Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos

Vivo há uns anos numa moradia com cave toda aberta com aproximadamente 80m2. Como a família está a crescer vou precisar de usar o espaço da cave de outra forma. Por um lado gostava de fazer divisões para os seguintes espaços:
    - um espaço para escritório, onde passo grande parte do meu dia (actualmente uso um quarto);
    - um espaço para colocar o ferro de engomar e arrumos para roupa que se usa menos;
    - uma sala para ter as tralhas dos miúdos e para poderem brincar à vontade;

Podem consultar a imagem em anexo com a planta (10mx10m). A vermelho assinalei a posição dos ACs e a azul o acesso ao pátio exterior.

Por outro lado gostava de minimizar as divisões físicas porque a cave não tem VMC e só tem uma porta para um pátio exterior de um dos lados o que dificulta a circulação de ar. Embora não tenha humidade nas paredes, o ar da cave é húmido e gostava de melhorar a qualidade do ar para se tornar mais agradável passar mais tempo lá. Ponderei colocar VMC na cave mas talvez seja demasiado esforço/custo só para essa divisão? Colocar desumidificadores também seria um opção, mas se possível, gostava ter que evitar andar a despejar água todos os dias.

Sendo assim gostava que me ajudassem com opiniões sobre formas de dividir a cave sem comprometer demasiado a circulação do ar. E também sobre que soluções considerar para melhorar a qualidade do ar.

Muito obrigado.
      Screenshot 2025-04-18 at 11.09.35.png
  2.  # 2

Algo que me esqueci de mencionar: faz sentido contratar um arquitecto de interiores para um projecto deste tipo? À partida parece-me um exagero mas posso estar a subestimar a complexidade da obra.
  3.  # 3

Se não precisa de pormenores de decoração. Será suficiente contratar um arquitecto, para ajudar a resolver a organização e constrangimentos técnicos será suficiente.
  4.  # 4

Isso é usado como garagem também?
  5.  # 5

Será suficiente contratar um arquitecto, para ajudar a resolver a organização e constrangimentos técnicos será suficiente.

Como estava a pensar apenas fazer divisões (sem necessitar de canalização, tomadas, pontos de luz e/ou rede) tinha esperança que não fosse necessário. Se estiver enganado, o orçamento também terá que ser bem maior.

Isso é usado como garagem também?

Não, o único acesso é através das escadas que dão acesso à sala do piso 0.
  6.  # 6

Segundo percebo, há um único ponto de entrada de sol e ar fresco, que fica no canto superior esquerdo da planta. Se começar a fazer muitas paredes aí, alguma coisa vai ficar luz e circulação de ar.

Já ponderou dividir isso de forma não-rígida? Dividir o espaço em diferentes áreas de utilização por biombos (ou estantes ou outra coisa qualquer) que pudesse alterar a disposição a qualquer momento. Assim ia experimentando o que melhor funcionaria para si.

Vejo um contra nesta solução: querer trabalhar sossegado no escritório enquanto as crianças fazem barulho ao lado.
  7.  # 7

Não sendo eu arquitecta nem trabalhando no ramo, diria que o escritório poderia ser pensado no espaço onde tem luz natural, usando divisórias de vidro (pelo menos meia parede) relativamente ao restante espaço para que este possa usufruir de luz natural também. Todavia, se quer usar o espaço como play area para os miúdos, o vidro pode não ser a melhor solução. Como mãe, vejo aí alguns problemas: por um lado, ter o espaço de trabalho junto ao espaço de brincar vai tornar impossível que trabalhe quando os miúdos aí estão; por outro, ter o espaço de brincar afastado do resto das áreas comuns da casa vai obrigar a que, pelo menos numa fase de alguns anos, pelo menos um adulto tenha de estar nesse local a brincar com os miúdos, impedindo um tão importante multitasking quando se tem crianças. Aqui em casa precisamos sempre de ter o pequeno sob o nosso radar quando estamos a fazer tarefas e a cozinhar, pelo que ter a área de brincadeira isolada num outro piso impediria que fizéssemos tudo em simultâneo. Não sei que idade têm as crianças, mas porque todas estas questões são tão importantes quanto os aspetos técnicos, acho que contratar quem lhe projete o espaço, tendo em consideração o melhor aproveitamento das restantes áreas da casa, pode ser mesmo um bom investimento a longo prazo.

0.0108 seg. NEW