Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Estou a terminar a minha tese em simulação dinâmica de edifícios e precisava de uma opinião.

O edifício em estudo possui um caldeira a gás de 400 kW que vai distribuir a água por ventiloconvectores a 4 tubos, e eu gostaria de de alterar o sistema para um mais renovável e mais eficiente.

Pensei em armazenamento de energia solar para produção de hidrogeno através da eletrolise da água e depois utilizar esse hidrogénio em caldeiras, só que a potência térmica necessária é muito elevada e não deverá ser suficiente.

Precisa de ouvir umas opiniões à cerca disso, de forma a apresentar uma boa melhoria.

Obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: BOCoelho99Pensei em armazenamento de energia solar para produção de hidrogeno através da eletrolise da água e depois utilizar esse hidrogénio em caldeiras, só que a potência térmica necessária é muito elevada e não deverá ser suficiente.

E não é mais eficiente usar a energia solar diretamente (seja fotovoltaica ou termica) para aquecer e acumular agua quente, em vez de perder pelo menos uns 30% na conversão para hidrogénio?
    Concordam com este comentário: BOCoelho99, mafgod, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOCoelho99
  3.  # 3

Sim, concordo com o que está a dizer, mas o objetivo do hidrogénio seria armazenar nos períodos de calor para depois utilizar nos períodos de frio.
  4.  # 4

Colocado por: BOCoelho99Sim, concordo com o que está a dizer, mas o objetivo do hidrogénio seria armazenar nos períodos de calor para depois utilizar nos períodos de frio.

Ok, para acumulação sanzonal faz sentido. Mas ai começa a ter um problema de capacidade de acumulação, diria.

Veja por exemplo as datasheets destes equipamentos.

Assim de cabeça diria que tem que dimensionar o sistema para nos meses de sol, satisfazer as necessidades de agua quente com recurso a solar (termico ou PV) e simultaneamente ter capacidade PV suficiente para assegurar a eletrolise.

https://en.huadehydrogen.com/product.php

Quando me refiro a problemas de acumulação é assumindo que a ideia e gerar quantidades montras de H2 durante o verão para usar no inverno.

Não é impossível, mas é uma questão de escala.
    Perceber quantos Kwh necessita por dia, e perceber pela eficiência da caldeira com H2 quantos kg precisa de gastar por dia.
    E perceber quanto é que tem que acumular nos meses mais favoráveis.

Dando sempre prioridade a aquecimento solar direto, sempre que possível com backup H2 nos restantes períodos.

atenção as perdas. Perde logo 30% da capacidade solar PV a fazer a eletrolise, e depois perde no uso do H2.
    Usando uma caldeira H2 em combustão deve conseguir aproveitar 90% da energia acumulada no H2. Se for para converter de novo para eletricidade deve andar nos 60%.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  5.  # 5

Sempre ouvi dizer que o hidrogénio é a pior opção de todas para o que quer que seja, a não ser para foguetões. Precisamente pela questão do armazenamento. E por isso me espanta muito estar a "ouvir falar" em armazenar do verão para o inverno...

Vou seguir o tópico.
  6.  # 6

Colocado por: jorgemlflorencioE por isso me espanta muito estar a "ouvir falar" em armazenar do verão para o inverno...

Faz algum sentido para armazenamento sanzonal de energia solar por exemplo.
    Porque mais vale perder 30% e ter o resto para guardar no inverno do que não o poder guardar de todo.

A par com os parques solares começa a ser comum:
    - bancos de baterias para armazenamento de curta duração - ciclo diário (ou sub-diário para equilíbrio imediato da rede em caso de défice pontual)
    - hidro-bombagem (ciclo diário ou media duração)
    - hidrogénio- ciclo sanzonal.

Mas há muitas opções
      IMG_0739.png
  7.  # 7

Colocado por: BOCoelho99O edifício em estudo possui um caldeira a gás de 400 kW que vai distribuir a água por ventiloconvectores a 4 tubos, e eu gostaria de de alterar o sistema para um mais renovável e mais eficiente.
    e usar uma bomba de calor ao inves de somente um chiller?
    vantagens: menores custos iniciais, menor payback time
    complementar com PV reduzindo a peugada ecológica e menor consumo de energia primaria
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio

0.0133 seg. NEW