Colocado por: novoMas a IL serve para quê?
Colocado por: AMG1mas também há que ter em conta que a fragmentação promove a ingovernabilidade
Colocado por: N Miguel Oliveira- 95% da população são representados por 222 deputados (todos menos os da IL), que aprovaram uma alta % das iniciativas daquele partido.
- 82% da população são representados por 180 deputados (todos menos os do Chega), que quase nunca votam a favor daquelas maravilhosas ideias que o Chega leva a votação.
Colocado por: rod_2000Eu meto isto de outra forma, sabendo o perfil dos eleitores, como é que seria a sociedade sem os 18% que votou no Chega?
Colocado por: rod_2000sabiam que a AfD nas ultimas sondagens está com 26%
Colocado por: N Miguel Oliveira
E em Portugal seria tudo menos surpreendente se o Chega tivesse 26% ou mais até...
Sim, na Alemanha o caso é diferente. Ainda assim não deixou de ser interessante o ódio anti-imigrante proliferar onde há menos imigrantes. Apesar disso não ser nada de novo.
Colocado por: reg
curiosamente a extrema-direita cresce nos países ex-comunistas, na Alemanha por exemplo é precisamente na parte leste é onde a AfD domina
Colocado por: N Miguel Oliveira
Certo. É um argumento válido sim.
Só não venha justificar que é porque tem melhores politicas anti-corrupção, ou que isto e aquilo... Nem sequer conseguiu responder em que é que são melhores que a IL.
Se na verdade usa o mesmo argumento de manada do PSD e PS que tanto o Chega critica... é esse o tal anti-sistema que tanto se apregoa?
O tal voto de protesto, o tal voto útil, ou seja o que fôr... podia acontecer no Chega como noutro dos 1O partidos de direita que não o PSD. Porém isso não acontece. O que sim é um facto, é que todas as habilidades deste partido não fazem demover quem neles vota.
Bastava justificar com: "voto no Chega porque é o maior depois de PSD e PS". Simples. Não era preciso mais que isso...
Colocado por: spvalevotando á direita
Colocado por: novoIL é uma cópia do BE
Colocado por: carvai
Não é curiosidade nenhuma, o comportamento de extremistas de direita e esquerda é exatamente o mesmo tirando algum tipo de linguagem. Por cá o PCP a seguir ao 25A tentou alcançar o poder como aconteceu em TODOS os regimes comunistas no mundo, através de golpes e/ou violência. Nunca os comunistas alcançaram o poder através de votos democráticos. E o comportamento no poder é exatamente o mesmo. E a diferença de alguma linguagem deve-se mais á atualidade dos comportamentos do que uma questão de civilidade. As redes sociais transferiram para uma maior audiência aquilo só ouvíamos nas tascas e comícios. O apelo á morte dos "inimigos" era exatamente o mesmo.
Não é por acaso que ninguém consegue definir o atual regime de Putin, e outros regimes totalitários por esse mundo fora.
Colocado por: novocomeçam a entrar no tema imigração e a defender o controlo da imigração, quando no passado recente tanto criticavam o Chega por falar deste assunto.
Colocado por: AMG1Eu resumo, a realidade tende sempre a ser muito mais complexa do que certas análises que só vêem preto e branco conseguem reter.
Colocado por: Carvai
Agradeço a correção do "TODOS" para os quase todos, influência do falecido Papa.
E a sua explicação da evolução dos Partidos comunistas nos países democráticos foi muito útil para avaliarmos o futuro da extrema direita nos mesmos países. No fundo passam de movimentos quase terroristas para possíveis parceiros confiáveis tipo geringonça.
Na nossa juventude um terrorista sanguinário como o Che era idolatrado. Agora são os chamados influencers. Venha o diabo e escolha...
Relativamente ás próximas eleições a única curiosidade é ver se o PNS se demite na noite eleitoral ou se espera para ser empurrando. De resto nada deve mudar.
Colocado por: CarvaiNão é por acaso que ninguém consegue definir o atual regime de Putin
Colocado por: AMG1Quanto ao PS e ao PNS. Eu percebo que tenha o desejo de ver os dois pelas costas, mas olhe que não é muito avisado confundir os desejos com a realidade.
Colocado por: Carvai
E sim detesto o PNS e a assessora Leitão que conheci há muitos kgs atrás são políticos que não aprecio.
Colocado por: CarvaiExatamente, cada um de nós forma a sua opinião de moto próprio. O PNS na TAP foi desastroso mas quanto ao Montijo estava 100% do lado dele. Isto em áreas que percebo alguma coisa.
Quanto ás probabilidades do PNS continuar líder do PS se não ganhar as eleições acho improvável, basta ver o caso Rui Rio e Seguro.
Até porque se o LM continuar com o "não é não" o PS tem de chegar á frente e o PNS não têm qualquer hipótese de negociar.
O que está em causa nestas eleições é o voto útil na direita. Será que as 2 grandes bandeiras do Chega - imigração e corrupção - continuam a ser preponderantes?