Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Como outros utilizadores peço desculpa por ser um tópico já bastante abordado mas li as discussões anteriores e não consigo clarificar a questão, por isso peço a vossa paciência e ajuda:

Construção nova, não é habitação mas pretende -se o mais confortável possível e talvez no futuro pedir alteração de uso.

Zona húmida mas construída com desvão sanitário e laje aligeirada.

Vamos agora passar os tubos de água e eletricidade e temos 15cm para encher.

1a questão: seria suficiente uma massa com leca 7 cm e depois uma betonilha de 5 cm para finalizar e assentar o chão?

2a questão: faz sentido usar floormate+leca ou a mistura com leca já ajuda a um bom isolamento?

É uma obra pequena, a parte interior tenho que ser eu a fazer com um pedreiro por motivos de orçamento e o arquiteto/engenheiro que fez o projeto não é uma pessoa disponível para eu estar sempre a pedir conselho. "Escolhi" fazer assim, o empreiteiro fez a estrutura da casa e agora os acabamentos são connosco.

Ou seja, o que vos parece esta solução e ordem de trabalhos:

Tubos água e eletricidade
    Massa com leca cerca de 7cm de altura
    Betonilha cerca de 5cm para finalizar e regularizar
    Tijoleira

Obrigado

PS: não sendo habitação não tem estudo térmico
  2.  # 2

Zona húmida com desvao sanitário o que tem que se preocupar é com as humidades ascendentes.
    Isso foi acautelado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Murteira
  3.  # 3

Obrigado Zé

Pensava que esse era o propósito do desvão sanitário, reduzir a área de contacto com a terra e ser arejado por baixo da laje, reduzindo assim a ascensão por capilaridade.

Não é assim?

De resto, faz sentido a ordem de trabalhos que mencionei?

Obrigado
  4.  # 4

Não, obriga a 5cm isolamento térmico tipo xps. Ou projeta espuma PU em cima disso tudo e faz a Betonilha e não mete a leca 7cm
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 5

Um desvao sanitário é uma solução que apenas deve ser usada quando nenhuma outra é possível.
    Numa situação de terrenos húmidos, então é que não deve mesmo ser usada
  6.  # 6

Obrigado a ambos.

Zé, pode explicar me porquê?

Como disse, pensava que o desvão sanitário era mesmo para prevenir capilaridade!!

Ricardo, o facto de a casa estar levantada do chão não ajuda a isolar, ou seja a reduzir a transferência de calor do solo para o interior da construção?

Vocês que percebem melhor de isolamento, o XPS é muito superior à leca?
  7.  # 7

O desvao funciona como estuda que vai fazer evaporar a humanidade do solo.
    Essa humidade vai depois condensar na face inferior da lage e acaba por ser absorvida por ela
  8.  # 8

E tentar arejar esse espaço, abrindo caminho para o arquiteto circular?

Ou sendo betão e uma vez que são as fundações da casa não se pode?

De qualquer forma, uma vez que foi o sugerido pelo arquiteto/ eng e já está construído tenho que seguir em frente..

Tem algum conselho sobre a melhor forma de prosseguir??

Obrigado
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaUm desvao sanitário é uma solução que apenas deve ser usada quando nenhuma outra é possível.
    e quando o perfil do terreno e cotas do projecto permitem a ventilação correta desse espaço. vejo demasiados 'desvãos' completamente enterrados no solo ou com uns tubinhos de 3 polegadas a fazer de conta que ventilam
  10.  # 10

Colocado por: Pedro MurteiraComo disse, pensava que o desvão sanitário era mesmo para prevenir capilaridade!!
    não. o desvão serve para ventilar por baixo da laje para evitar condensações. a capilaridade trata-se com a impermeabilização da estrutura.

quando não forem acauteladas essas premissas é a pior coisa que pode fazer.
  11.  # 11

Colocado por: Pedro Murteira
    Tem algum conselho sobre a melhor forma de prosseguir??
    por curiosidade.. tem um desenho em corte desse espaço?
  12.  # 12

Colocado por: antonylemose quando o perfil do terreno e cotas do projecto permitem a ventilação correta desse espaço. vejo demasiados 'desvãos' completamente enterrados no solo ou com uns tubinhos de 3 polegadas a fazer de conta que ventilam

Assim demonstra que tem conhecimento sem ajudar a pessoa que está a pedir conselho...

Como posso fazer para o edifício ficar seco e confortável?

Mais tarde faremos drenagem à volta, agora refiro-me ao isolamento do chão e eventualmente arejamento do desvão.

Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: antonylemosnão. o desvão serve para ventilar por baixo da laje para evitar condensações. a capilaridade trata-se com a impermeabilização da estrutura.

quando não forem acauteladas essas premissas é a pior coisa que pode fazer.

Vou procurar

Como é que devia ter sido acautelado?

Isto é muito frustrante e pelo que procurei no fórum é muito frequente:

A pessoa procura arquiteto engenheiro e empreiteiro e espera que nos ajudem com a melhor solução e competência. que mais pode um DO sem conhecimento de construção fazer??
  14.  # 14

Colocado por: Pedro Murteirasem ajudar a pessoa que está a pedir conselho
    você ainda não nos mostrou um corte por esse espaço.. até pode ser que tenha sido bem desenhado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Murteira
  15.  # 15

Tem razão
    Não estou a encontrar, se calhar não tenho..

Só estou a encontrar isto
  16.  # 16

Isso é o projeto de estabilidade que parece ser uma completa aberração
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

Não permite abrir o ficheiro que eu postei??

Estou quase a sair para o trabalho, tenho que dar seguimento mais tarde ou amanhã.

Agradeço a vossa ajuda.

Antony o Zé da silva disse que o problema é que o desvão faz condensação...

Posso fazer abertura à posteriori para arejar ou é disparate?

Como devia ter sido acautelada a ascensão da humidade?

E como devo prosseguir mesmo que não tenha sido construído da melhor forma?

Obrigado e boa noite
  18.  # 18

Porquê Zé?

A pessoa fica desesperada com um comentário que não explica o problema..
  19.  # 19

Zé da silva e Antony, vocês estão em que zona do país?
  20.  # 20

Colocado por: Pedro MurteiraPorquê Zé?

A pessoa fica desesperada com um comentário que não explica o problema..

Aparentemente parece ser uma construção simples sem grandes cargas.
    Pilares com ferros de 20 e de 16?
    Vigas e lintéis para o projetista é tudo igual e como tal vai tudo corrido a ferro de 16
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0166 seg. NEW