Iniciar sessão ou registar-se
    • samuca
    • 22 março 2010 editado

# 1

Fala-se tanto das imobiliarias...E os compradores que depois das visitas com as imobiliarias,vão por tras para negociar a casa com o
    prorietario.É verdade ou não?É Justo?
    Concordam com este comentário: eliseumateus
    • altar
    • 22 março 2010 editado

# 2

eu tenho a minha casa à venda em várias imobiliárias

vir um cliente atrás a tentar negociar comigo, não, não acho justo porque afinal as imobiliárias também tiveram os seus custos em promover o meu imóvel e também porque me arranjam possíveis compradores

O que eu acho injusto é muitas imobiliárias cobrarem uma comissão altíssima, algumas cobram 5 % + IVA

Quando há negociação do valor final, o que acho injusto é ser eu a suportar todo o desconto, isso é que acho injusto....

ou seja, eu tenho que descontar + 3.000 euros, ou mais, e as imobiliárias não ? nem um tostão ?

claro que algumas acedem em fazer desconto, mas nem todas...

tenho a casa à venda desde Setembro de 2009, e acho que não se vende.....e já baixei o preço 2 vezes....já não ganho nada

neste momento as casas da gama média ( entre 120.000 a 150.000 ) não se vendem nada
  1.  # 3

Concordo com altar.
    Também eu tenho a minha casa a venda um T3 e podia estar a vende-la por menos do que aquilo que estou a vender mas não posso devido aos elevados custos das comissões das empresas imobiliárias.
  2.  # 4

Samuca olá.
    Claro que é injusto. No negócio do imobiliário há como em todos, há gente mais ou menos séria, por vezes calha ao Angariador Imobiliário encontrar-se com dois da espécie menos séria.
    Entretanto o Mediador tem obrigação de estar atento e reclamar o seu rendimento e pagar a parte do Angariador, nem que seja em tribunal!
    O trabalho do Angariador Imobiliário é tão digno e merecedor de retribuição como qualquer outro!
    Há países em que a intervenção do Mediador Imobiliário é obrigatória, tem de estar presente e assinar também a escritura, assim é mais difícil haver vigarice. Isto porque há muita gente que se comprar ou vender uma ou duas casas em toda a vida já é uma sorte, quer dizer não percebe nada do assunto. O responsável pela limpeza no negócio é do Mediador.
  3.  # 5

Altar olá.
    Gostei da primeira parte do que acima escreveu, é assim que as pessoas de bem agem.
    Quanto à segunda parte não estou nada de acordo.
    Então quer dizer tem uma casa para venda há quase mais de dois anos, como centenas de proprietários, e se aparecer um Angariador Imobiliário que encontra um comprador para a sua casa, com quem fez um Contracto de Mediação Imobiliária, em que todas as questões estão escritas e claras, e acha-se no direito de unilateralmente alterar esse contracto.
    Então e o Angariador Imobiliário que passou meses a correr para mostrar a sua casa o melhor que sabe, com sacrifícios, custos pessoais e familiares de tempo e dinheiro, à chuva ou a torrar ao Sol, sem qualquer garantia de sucesso, a ouvir comentários de proprietários que mandam o negócio por água a baixo na hora.
    Quando encontram um pobre comprador que dá 120.000€ por uma casa que bem feitas as contas não vale 100.000€, quer baixar valor o trabalho feito.
    Então e eu, Angariador Imobiliário, depois de uma luta de meses com uma grave quebra nos rendimentos legitimamente esperados não tenho o direito de exigir uma comissão de 6 ou 10% mais IVA?
  4.  # 6

6% a 10% de comissão + IVA!!! :O
    Onde isto vai parar.

Frankie, vou acha que só os angariadores imobiliários é que fazem sacrificios? Então os pobres dos homens do lixo? As donas de casa? Empregadas domésticas, etc?
    E olha que esses não vão buscar 6% a 10% a casa dos outros. Isso bem feito seria um preço fixo por transacção. Afinal qual é a diferença entre vender um casa de um milhão de euros e outra de cem mil euros? Você numa vai buscar cem mil euros e noutra dez mil euros, é essa a grande diferença. E por um bem que não é, nunca foi e provavelmente não irá ser seu! E só tem que fazer praticamente o mesmo nas duas transacções (publicitar, mostrar e transaccionar). Não seria mais justo levarem um preço fixo e pronto (mesmo que seja elevado)?

Por essa e por outras que vendi o meu apartamento pela net. Há tantos serviços gratuitos e outros bem baratos. Ganhei mais cinco mil euros que era a comissão das agências (que só tiveram o trabalho de o colocar na net e pouco mais).

Bom ano para todos
  5.  # 7

Quando o mercado estava a subir e a valorizar com especulação, 25% das vendas no máximo passavam pelas imobiliárias e 75% era de trata o próprio. As % que eu mencionei só se inverteram por causa da crise e pelos resultados que as imobiliarias / angariadores apresentam, pelas ferramentas que utilizam e pelo mercado que alcançam. Noutros tempos, apesar da estupida especulação que se fazia, o proprietário não precisava de ninguem para ganhar muitissimos €€€.

Seriedade há em todo lado mas tambem faz falta em todo lado - sejam angariadores, construtores, banca e consultores financeiros, camaras, arquitetos, enfim, estamos a falar do que envolve a construção, terra muuuuuito fertil em corrupção.

Hoje em dia, e quem comprou há poucos anos, tem de se preparar para perder dinheiro. O mercado já caiu mas ainda vai cair mais! Principalmente devido ao corte da banca (avaliações, % de financiamento, spreads,...).

É o fim da especulação e do mercado como o conheciamos! Culpados da situação anterior? TODOS NÓS! Porque nós, sejamos construtores, angariadores, banca, mediadores, COMPRADORES, etc, assim impulsionamos e permitimos a especulação!

Muitos casos em que o vendedor terá de pedir um crédito pessoal para liquidar o credito habitação, porque o mercado já não aguenta simplesmente o valor em divida oa banco... Esta é a triste realidade com a qual se confrontam inumeras familias portuguesas, que trocam de casa por necessidade (por explo, viviam num T1 e apareceu um filho) e não por simples capricho!

Agora dizerem que agora a culpa é da comissão imobiliária e não da anterior especulação, ou do custo do projecto de arquitetura, ou do lucro do construtor, ou... enfim!

A sorte do proprietário, é que pode escolher entre vender o próprio ou milhares de imobiliarias registadas e optar por Preço ou Resultados.

Mais uma vez, os culpados da situação de anterior especulação, somos todos nós!!! Não adianta assobiar para o lado.
  6.  # 8

Custa-me sempre quando leio alguém queixar-se de condições que aceitou...

Ou bem que se aceita o serviço, pelo preço que é oferecido, ou não.
    Agora aceitar as condições e depois vir dizer que se cobra muito e tal. Não acho justo, seja qual for o valor cobrado. Estava lá escrito e foi aceite. Nem que fosse 90%, foi a condição.

Eu conheço uma imobiliária que cobra 50%. Mas as casas são vendidas desde logo a um preço inflaccionado, e suportam deslocações de estrangeiros a portugal e demais programas, para mostrar a casa. Em que é que isto podem surpreender? É um serviço que como qualquer outro foi contratado, eles cobram 50% do valor. E então?
    •  
      FD
    • 4 janeiro 2011

# 9

Colocado por: Frankie_xllxnão tenho o direito de exigir uma comissão de 6 ou 10% mais IVA?

Como diz a Princesa, tem direito de exigir o que quiser, antes. Depois do contrato feito, tem direito ao que contratou, nada mais.
  7.  # 10

Colocado por: vmontalvao6% a 10% de comissão + IVA!!! :O
    Onde isto vai parar.

Frankie, vou acha que só os angariadores imobiliários é que fazem sacrificios? Então os pobres dos homens do lixo? As donas de casa? Empregadas domésticas, etc?
    E olha que esses não vão buscar 6% a 10% a casa dos outros. Isso bem feito seria um preço fixo por transacção. Afinal qual é a diferença entre vender um casa de um milhão de euros e outra de cem mil euros? Você numa vai buscar cem mil euros e noutra dez mil euros, é essa a grande diferença. E por um bem que não é, nunca foi e provavelmente não irá ser seu! E só tem que fazer praticamente o mesmo nas duas transacções (publicitar, mostrar e transaccionar). Não seria mais justo levarem um preço fixo e pronto (mesmo que seja elevado)?

Por essa e por outras que vendi o meu apartamento pela net. Há tantos serviços gratuitos e outros bem baratos. Ganhei mais cinco mil euros que era a comissão das agências (que só tiveram o trabalho de o colocar na net e pouco mais).

Bom ano para todos
  8.  # 11

Olá vmontalvao
    Devo ter-me explicado mal, eu só me referi aos 6 a 10% mais IVA para sublinhar a tremenda injustiça que é o vendedor/proprietário querer alterar as condições estabelecidas contratualmente.
    Aceitou. Quando lhe cheira que vai receber a grana porque o trabalho foi bem feito quer discutir a comissão porquê? Se o trabalho está feito penso que se deve pagar o combinada e ponto. Porquê baixar ou subir a comissão, percebeu agora????
    Quando a comissão for fixa devemos cobrar o valor que hoje cobramos nas casas baratas ou o das casas caras???? Ou seja Sr vmontalvao acha que devemos beneficiar os ricos ou chumbar os seus amigos pobrezinhos?
    Quanto a vender ou comprar na net é uma solução disponível para quem quiser, mas veja lá se apanha um vigaro pela frente, aí não há mediadora que lhe valha
  9.  # 12

Colocado por: FD
    Como diz a Princesa, tem direito de exigir o que quiser, antes. Depois do contrato feito, tem direito ao que contratou, nada mais.
  10.  # 13

É por isso que eu adoro as Princesas, tem sempre razão.
    Os contratos são feitos pelas partes envolvidas no negócio e se estiverem de acordo assinam.
    Quando o negócio se concretiza a comissão combinada deve ser paga no momento e percentagem combinados. Nem o proprietário/vendedor nem o mediador devem querer alterar o que está contratado.
    No entanto, volto a dizer, se o proprietário se sente com o direito de alterar a comissão para metade porque não o mediador (também tem os seus direitos) sentir que deve cobrar o dobro? Acham que alguma destas duas posições está correta? Eu não, o contrato está feito por escrito para que não hajam duvidas, certo?
  11.  # 14

Colocado por: Frankie_xllx

Aceitou. Quando lhe cheira que vai receber a grana porque o trabalho foi bem feito quer discutir a comissão porquê? Se o trabalho está feito penso que se deve pagar o combinada e ponto. Porquê baixar ou subir a comissão, percebeu agora????lha

Trabalho bem feito??!! Meu caro amigo, se o trabalho fosse bem feito, o mediador vendia pelo valor estabelecido no contrato, e recebia também o valor estabelecido para a comissão. Mas o Frankie, que vender por um valor abaixo do que está no contrato, mas pretende receber a comissão que está no contrato. Acho muito bem que se o vendedor tiver uma proposta abaixo do valor de venda, proponha à imobiliária baixar o valor da comissão em %, se a imobiliária não aceitar, ele também tem o direito de não querer vender a casa, e aí perdem os dois. Já vi muitos colegas seus deixarem de ganhar 5.000€, porque queriam ganhar 10.000€, para mim são burros, sempre ouvi dizer que mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
  12.  # 15

Frankie_xllx
    Quanto a vender ou comprar na net é uma solução disponível para quem quiser, mas veja lá se apanha um vigaro pela frente, aí não há mediadora que lhe valha

Esta não percebi. Se vendo a casa e recebo o dinheiro, onde mais posso ser vigarizado? Só o banco, julgo eu. Mas essa parte já não será comigo.
    Além de que não sei onde é que a mediadora poderá valer aqui?
  13.  # 16

Colocado por: Picareta

Trabalho bem feito??!! Meu caro amigo, se o trabalho fosse bem feito, o mediador vendia pelo valor estabelecido no contrato, e recebia também o valor estabelecido para a comissão. Mas o Frankie, que vender por um valor abaixo do que está no contrato, mas pretende receber a comissão que está no contrato. Acho muito bem que se o vendedor tiver uma proposta abaixo do valor de venda, proponha à imobiliária baixar o valor da comissão em %, se a imobiliária não aceitar, ele também tem o direito de não querer vender a casa, e aí perdem os dois. Já vi muitos colegas seus deixarem de ganhar 5.000€, porque queriam ganhar 10.000€, para mim são burros, sempre ouvi dizer que mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
  14.  # 17

Colocado por: Frankie_xllx

Começando pelo fim "quem muito se baixa..."
    O Frankie e a grande maioria dos seus colegas, querem vender, é o seu trabalho. Mais até têm uma ideia bem acertada dos valores de venda dos imóveis na sua zona de trabalho. Os proprietários, por quem tenho o máximo respeito, muitas vezes sonham com valores de venda, ou então são mesmo especuladores compram por 100 gastam 20 em obras e depois acham que têm de vender por 200...
  15.  # 18

Neste mercado em baixa extrema, (perdoe-me a pergunta tão direta) quem é que o convenceu que era garantido que podia ganhar dinheiro com a venda da sua casa?

Eu sei que é duro. Eu próprio sou dono de uma casa e que a quisesse vender hoje iria perder dinheiro. Mas eu sei que o mercado está assim e já compreendi que perder dinheiro com a venda não é nenhum drama. O que é importante é saber o que se vai fazer a seguir. Por exemplo, se eu perder dinheiro com a venda do meu hipotético T2 e depois fazer uma compra em baixa de um T3 maior, então eu até posso estar a fazer um bom negócio na soma dos 2 negócios.

As imobiliárias prestam serviços a custo zero até ao ponto em que conseguem criar a venda para os proprietários. Ou seja, há muito trabalho gratuito a ser feito para proprietários que insistem em vender acima do preço de Mercado. Isto não é uma critica nem um lamento - é uma constatação de um facto normal no Mercado português. Eu eventualmente não perderia uma venda, como mediador, se houvesse um esforço das partes envolvidas numa negociação. Mas as pessoas teriam que valorizar esses meu esforço - trata-se da minha única fonte de rendimento e é natural que eu defenda essa fonte de rendimento com algum zelo.

Eu penso que falta de ética existe no ser humano e não propriamente no posto que esse ser humano ocupa. Por isso há compradores trafulhas, proprietários trafulhas e mediadores trafulhas ... felizmente são poucos, embora façam estragos elevados, infelizmente.

0.0213 seg. NEW