Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Comprei recentemente um apartamento antigo, com o intuito de remodelá-lo e torná-lo na minha habitação permanente.

O empreiteiro geral a quem adjudiquei a obra comprometeu-se a fazê-la e entregar-me o apartamento, pronto a habitar, numa data com a qual ambos concordámos verbalmente. Infelizmente, essa data há muito foi ultrapassada sem que a obra esteja finalizada, prevendo-se que ainda estejam por cumprir, pelo menos, mais 15 dias de trabalhos. Através de email, contestei a situação e, até esta data, não tive resposta do empreiteiro.

Não tendo eu acordado nova data e tendo-se o empreiteiro remetido ao silêncio quanto a novo prazo, poderei penalizá-lo financeiramente e imputar-lhe responsabilidades quanto a custos acrescidos que eu venha a ter enquanto a obra não me for entregue?

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos,

Paulo Oliveira
  2.  # 2

Se o acordo foi "verbal" é claro que não pode fazer nada e está nas mãos dele. Eles vão aproveitando tudo o que lhes aparece sem se preocuparem com o que prometeram e deixam tudo para o fim. Comigo dão-se mal, na ultima vez que fiz obras fizeram-me o mesmo, o empreiteiro prometeu-me que nos entregava a casa pronta em 2 meses e passaram mais de 3... Não fiz mais, chamei outro empreiteiro para terminar o serviço e fiquei-lhe a dever os últimos trabalhos, cerca de 1300 euros... Essa gente está mal habituada e a culpa é de quem os habitua mal
  3.  # 3

Se o acordo foi verbal não à maneira de penaliza-lo, pode contudo, se não estiver a perder dinheiro trocar de empreiteiro.
    No caso de estar a perder dinheiro já fica mais complicado para si.

Cumprimentos
    JJ
  4.  # 4

No início é tudo muito lindo, 31 de boca que não queremos que o Estado meta o nariz nos nossos assuntos. O pior é depois...
  5.  # 5

Isso é bem verdade,

para escaparmos a inspecções e pagamentos de taxas e alterações aos projectos tentamos fazer as coisas à TUGA, um empreiteiro sem alvara e sem garantias e depois surgem estes problemas.

Eu critico mas também sou um pouco assim, sempre a tentar fugir...

cumps
    JJ
  6.  # 6

Apesar de não o ter mencionado (por esquecimento) possuo um documento mais formal que me foi entregue pelo empreiteiro que é o mapa de obra (com a descrição dos trabalhos, datas de execução, etc.) onde está bem expresso o dia de entrega.

Não posso considerar isso suficiente?
  7.  # 7

Nesse caso o melhor seria consultar um advogado. Mas infelizmente a justiça em Portugal é muito lenta e isso vai arrastar-se, como deve saber.

Você já pagou o trabalho ? É um erro tremendo pagar adiantado, no meu caso quando fiz obras só pagava no final do trabalho feito. Ou seja, as obras eram feitas por partes e na conclusão de cada parte o empreiteiro recebia o dinheiro...

O mal é as pessoas aceitarem todas as condições exigidas pelos empreiteiros em vez de tentarem precaver os seus interesses. Nunca se deve pagar nada antecipadamente porque assim fica-se nas mãos dos empreiteiros. Em ultimo caso só se deve pagar antecipadamente uma parte do dinheiro

Caso ainda não lhe tenha pago ou esteja a dever-lhe trabalhos, experimente ameaça-lo dizendo que irá usar o dinheiro que lhe deve para contratar uma empresa daquelas de "24 horas" para terminar imediatamente o serviço...
    •  
      FD
    • 24 março 2010

# 8

Colocado por: japazulNão posso considerar isso suficiente?

Pode, mas já é caso de justiça aferir a possibilidade de considerar esse documento como um compromisso ao invés de uma estimativa, por exemplo...

0.0086 seg. NEW