Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PalhavaNão.
    Já não ligo a televisão 📺 há uns 2 anos.

Tem que experimentar. A ARTV é melhor que qualquer novela...
    • reg
    • há 1 dia

# 2

Colocado por: N Miguel Oliveirasendo que nem o consigo posicionar no espectro político...

mas o partido tem de ser obrigatoriamente de esquerda ou direita?
  2.  # 3

Colocado por: nielsky
    Você é doente.
    Vá se tratar.

A sociedade está doente.
    De outro modo não haveria espaço para forças obscuras surgirem.
    Forças que assentam na discórdia e na maledicência.
    Que vão contra os ideais da Igualdade, Liberdade e Fraternidade!

O indivíduo segue à risca as estratégias delineadas pelos exemplos supracitados.
  3.  # 4

Se pequei, um dia serei julgado.
  4.  # 5

Chega
    • reg
    • há 1 dia

# 6

Colocado por: PalhavaA sociedade está doente.

claro que está doente, as políticas dos últimos anos apenas agravaram a situação
  5.  # 7

Colocado por: regmas o partido tem de ser obrigatoriamente de esquerda ou direita?

Óbvio que não.
    O facto de que não o consigámos posicionar é apenas um sintoma da falta de fio conductor no que defende. É extremos dos dois lados.
    Já a estratégia até é boa dum ponto de vista... pois vai convencendo malta dos dois lados.
  6.  # 8

7.  # 9

Vai ter o meu voto
  8.  # 10

Colocado por: rod_2000O próximo presidente, Gouveia e Melo!

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/gouveia-e-melo-confirma-candidatura-a-belem#loadComments

O ChatGPT tem uma "opinião" curiosa:

Gouveia e Melo ganhou destaque em Portugal graças ao seu trabalho na coordenação da vacinação contra a COVID-19. Foi eficaz, direto e conseguiu bons resultados. Mas ser bom numa missão militar ou logística não significa, automaticamente, que se tem perfil para ser Presidente da República.

O Presidente deve ser alguém com capacidade de unir o país, ouvir todos os lados, representar todos os portugueses – e isso exige empatia, experiência política e muita sensibilidade democrática. Gouveia e Melo vem do mundo militar, onde as ordens são claras e a hierarquia é rígida. Já a política, especialmente a presidência, pede diálogo, ponderação e abertura à diferença. Não é só mandar – é ouvir, construir pontes e saber negociar.

Além disso, falta-lhe experiência no mundo político. Nunca foi eleito, nunca fez parte de debates parlamentares ou de decisões políticas complexas em contexto democrático. E isso pesa, porque o Presidente não é só um símbolo: tem influência real.

Por fim, há um certo desconforto em ver alguém com um perfil tão militar tão próximo da chefia do Estado, num país que lutou tanto para se libertar de um regime autoritário.

Gouveia e Melo merece respeito pelo que fez, mas a presidência exige outro tipo de perfil. Competência técnica não chega – é preciso ter visão política, empatia e espírito democrático. E nisso, honestamente, ele não convence.
    Concordam com este comentário: jpmassena
    • novo
    • há 1 dia editado

# 11

Além de eu concordar com essa "opinião" do ChatGPT, não fazia ideia que algumas IA já começam a interferir e a influenciar eleições lol
    Para mim a "opinião" do Gemini faz muito mais sentido como IA... uma máquina manter-se neutra e sem opiniões políticas, faz todo o sentido.

Como modelo de linguagem de IA, não tenho opiniões pessoais nem posso fazer recomendações politicas. A escolha do Presidente da República é uma decisão que cabe exclusivamente aos cidadãos portugueses, através do seu voto nas eleições presidenciais.
  9.  # 12

Colocado por: dmanteigasVai ter o meu voto

Assim, sem mais?
    Creio que ele é seu conterrâneo, isso tem algum peso nessa decisão, tão definitiva. Ou é o pensamento dele p.e. sobre a imigração, que eu não conheço, que o faz ser merecedor dessa sua confiança?
  10.  # 13

E anda a malta a gastar água com a AI para saber cenas de alguém que não tem opinião sobre nada :)
  11.  # 14

Colocado por: N Miguel OliveiraE anda a malta a gastar água com a AI para saber cenas de alguém que não tem opinião sobre nada :)

Na altura certa vai ter que ter, ou então fica de fora.
  12.  # 15

Colocado por: AMG1Ou é o pensamento dele p.e. sobre a imigração, que eu não conheço, que o faz ser merecedor dessa sua confiança?

Porquê de escolher o tema da imigração?
  13.  # 16

Colocado por: nielskyNa altura certa vai ter que ter, ou então fica de fora.

Também acho. Nessa altura vê-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mboot
  14.  # 17

Colocado por: nielsky
    Porquê de escolher o tema da imigração?

Se percebi bem por outros comentários neste tópico esse tema, para o dmanteigas esse tema é muito relevante na decisão de voto.
    De resto julgo que para si também. Estarei enganado?
  15.  # 18

Colocado por: AMG1Se percebi bem por outros comentários neste tópico esse tema, para o dmanteigas esse tema é muito relevante na decisão de voto.
    De resto julgo que para si também. Estarei enganado?

Inicialmente acompanhei o tópico mas com o desenrolar perdi o interesse.
    Quanto a imigração, só quem é ou quem foi imigrante sabe que é uma problemática para todos mas que muitos não conseguem ver ou quando conseguem ver têm medo de se expressar.

Em Portugal o problema não é a imigração, o problema de Portugal é ainda haver portugueses. Os que ainda cá estão nada querem fazer e que apenas querem benefícios sem dar nada em troca. Os que são eleitos para defenderem os interesses da maioria rapidamente defende os interesses pessoais e partidários.
    Mas isto é uma forma demasiado generalizada de expor um ponto de vista e, como sempre, peca logo à partida por não contemplar as exceções.
  16.  # 19

Colocado por: novoAlém de eu concordar com essa "opinião" do ChatGPT, não fazia ideia que algumas IA já começam a interferir e a influenciar eleições lol

A "maquina" só dá a "opinião" com base nos prompts introduzidos. Neste caso a questão foi de criar um artigo de opinião que explicasse a razão de Gouveia e Melo não ter perfil para presidente da republica.
  17.  # 20

Colocado por: AMG1Assim, sem mais?

Sim.
    Primeiro faco o disclaimer que eu acho o PR uma figura quase decorativa na nossa republica...

O Gouveia e Melo e alguem que e realmente independente dos partidos, tem uma carreira militar solida e opinioes politicas moderadas. O facto de ser militar para mim e extremamente importante neste contexto geopolitico tendo em conta os poderes exclusivos do PR e os que partilha com o Governo. Numa altura em que Portugal tem que 'navegar' mares complexos e investir fortemente em defesa, e o 'perfil' ideal.
    Em cima disto, a concorrencia e muito fraquinha. Seguro, Vitorino, Marques Mendes, Ventura? Os outros nem considero pois nenhum vai para concorrer a PR mas para dar uma plataforma ao seu partido durante as eleicoes.

Colocado por: AMG1Ou é o pensamento dele p.e. sobre a imigração, que eu não conheço

Se nao conhece, entao precisa de estar mais atento ao que o Almirante diz :)
    Nao so quando estao as camaras, mas tambem onde elas nao estao.

Colocado por: N Miguel OliveiraE anda a malta a gastar água com a AI para saber cenas de alguém que não tem opinião sobre nada :)

Uma boa prova de como a oligarquia politica trabalhou bem para criar essa imagem. Ele tem opiniao sobre muitas coisas. E preciso estar atento.
    Infelizmente nao vao ter sorte porque quase de certeza sera ele o nosso futuro PR.

0.0659 seg. NEW