Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MS_11Quanto está disposto a pagar pela alface?

O que tiver que pagar pelo preco da alface, e bem menos do que aquilo que vou ter que pagar pela importacao massiva de imigracao de baixo valor acrescentado, baixos salarios, e que sera sempre um fardo para o estado.
  2.  # 2

Colocado por: dmanteigasO N Miguel, a semelhanca de muitos outros, cai numa argumentacao basica

Fonix, quer mesmo falar de argumentação básica numa discussão que envolva o Chega?
  3.  # 3

Colocado por: dmanteigasgrupos com margens de lucro superiores a Google

Estou fartinho de dizer isto, a imigração da forma como está é para deixar os ricos mais ricos e destruir a classe média.

Tenho algumas suspeitas que temos os indicadores de poder de compra em alta porque temos muitos imigrantes não registados e depois parece que "per capita" estamos com crescimento acentuado.
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel OliveiraFonix, quer mesmo falar de argumentação básica numa discussão que envolva o Chega?

A esmagadora maioria da argumentacao que eu vejo anti-Chega e basica.

De forma global, e do genero 'mas estas a defender fascistas?' e acabou.

Colocado por: rod_2000Estou fartinho de dizer isto, a imigração da forma como está é para deixar os ricos mais ricos e destruir a classe média.

E essencialmente para beneficiar o setor previlegiado deste pais, o Turismo.

Colocado por: rod_2000Tenho algumas suspeitas que temos os indicadores de poder de compra em alta porque temos muitos imigrantes não registados e depois parece que "per capita" estamos com crescimento acentuado.

Essa ja eu ando a dizer ha demasiado tempo... os dados da economia nos ultimos 2 anos sao extremamente enganadores. O Pais como um todo esta mais rico, mas cada um de nos esta mais pobre. Com os dados da populacao minimamente reais, iamos chegar a conclusao que o PIB per capita esta completamente estagnado ha 2 anos ou ate num ligeiro decrescimo. O que nao e surpresa nenhuma quando o nosso crescimento e gerado por atividades de baixo valor.
  5.  # 5

Colocado por: dmanteigasA esmagadora maioria da argumentacao que eu vejo anti-Chega e basica.

É capaz de ter razão sim.
    Até porque, além de tudo o resto, a discussão começará sempre por: "OK, acredita nesta e naquela medida... e até aí tudo bem... independentemente disso, não lhe dá comichão em apoiar aquele tipo de actitude, mentiras, chamar Vaca a deputadas, etc..."

Eu pelo menos, antes mesmo de segmentar por partido, ou até mesmo por esquerda-direita... vejo que há pelo menos um partido que não se rege pelas mais elementares regras da democracia. Isso sim é básico. Mas agora a isso, chama-se "ser fofinho". Ser educado é o mínimo, senão não há debate ou discurso possível.

Pelo que até lhe dou razão, isso de facto é demasiado básico.
    Concordam com este comentário: Soliva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  6.  # 6

Colocado por: dmanteigasO Turismo e o cancro deste Pais. E uma atividade economica fortemente subsidiada por todos nos, cheia de externalidades negativas, e como bonus existe para criar empregos mal pagos a estrangeiros

E as próprias unidades em grande parte também são de capital estrangeiro.
    Ou se são de capital português, têm sede em paraísos fiscais.

A Câmara de Lisboa potencia a entrega de edifícios com relevância histórica com isenção de IMT e IMI para sempre, para as unidades hoteleiras se instalarem.
    Proíbem o AL mas não há qualquer limitação para Hotéis ou Apartamentos Turísticos, com continuação dos Vistos Gold mas com outra designação.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  7.  # 7

Colocado por: dmanteigas

A esmagadora maioria da argumentacao que eu vejo anti-Chega e basica.

Eu devo ser um desses que por aqui anda, com essa argumentação "básica" "anti-Chega", mas não me lembro de chamar facista ao Chega ou ao AV, se é que são coisas diferentes, porque não tenho a certeza.
    Eu sou é mesmo muito mais basico. Para mim, o AV é só aquilo a que a minha avó chamava "um grandessissimo pantomineiro", mas muito esperto, que descobriu uma extraordinaria oportunidade de negócio no mercado eleitoral e que tem sabido explorar de forma muito eficiente. Eu tiro-lhe o chapéu por isso!
    Agora confundir o AV com alguém que tem uma ideia para o futuro do país, ou sequer um qualquer designio que não seja o mero poder pessoal, só mesmo alguém suficientemente naif para "ir na cantiga", ou então alguém que se revê naquela pratica vazia de conteúdo e bem alarve na forma, só que isso não legitima ninguem como facista, nem o AV, nem a quem o apoia.
    A questão é que até no campeonato da direita populista, mais ou menos, radical ou extrema, ou como alguém já lhe chamou, com alguma piada, "a nova internacional populista". A nós calhou-nos um dos cromos mais foleiros da caderneta. O Ventura não chega nem aos calcanhares da Le Pen, que tem como missão restaurar a grandeza perdida da Franca, nem sequer da Sra. Meloni, que promete regenerar o estado italiano, ou do Abascal, que parece ter o sonho (porventura húmido) de ser um novo caudilho de Espanha. Nem mesmo do "apagado" Akesson (lider do Democratas Suecos), que excluindo no tema da imigração (islamita), parece um homem comum de direita até algo conservador. Veja-se o total apoio dele ao governo sueco na cotenda com Turquia por causa dos condicionalismos (pasme-se...sobre imigrantes curdos!) que o Erdogan colocou para aceitar a adesão da Suécia à NATO.
    Não. O Ventura não é nada disto, esse está mais próximo do nivel de um Matteo Salvini, que põe a Meloni em pânico de cada vez que abre a boca, porque ou entra mosca, ou sai m***a.
    Nem sequer percebo tanta conversa com as posições do Chega ou do Ventura, sobre a imigracao, ou qualquer outra coisa, aquilo é tudo instrumental, apenas um veiculo para chegar aos votos. Eu ainda nem sequer perdi a esperança de o ver a refazer o discurso sobre os imigrantes, deixem só que eles comecem a votar em numero que se veja. Até porque é bem provável que, na senda do que acontece no resto da europa, esse voto esteja bem presente na direita mais encostada ao canto.
    Seria um flic-flac bem maior que o do "radical" Pedro Nuno Santos, mas a mim parece-me bem provável.
  8.  # 8

Colocado por: N Miguel Oliveiravejo que há pelo menos um partido que não se rege pelas mais elementares regras da democracia.

Consegue dar-me exemplos disso?
    E que parece que o parlamento sempre foi um lugar de ansiaos eruditos... e nao essencialente um antro de tachistas de carreira, sem nivel ou competencia para representar o povo.
    Ainda agora tivemos a lei da eutanasia novamente chumbada... Ha uns anos tivemos um lider parlamentar a chamar o PM de manso ao que este responde 'Manso e a tua tia pa'. Ou ate muito recentemente o 'Oriental lento', conceito do nosso estimado PR.
    E atencao. Ser grunho nao e nao cumprir as leis da democracia. Por isso e que eu digo que a argumentacao anti-Chega e basica. Mais uma vez, fazer exatamente aquilo que o N Miguel fez. Se quem criou a democracia achasse que o confronto politico tinha que se limitar a argumentacao fofinha, nao tinha dado protecao juridica aos politicos precisamente para se puderem exceder-se dentro de certos limites. Para o N Miguel, o Chega nao respeita esses limites porque simplesmente nao gosta do partido, das medidas e do discurso. E sim, o Ventura usa discurso inflamado, como no passado se pedia morte aos traidores em certos meios comunas, como tivemos discursos durissimos durante o periodo da troika contra o Passos Coelho, entre muitos outros.
    Eu tambem sempre abominei o discurso do PCP sobre a guerra da Ucrania, por exemplo, e nunca disse que aquilo era anti-democratico. Ou quando o BE vem dizer 'fascistas nao passarao!'.

O que o aparecimento do Chega demonstrou foi que muita gente neste Pais desconhece o conceito de democracia. Para muitos, democracia e tolerar a existencia dos outros desde que seja dentro dos limites que eu defino como aceitaveis.

Colocado por: AMG1Eu devo ser um desses que por aqui anda, com essa argumentação "básica" "anti-Chega", mas não me lembro de chamar facista ao Chega ou ao AV, se é que são coisas diferentes, porque não tenho a certeza.

Por acaso nem me ocorreu o AMG1.
    Falava mesmo no geral.

Colocado por: AMG1Agora confundir o AV com alguém que tem uma ideia para o futuro do país, ou sequer um qualquer designio que não seja o mero poder pessoal, só mesmo alguém suficientemente naif para "ir na cantiga", ou então alguém que se revê naquela pratica vazia de conteúdo e bem alarve na forma, só que isso não legitima ninguem como facista, nem o AV, nem a quem o apoia.

Sempre que alguem vem com esta conversa, eu tenho sempre a mesma pergunta.
    Qual e entao o partido que 'tem uma ideia para o futuro do Pais'?

E que eu nao vejo nenhum. Os partidos do centrao estao preocupados em manter essencialmente tudo na mesma.

Colocado por: AMG1Nem sequer percebo tanta conversa com as posições do Chega ou do Ventura, sobre a imigracao, ou qualquer outra coisa, aquilo é tudo instrumental, apenas um veiculo para chegar aos votos. Eu ainda nem sequer perdi a esperança de o ver a refazer o discurso sobre os imigrantes, deixem só que eles comecem a votar em numero que se veja. Até porque é bem provável que, na senda do que acontece no resto da europa, esse voto esteja bem presente na direita mais encostada ao canto.

Mais uma vez, repito aquilo que disse.
    Se a conversa do AV e genuina ou nao, pouco interesse tem. O voto no Chega e um voto de protesto. Nao interessa se as medidas do Chega sao muito ou pouco eficazes, se fazem ou nao sentido, e se o discurso e mais ou menos basico.
    O voto no Chega representa mais ou menos isto: ha uma fatia muito grande do eleitorado que e contra a politica atual de imigracao (que e muito diferente de ser anti-imigracao) dos ultimos 3 anos e esta farta do status quo politico relativamente a gestao da coisa publica, corrupcao, etc. Nao tem nada de ideologico. O Chega pode ter agora 20%, mas se o proximo governo tomar medidas concretas para atender a insatisfacao da populacao rapidamente desaparece de cena para uma representatividade semelhante a Bloco ou PCP.
    Concordam com este comentário: Carvai
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel Oliveira

Melhores em que sentido?

Supostamente a tentar lutar contra ela é diminuir a mesma.
    Agora só indo para lá que se vê
  10.  # 10

Colocado por: dmanteigasConsegue dar-me exemplos disso?

Mas está a brincar? Nunca viu um debate? Nunca assistiu a um debate quinzenal na AR? Não tem ARTV? Nunca assistiu a nenhum momento em que o presidente da assembleia teve que intervir pela falta de decoro dos deputados daquele partido?

Se nem dentro do próprio partido há democracia, quanto mais... Ou já se esqueceu destes dois:
    https://www.dn.pt/arquivo/diario-de-noticias/fundador-acusa-rumo-antidemocratico-e-totalitarista-no-chega-15381734.html
    Ou
    https://expresso.pt/politica/2022-02-26-farsa-tirania-seita-antidemocratica.-opositor-interno-que-disputou-lideranca-do-chega-com-ventura-bate-com-a-porta

Podia passar o dia nisto.
    Para haver um dialogo é preciso que ambas as partes escutem. O Ventura não debate. Interlaça um monólogo entre o discurso do oponente... Pior ainda é quando baseia uma "palavra de ordem" numa mentira... como que se fosse uma verdade absoluta. Basta ver a quantidade de fact check em que o Ventura chumba...
  11.  # 11

Colocado por: spvaleSupostamente a tentar lutar contra ela é diminuir a mesma.
    Agora só indo para lá que se vê

Certo, mas não respondeu.

Em que é que as ideias anti-corrupção do Chega são melhores que as da IL?

Para que o faça mudar o sentido do seu voto?

Porque o seu argumento serve para a IL também, ou qualquer outro partido... "tentar lutar contra ela é diminuir a mesma"...
  12.  # 12

Colocado por: dmanteigasPara o N Miguel, o Chega nao respeita esses limites porque simplesmente nao gosta do partido, das medidas e do discurso.

Não. Como disse atrás, há partidos com os quais não tenho a mínima afinidade ao nível das ideias, como o caso do PCP e do Bloco de Esquerda por exemplo. Porém, entendo que têm uma ideologia e há quem a defenda e merecem todo o respeito. Idem para o Chega. Quem votou no Ventura merece o mesmo respeito. A única diferença é que não vejo naquele discurso nenhum fio condutor, não vejo uma ideologia. Sei que se dizem anti-sistema. Porém, não demoraram nadinha a acomodar-se às manhas do mesmo. Veja-se o próprio presidente/ditadorzito... ou daquele man que até o escritório na AR usava como armazem de malas roubadas. Será que o Ventura se aguentará como presidente do partido depois de 6 anos na oposição sem fazer parte dum governo? Com esta nova legislatura serão 10.

Veja a IL por exemplo... com mais ou menos a mesma idade... vai no 4o presidente. Apesar de tudo, isso mostra alguma pluralidade democrática.

Quanto ao resto, quando o Ventura é um javardo em qualquer discussão ou difunde mentiras nos tik toks desta vida... é isso que me leva a achar que o Ventura falha logo no mais básico. O facto de que não goste desse partido é apenas uma consequência disso. Não é a causa.

Visto do ângulo oposto: Eu não gosto do PCP, não gosto do BE, não gosto do Livre, mas isso não me faz pensar que violam as mais básicas regras da educação, do diálogo e da democracia como acontece com o Chega.
  13.  # 13

Colocado por: N Miguel Oliveira

Certo, mas não respondeu.

Em que é que as ideias anti-corrupção do Chega são melhores que as da IL?

Para que o faça mudar o sentido do seu voto?

Porque o seu argumento serve para a IL também, ou qualquer outro partido... "tentar lutar contra ela é diminuir a mesma"...

Se reparar disse anteriormente que votava na IL mas infelizmente não aí ter a mesma adesão que o CHEGA, quer queira ou não é fácil de aferir que o CHEGA neste momento é a 3 força política.
    Se o IL estive na luta pelo 3.lugar votava fácil neles.
    Já sei que vai dizer que se toda a gente pensar assim ninguém vota no IL.
    Simplesmente penso no voto útil
  14.  # 14

Colocado por: dmanteigas

Por acaso nem me ocorreu o AMG1.
    Falava mesmo no geral.
    ...
    Concordam com este comentário:Carvai

Pois mas o "geral", pode ser tudo ou nada. Podem ser três amigos com quem você, ou eu, falamos e isso não representa nada.
    Vamos tomar por exemplo este forum em que ambos participamos e conhecemos. Eu não me lembro de quem por aqui expressa opinião contrária ao Chega ou ao Ventura, os apelidarem de facistas. Já ao contrário, os exemplos são mais que muitos. Não tem fim a adjectivação com que somos habitualmente brindados. Dou-lhe um exemplo. Quando nos recusamos a aceitar que existe uma relação directa entre imigração e criminalidade, somos imediatamente acusados de ser uns ignorantes porque somos incapazes de não percebemos o óbvio, na melhor das hipóteses seremos apenas acusados donl disparate d3 estarmos a defender as fronteiras escancaradas. Já nem falo nas equiparacoes ao ideário do BE, como tentativa velada de insulto. Mas toda esta deturpação e desrespeito pela opinião do outro, afinal deve ser apenas o contrário de ser "fofinho".
    O problema, para mim, não é o estilo acutilante ou +/- quezilento do André Ventura, a que até acho alguma piada, pena que se esteja a tornar demasiado monocórdico. O meu problema é o desrespeito por regras basicas de sa convivência parlamentar, fazer do insulto e da berraria inconsequente uma pratica parlamentar não é respeitar a democracia, pelo contrário, serve apenas para a minimizar.
    O primado da lei é essencial para a vida democrática, mas a democracia não se esgota na lei. Ela também pressupõe o respeito por um vasto conjunto de regras, até por certos rituais, como o respeito pelas várias instituições e não menos importante, ter bom senso, em vez de preconceitos. Mas repito, o Ventura não é nenhum facista, a meu ver, apenas um aldrabão!
    • reg
    • há 2 dias

# 15

Colocado por: AMG1Lá estão as desculpas habituais dos votantes do Chega

experimente votar IL no alentejo, certeza absoluta o seu voto vai para o lixo
    • reg
    • há 2 dias

# 16

Colocado por: AMG1Se os 18% de eleitores que votaram no Chega forem votar na IL

infelizmente o tuga comum não tem cabecinha para votar na IL, são demasiado radicais em termos económicos
  15.  # 17

Colocado por: spvaleSe reparar disse anteriormente que votava na IL mas infelizmente não aí ter a mesma adesão que o CHEGA, quer queira ou não é fácil de aferir que o CHEGA neste momento é a 3 força política.
    Se o IL estive na luta pelo 3.lugar votava fácil neles.
    Já sei que vai dizer que se toda a gente pensar assim ninguém vota no IL.
    Simplesmente penso no voto útil

Certo. É um argumento válido sim.
    Só não venha justificar que é porque tem melhores politicas anti-corrupção, ou que isto e aquilo... Nem sequer conseguiu responder em que é que são melhores que a IL.
    Se na verdade usa o mesmo argumento de manada do PSD e PS que tanto o Chega critica... é esse o tal anti-sistema que tanto se apregoa?

O tal voto de protesto, o tal voto útil, ou seja o que fôr... podia acontecer no Chega como noutro dos 1O partidos de direita que não o PSD. Porém isso não acontece. O que sim é um facto, é que todas as habilidades deste partido não fazem demover quem neles vota.

Bastava justificar com: "voto no Chega porque é o maior depois de PSD e PS". Simples. Não era preciso mais que isso...
  16.  # 18

Colocado por: regexperimente votar IL no alentejo, certeza absoluta o seu voto vai para o lixo

Tem razão.
    Porém, à medida que o Chega vai crescendo, vai-se preocupando menos com a questão dos circulos eleitorais pequenos... Porque à medida que cresce cada vez vai dando mais jeito não competir com outros partidos pequenos, não é verdade?
    É esse o espírito anti-sistema?
  17.  # 19

Colocado por: reginfelizmente o tuga comum não tem cabecinha para votar na IL, são demasiado radicais em termos económicos

Aparentemente isso não interessa nada.
    Interessa é quem berra mais alto.
  18.  # 20

Colocado por: reg

experimente votar IL no alentejo, certeza absoluta o seu voto vai para o lixo

E verdade. Da mesma forma que um voto no PCP no Minho também vai para o lixo.
    Se todos pensassem dessa forma, ainda hoje o Alentejo só tinha deputados do PCP.
    O sistema eleitoral é o mesmo desde 75, isso nao impediu nenhum partido de crescer e outros de decrescerem.
    Claro que o sistema prejudica a representatividade dos pequenos partidos e isso talvez deva ser melhorado, mas também há que ter em conta que a fragmentação promove a ingovernabilidade, sobretudo num pais em que os actores políticos têm muito pouca cultura de compromisso.

0.0307 seg. NEW