etc, etc...

Do que ele fala o partido já fez estas contas e dá para cobrir todas as despesas. Quem diz que é mentira, então é só apresentar as contas contrárias a provar que não é real, mas eu ainda não vi ninguém fazer esse exercício. Só sabem dizer que é irrealista, mas sem apresentar documentação que prove que o é.

Se não o vê falar sobre estas coisas, então é porque não vemos as mesmas entrevistas e debates, ou o mais certo é não querer ver/ouvir!

Agora se vem com o argumento que isso é tudo mentiras e que nada disso é para ser feito, então nesse caso, nem vale a pena prolongar este tipo de conversa, pois passamos a pôr tudo em causa de todos os partidos políticos, incluindo o PS e PSD.

Meu caro,
    Ainda não me viu dizer que era mentira seja o que for, apenas que não sei, não vi, ou que não conheço.
    Se o Chega tem as vontas feitas sobre.onde hai buscar o dinheiro para pagar as promessas, ainda bem folgo muito com isso, só que devem mostrar a toda a gente que as queira ver. Se você sabe onde estão, pode fazer o favor de dizer onde.
    Não são os outros que tem de demonstrar a veracidade das afirmações do Chega. Mas o Chega que deve demonstrar o que afirma.
    A verdade e que vota no Chega também nao quer saber, chega-lhes o que o André Ventura diz.
  8.  # 8

Colocado por: DR1982e os 18 mil
    Milhões necessários vêm de onde? Só se for do tal imposto Ventura, é carregar ainda mais os mesmos claro.
    É que isto de dizer que se vai fazer omeletes é muito bonito, mas é preciso ver de onde vêm os ovos.

Bem, vamos ser coerentes sabe dos outros?
    Desde que não seja em impostos, por mim está tudo bem, agora não se fazem omeletes sem ovos.
  9.  # 9

Colocado por: AMG1Spvale,
    Na verdade, se vir bem isso é mais uma lista de problemas do que soluções.
    Pelo relato que faz, até suspeito que deve conhecer as soluções do Chega ainda pior do que eu. Mas já percebi que isso também não o deve preocupar.
    Na saúde, o que o Chega defende não é a privatização do SNS, seja lá isso o que for, mas que haja uma maior interacção e complementaridade entre o sistema público e o privado, isso não é mau, mas não é sequer conceptualmente diferente do que existe hoje, ou do que é defendido pelo PSD e em certa medida até pelo PS, só que nem o PSD nem o PS conseguiram avançar muito nesse caminho, nem o Chega diz como é que o vai fazer. Provavelmente porque é mais dificl fazer do que dizer.
    Quanto à gestão privada da educação, vai aí em baixo o link para o programa eleitoral do Chega nas eleições do ano passado (o deste ano ainda não é público). O que lá está, ou é "palha", como em todos os programas, ou a habitual conversa do AV sobre as ideologias de género e a disciplina de cidadania. Quanto a gestão das escolas não vejo lá uma palavra, mas deve ser por ser porque não sei ler.
    Portanto, se você acha que o Chega quer privatizar o SNS e resolver o problema da educação publica, com um "sistema de gestão privada". Por mim estou completamente esclarecido e julgo que o spvale também!
    É notório no que está publicado e na conversa do AV, que o Chega, relativamente ao papel do estado, está muito longe da direita liberal adepta da liberdade individual e da iniciativa privada.
    O Chega vive numa espécie de limbo, em que só aponta o dedo aos outros e onde diz tudo e o seu contrário, nunca justificando nada, mas parece que quem vota nele também não exige mais, como dizia a minha mãe: "está boa a tampa para o tacho"

https://partidochega.pt/index.php/2024legislativas_areas_programaeleitoral_ensino/

Para si são problemas para mim soluções nem vou perder tempo.
    Vamos concordar em discordar em praticamente tudo de política.
    Basicamente vamos ver se ele for eleito o que sucede até pode ser igual e nem melhorar nem piorar o país e ser outro parasita.
    Agora dizer que vamos virar ditadura ou vamos para a 3 guerra mundial por ele ser eleito aí já não aceito nada.
    Finalizo dizendo que hoje a lanchar éramos 6, 5 vão votar no CHEGA.
    Todos licenciados e trabalhadores
  10.  # 10

Colocado por: spvale
    Para si são problemas para mim soluções nem vou perder tempo.
    Vamos concordar em discordar em praticamente tudo de política.
    Basicamente vamos ver se ele for eleito o que sucede até pode ser igual e nem melhorar nem piorar o país e ser outro parasita.
    Agora dizer que vamos virar ditadura ou vamos para a 3 guerra mundial por ele ser eleito aí já não aceito nada.
    Finalizo dizendo que hoje a lanchar éramos 6, 5 vão votar no CHEGA.
    Todos licenciados e trabalhadores

Eu nunca disse, ou sequer penso que o Ventura vá ser o responsável pelo fim da democracia e obviamente ainda menos o responsavel por uma terceira guerra mundial.
    Mesmo porque ele ou qualquer outro em Portugal dificilmente conseguiria isso. Portanto quanto a isso podemos estar descansados.
    Se lanchou com 5 amigos licenciados e trabalhadores que vão votar no Chega, o que espero é que tenham comido bem e se tenham divertido. Mas olhe que nenhum desses pergaminhos os torna diferentes de qualquer outro eleitor no país.
    Spvale, um canudo não dá nada a ninguém, não passa de um papel, todo catita, mas ainda assim, um papel. O que interessa é o que fazemos, ou não fazemos, com ele.
    Mas você tem alguma razão, quanto a impossibilidade de podermos concordar em qualquer coisa que implique política. Só que isso não nos deveria impedir de debater ideias, ate deveria tornar esse debate mais interessante, mas já percebi que não.
    • novo
    • há 5 dias editado

# 11

Colocado por: AMG1Meu caro,
    Ainda não me viu dizer que era mentira seja o que for, apenas que não sei, não vi, ou que não conheço.
    Se o Chega tem as vontas feitas sobre.onde hai buscar o dinheiro para pagar as promessas, ainda bem folgo muito com isso, só que devem mostrar a toda a gente que as queira ver. Se você sabe onde estão, pode fazer o favor de dizer onde.
    Não são os outros que tem de demonstrar a veracidade das afirmações do Chega. Mas o Chega que deve demonstrar o que afirma.
    A verdade e que vota no Chega também nao quer saber, chega-lhes o que o André Ventura diz.

Deixo aqui o link de uma das últimas entrevistas do AV onde ele tenta explicar alguma coisa do programa eleitoral...
    Mas como já é habitual não consegue, como é normal em todas as entrevista ao AV os jornalistas não o deixam falar (técnica usada por todas as TVs), assim que ele começa a desenvolver uma resposta com sentido é logo cortada a palavra com outra pergunta por cima. Os entrevistadores falam sempre mais que ele nas "entrevistas".
    Em outras entrevistas tem outras informações, mas com a mesma dificuldade!
    No entanto tem aí algumas tentativas de resposta (com alguma dificuldade) às suas dúvidas.
    Para mais detalhes, é acompanhar a apresentação do programa, penso que seja na próxima segunda-feira. Não conte é com as TVs, para ter acesso a essa informação.

https://www.youtube.com/watch?v=YEv6ffb2LC8
  11.  # 12

Deixo aqui o link de uma das últimas entrevistas do AV onde ele tenta explicar alguma coisa do programa eleitoral...
    Mas como já é habitual não consegue, como é normal em todas as entrevista ao AV os jornalistas não o deixam falar (técnica usada por todas as TVs), assim que ele começa a desenvolver uma resposta com sentido é logo cortada a palavra com outra pergunta por cima. Os entrevistadores falam sempre mais que ele nas "entrevistas".
    Em outras entrevistas tem outras informações, mas com a mesma dificuldade!
    No entanto tem aí algumas tentativas de resposta (com alguma dificuldade) às suas dúvidas.
    Para mais detalhes, é acompanhar a apresentação do programa, penso que seja na próxima segunda-feira. Não conte é com as TVs, para ter acesso a essa informação.

https://www.youtube.com/watch?v=YEv6ffb2LC8

Mas alguém quer ouvir falar essa amostra de Tr4mp? Ainda não chegou o outro do outro lado do oceano prestes a causar uma recessão, desemprego e esperamos nós que pouco mais e ainda íamos querer um artista que só se preocupa em atacar a imigração sem nunca dar soluções para os problemas do país? (E sim a imigração é uma delas)
  12.  # 13

Vou dar uma opinião impopular, o Chega já teria ganho as eleições legislativas se o André Ventura fosse uma mulher.
  13.  # 14

Colocado por: JPJDLVMas alguém quer ouvir falar essa amostra de Tr4mp? Ainda não chegou o outro do outro lado do oceano prestes a causar uma recessão, desemprego e esperamos nós que pouco mais e ainda íamos querer um artista que só se preocupa em atacar a imigração sem nunca dar soluções para os problemas do país? (E sim a imigração é uma delas)

LoL
  14.  # 15

LoL

Escreve o que quiseres mas "políticos" daquele calibre, nem para governar em casa servem. Vivem a semear o ódio como se tem visto em todas as intervenções raivosas do jovem e são um perigo para a sociedade pelas ideias que defendem :)
  15.  # 16

Colocado por: rod_2000Vou dar uma opinião impopular, o Chega já teria ganho as eleições legislativas se o André Ventura fosse uma mulher.

O que o leva a ter essa opinião?
    É porque as mulheres votam menos no Chega do que os homens?
    Quem garante que a liderança de uma mulher não espantava os homens?
  16.  # 17

Colocado por: JPJDLVE sim a imigração é uma delas
    A imigração é uma delas depende, se Portugal proporcionar melhores condições muitos dos portugueses que vivem fora voltam. Claro que para trabalhar por
    700 ou 800€ nao
  17.  # 18

Colocado por: AMG1O que o leva a ter essa opinião?

O que se passa com outros paises como Alice Weidel, Marine Le Pen, Giorgia Meloni (...)

Colocado por: AMG1É porque as mulheres votam menos no Chega do que os homens?

Em parte sim, uma mulher lider na extrema direita dá confiança às mulheres para votar nela e não só. Grande parte da oposição ao "Chega" está nos grupos feministas (ou outros movimentos sociais), seria muito mais dificil para estes grupos combater uma mulher do que um homem (especialmente sendo um "homem branco"). Afinal vão acusar uma mulher de misoginia ?
  18.  # 19

Colocado por: rod_2000Vou dar uma opinião impopular, o Chega já teria ganho as eleições legislativas se o André Ventura fosse uma mulher.

Verdade, são as mulheres que mais se opõem a AV. Sem razão nenhuma na minha opinião.
  19.  # 20

Colocado por: rod_2000
    O que se passa com outros paises como Alice Weidel, Marine Le Pen, Giorgia Meloni (...)

Em parte sim, uma mulher lider na extrema direita dá confiança às mulheres para votar nela e não só. Grande parte da oposição ao "Chega" está nos grupos feministas (ou outros movimentos sociais), seria muito mais dificil para estes grupos combater uma mulher do que um homem (especialmente sendo um "homem branco"). Afinal vão acusar uma mulher de misoginia ?

Mesmo assim os lideres da extrema direita europeia são mais homens do que mulheres.
    Depois essas tres mulheres que nomeou, também tem histórias muito singulares, não creio que ocupem os lugares que ocupam por serem mulheres.
    É verdade que na europa, as mulheres votam mais a esquerda do que os homens, mas em Portugal essa diferença, embora exista é muito ténue.
    Talvez com uma mulher na liderança o Chega conseguisse mais mulheres, mas dado o perfil do eleitor masculino, não sei se não perderia também alguns.

0.0301 seg. NEW