Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • há 5 dias

     # 1

    Colocado por: N Miguel OliveiraVamos supor que o Chega ganhava com 90 deputados? Será que conseguiria governar minimamente? Com apoios de quem? Nem governo formava.


    não governada, mas também teríamos a pior crise política de sempre
  1.  # 2

    Os portugueses votaram a direita, e o Montenegro vai aliar-se ao PS?
    Acho mal.
    Os portugueses disseram claramente que não querem o PS.
    Portanto, o Ventura e o Montenegro deviam conversar e deixarem-se de tretas!

    O Montenegro podia vir publicamente dizer que se vai sentar com o chega para conversar.
    A verdade é que se a AD mostrar publicamente que está disponível para arranjat solução governativa com o chega e il, estaria a passar a responsabilidade para cima do chega... E o chega já não podia fazer o jogo que costuma fazer.

    Quem rompeu acordos passados foi o PS. Portanto há que seguir em frente para novas soluções. E isso foi o que o povo escolheu!

    O Rio quase que se prostituiu para fazer reformas com o PS e o Costa deu-lhe com os pés, portanto, há que seguir em frente.
  2.  # 3

    Colocado por: JAndCCOs portugueses votaram a direita, e o Montenegro vai aliar-se ao PS?

    Não a AD não tem que se aliar nem ao PS nem ao Chega. Como em qualquer País democrático o partido que ganha deve poder governar sem necessidade de ter outros no governo. A oposição não serve só para deitar abaixo mas deve ter um papel regulador. Deixar um governo funcionar não precisa de votar a favor de nenhuma moção de confiança, basta abster-se (o que o PNS não percebeu). E o Orçamente também não precisa de ter votos a favor desde que para a oposição não haja as estupidas linhas vermelhas, porque todos os anos há eleições e as coisas podem ser mudadas, como sempre aconteceu.
    È claro que no caso do Chega só existe uma coisa, deitar abaixo, como fizeram em aliança como PS. As alterações que a AD fez na imigração não foram só por causa dos berros do Chega, mas porque era evidente que estávamos num percurso errado que ainda não foi totalmente corrigido. Mas a bandeira dos ciganos foi completamente esquecida.
    Espero que o Chega ganhe algumas Câmaras para ver o que praticam e não só o que criticam.
    Nas empresas e outras instituições que dirigi também havia aqueles que estavam sempre contra, mas nunca me lembro de algum que tenha assumido alguma mudança.
    • reg
    • há 4 dias

     # 4

    Colocado por: JAndCCO Rio quase que se prostituiu para fazer reformas com o PS


    Agora temos a prostituta Carneiro
    • reg
    • há 4 dias

     # 5

    Colocado por: CarvaiPaís democrático o partido que ganha deve poder governar sem necessidade de ter outros no governo


    numa democracia precisamente quem manda é a maioria, logo um governo minoritário não consegue governar sozinho
    • reg
    • há 4 dias

     # 6

    Colocado por: CarvaiAs alterações que a AD fez na imigração não foram só por causa dos berros do Chega


    quais alterações? Ficaria tudo ou quase tudo na mesma
  3.  # 7

    Colocado por: regaqueles mapas onde o PS perdeu para o Chega?


    Aqueles onde havia uma restia de eleitores que não iam muito à bola com PS e PSD, e por coincidência havia uma expressão significativa de BE e PCP.
    Eu até aposto, que boa parte desses eleitores são os mesmos. Continuam a não gostar de PS e PSD. Mudaram foi para este novo partido, o AV berra mais alto.

    Parece-me que quem roubou os votos dos eleitores PS foi a coligação que ganhou as eleições, a AD. E não o Chega. Seria mais normal um moderado continuar a ser moderado, e um que gosta do pagode extremista, continue a gostar, mudou foi de lado. O Chega tem bastante em comum com PCP e BE, é só estar atento.
  4.  # 8

    Colocado por: regse Livre são moderados então AD são extrema-direita com certeza


    Enfim.
  5.  # 9

    Colocado por: regnão governada, mas também teríamos a pior crise política de sempre


    Pior porquê?
    Ia ao charco... como aconteceu com outros.
  6.  # 10

    Afinal o que querem mudar na Constituição em vigor?
  7.  # 11

    Sá Carneiro 🐏 e Snu Abecassis.
    Teriam mudado alguma coisa na vida portuguesa se não tivesse caído o ✈️ avião?
  8.  # 12

    Colocado por: PalhavaSá Carneiro 🐏 e Snu Abecassis.
    Teriam mudado alguma coisa na vida portuguesa se não tivesse caído o ✈️ avião?

    Claro que a politica portuguesa teria sido muito diferente se o avião não tivesse sido abatido. Porque Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa tinham uma visão diferente para o País. A Snu foi uma vitima colateral de um atentado que falhou o alvo pretendido - Gen. Soares Carneiro - mas acabou por ser ainda pior para a politica portuguesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
    • reg
    • há 4 dias

     # 13

    Colocado por: PalhavaAfinal o que querem mudar naConstituição em vigor?


    pelo que andou nas mídia, assim por alto, IL quer retirar socialismo da constituição e colocar lá liberalismo, o Chega quer o mesmo mas limpar a constituição de ismos, reduzir número de deputados, PSD quer voto aos 16 anos, por aí fora, a única coisa mais polémica é a prisão perpétua do Chega, ou seja não existe nada contra o regime como a esquerda tem tanto chorado nessa última semana
  9.  # 14

    Colocado por: regpelo que andou nas mídia, assim por alto, IL quer retirar socialismo da constituição e colocar lá liberalismo, o Chega quer o mesmo mas limpar a constituição de ismos, reduzir número de deputados, PSD quer voto aos 16 anos, por aí fora, a única coisa mais polémica é a prisão perpétua do Chega, ou seja não existe nada contra o regime como a esquerda tem tanto chorado nessa última semana


    Nada sobre circulos eleitorais?
    • reg
    • há 4 dias

     # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Nada sobre circulos eleitorais?


    tem razão, criação de círculo de compensação
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 16

    Colocado por: PalhavaSá Carneiro 🐏 e Snu Abecassis.
    Teriam mudado alguma coisa na vida portuguesa se não tivesse caído o ✈️ avião?


    Em rigor, não.

    Sá Carneiro ficou com a aura de herói, salvador do povo e mártir por ter morrido num acidente/atentado(?).

    Sem acidente, a esta hora era vilipendiado como todos os outros.
    • reg
    • há 3 dias

     # 17

    outra coisa que não entendo, os supostos "constitucionalistas" e comentadores andaram a dizer que a proposta do Chega para a redução do número de deputados não precisa de ser alterada na constituição, pois tudo bem, mas a proposta é de redução para 100 deputados, portanto sim é preciso mudar a constituição, anda muita muita mesmo desinformação por aí, a mesma coisa com a prisão perpétua, que é revista, mas não é por aí, basta retirarem o limite de 25 anos, que poderemos ter penas de 100 e tal anos, ou no limite colocar 50 anos por exemplo como compromisso, não faz é sentido alguém que mate 1 pessoa ficar preso o mesmo tempo que alguém que matou 100 pessoas.
  11.  # 18

    Colocado por: Carvai
    Claro que a politica portuguesa teria sido muito diferente se o avião não tivesse sido abatido. Porque Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa tinham uma visão diferente para o País. A Snu foi uma vitima colateral de um atentado que falhou o alvo pretendido - Gen. Soares Carneiro - mas acabou por ser ainda pior para a politica portuguesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava


    Mas o gen. Soares Carneiro era suposto ir no avião?
    A ideia que eu tenho é que ele já estava no Porto. Creio que a viagem do Amaro da Costa era para participar num comício de campanha, a ida do Sá Carneiro terá sido combinada na tarde desse dia.
    Na verdade há milhentas teses para o que aconteceu, mas pelo que fui lendo ao longo dos anos a convicção com que fiquei foi de que se foi um atentado, o alvo fazia sentido que fosse o Amaro da Costa, que era ministro da defesa e tinha a responsabilidade do negócio do armamento.
    Claro que se o Sá Carneiro não tivesse morrido, algumas coisas teriam sido diferentes, outras talvez não. Nunca saberemos o que teria acontecido, por isso cada um fará o juízo que entender. Quem sabe se o homem não teria sido o condutor do pais para um caminho de maior progresso e desenvolvimento, ou se não se fartava da politica e voltava para o escritório de advocacia.
  12.  # 19

    Colocado por: regoutra coisa que não entendo, os supostos "constitucionalistas" e comentadores andaram a dizer que a proposta do Chega para a redução do número de deputados não precisa de ser alterada na constituição, pois tudo bem, mas a proposta é de redução para 100 deputados, portanto sim é preciso mudar a constituição, anda muita muita mesmo desinformação por aí, a mesma coisa com a prisão perpétua, que é revista, mas não é por aí, basta retirarem o limite de 25 anos, que poderemos ter penas de 100 e tal anos, ou no limite colocar 50 anos por exemplo como compromisso, não faz é sentido alguém que mate 1 pessoa ficar preso o mesmo tempo que alguém que matou 100 pessoas.


    Pessoalmente não vejo qualquer problema em reverem a constituição. Aliás, na legislatura que terminou abruptamente em 2023, já estava em curso uma revisao (salvo erro seria a sexta), julgo até que já havia algum acordo sobre o essencial dessa alteração entre os varios grupos parlamentares.
    Claro que é natural que havendo uma maioria de direita tão expressiva, os partidos que protagonizam essa maioria queiram como que "deixar a sua marca", mas não nos confundamos a constituição não é impeditiva de qualquer reforma que a direita queira fazer. Aliás, a revisão só foi proposta agora pela IL, porque só nesse processo é que a IL se torna relevante, porque pode constituir a maioria de 2/3 quer com PSD+Chega quer com o PSD+PS. Como diz um lúcido comentador de direita da nossa praça (Francisco Mendes da Silva), a revisão constitucional é uma espécie de "doença infantil da direita portuguesa", no sentido em que alterar a constituição não é fazer reforma nenhuma e para fazer reformas não é necessario alterar a constituição.
    Na verdade, salvo o tal preâmbulo que faz tanta comichão às mentes mais sensiveis da direita, tudo o resto é, perdoem-me, treta.
    Na economia, não ha nada que a direita queira fazer e que seja impedido pela constituição. O mesmo se passa na saude, na educação, na segurança social e por aí fora.
    Se a direita não quizer alterar o perfil do regime, coisa que seria muito dificil, dada a existência do limites materiais da revisao, o resto é mudar paleio e qualquer antagonismo em torno disso não passa de fogacho.
    Se os três partidos que constituem a maioria histórica de direita quiserem mudar mesmo alguma coisa no pais, talvez fosse mais importante tentarem encontrar uma plataforma comum para avancarem nas tais reformas estruturais, em vez de se porem a discutir o sexo dos anjos em torno da constituição. A minha ideia é que o LM não vai embarcar (pelo menos para já) nesta treta, até porque isso era só vantajoso para o Chega, que como já se viu é quem tem as propostas mais extremadas nesta matéria.
    Concordam com este comentário: lmcaet, dmanteigas
  13.  # 20

    Colocado por: AMG1Como diz um lúcido comentador de direita da nossa praça (Francisco Mendes da Silva)

    Isto só pode ser uma piada, esse senhor de lúcido nada tem e muito menos representa a direita.
    No máximo, representa um centro fofinho com inclinação para a esquerda.
 
0.1334 seg. NEW