Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou a terminar a minha tese em simulação dinâmica de edifícios e precisava de uma opinião.

    O edifício em estudo possui um caldeira a gás de 400 kW que vai distribuir a água por ventiloconvectores a 4 tubos, e eu gostaria de de alterar o sistema para um mais renovável e mais eficiente.

    Pensei em armazenamento de energia solar para produção de hidrogeno através da eletrolise da água e depois utilizar esse hidrogénio em caldeiras, só que a potência térmica necessária é muito elevada e não deverá ser suficiente.

    Precisa de ouvir umas opiniões à cerca disso, de forma a apresentar uma boa melhoria.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: BOCoelho99Pensei em armazenamento de energia solar para produção de hidrogeno através da eletrolise da água e depois utilizar esse hidrogénio em caldeiras, só que a potência térmica necessária é muito elevada e não deverá ser suficiente.


    E não é mais eficiente usar a energia solar diretamente (seja fotovoltaica ou termica) para aquecer e acumular agua quente, em vez de perder pelo menos uns 30% na conversão para hidrogénio?
    Concordam com este comentário: BOCoelho99, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOCoelho99
  3.  # 3

    Sim, concordo com o que está a dizer, mas o objetivo do hidrogénio seria armazenar nos períodos de calor para depois utilizar nos períodos de frio.
  4.  # 4

    Colocado por: BOCoelho99Sim, concordo com o que está a dizer, mas o objetivo do hidrogénio seria armazenar nos períodos de calor para depois utilizar nos períodos de frio.


    Ok, para acumulação sanzonal faz sentido. Mas ai começa a ter um problema de capacidade de acumulação, diria.

    Veja por exemplo as datasheets destes equipamentos.

    Assim de cabeça diria que tem que dimensionar o sistema para nos meses de sol, satisfazer as necessidades de agua quente com recurso a solar (termico ou PV) e simultaneamente ter capacidade PV suficiente para assegurar a eletrolise.

    https://en.huadehydrogen.com/product.php

    Quando me refiro a problemas de acumulação é assumindo que a ideia e gerar quantidades montras de H2 durante o verão para usar no inverno.

    Não é impossível, mas é uma questão de escala.
    Perceber quantos Kwh necessita por dia, e perceber pela eficiência da caldeira com H2 quantos kg precisa de gastar por dia.
    E perceber quanto é que tem que acumular nos meses mais favoráveis.

    Dando sempre prioridade a aquecimento solar direto, sempre que possível com backup H2 nos restantes períodos.


    atenção as perdas. Perde logo 30% da capacidade solar PV a fazer a eletrolise, e depois perde no uso do H2.
    Usando uma caldeira H2 em combustão deve conseguir aproveitar 90% da energia acumulada no H2. Se for para converter de novo para eletricidade deve andar nos 60%.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
 
0.0076 seg. NEW