Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos

Vivo há uns anos numa moradia com cave toda aberta com aproximadamente 80m2. Como a família está a crescer vou precisar de usar o espaço da cave de outra forma. Por um lado gostava de fazer divisões para os seguintes espaços:
    - um espaço para escritório, onde passo grande parte do meu dia (actualmente uso um quarto);
    - um espaço para colocar o ferro de engomar e arrumos para roupa que se usa menos;
    - uma sala para ter as tralhas dos miúdos e para poderem brincar à vontade;

Podem consultar a imagem em anexo com a planta (10mx10m). A vermelho assinalei a posição dos ACs e a azul o acesso ao pátio exterior.

Por outro lado gostava de minimizar as divisões físicas porque a cave não tem VMC e só tem uma porta para um pátio exterior de um dos lados o que dificulta a circulação de ar. Embora não tenha humidade nas paredes, o ar da cave é húmido e gostava de melhorar a qualidade do ar para se tornar mais agradável passar mais tempo lá. Ponderei colocar VMC na cave mas talvez seja demasiado esforço/custo só para essa divisão? Colocar desumidificadores também seria um opção, mas se possível, gostava ter que evitar andar a despejar água todos os dias.

Sendo assim gostava que me ajudassem com opiniões sobre formas de dividir a cave sem comprometer demasiado a circulação do ar. E também sobre que soluções considerar para melhorar a qualidade do ar.

Muito obrigado.
      Screenshot 2025-04-18 at 11.09.35.png
  2.  # 2

Algo que me esqueci de mencionar: faz sentido contratar um arquitecto de interiores para um projecto deste tipo? À partida parece-me um exagero mas posso estar a subestimar a complexidade da obra.
  3.  # 3

Se não precisa de pormenores de decoração. Será suficiente contratar um arquitecto, para ajudar a resolver a organização e constrangimentos técnicos será suficiente.
  4.  # 4

Isso é usado como garagem também?
  5.  # 5

Será suficiente contratar um arquitecto, para ajudar a resolver a organização e constrangimentos técnicos será suficiente.

Como estava a pensar apenas fazer divisões (sem necessitar de canalização, tomadas, pontos de luz e/ou rede) tinha esperança que não fosse necessário. Se estiver enganado, o orçamento também terá que ser bem maior.

Isso é usado como garagem também?

Não, o único acesso é através das escadas que dão acesso à sala do piso 0.

0.0095 seg. NEW