Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Hoje deparo que por sei lá que razão o windows deixou de ler o CC.. consigo assinar través da app do governo mas por exemplo atrav´s do autocad ou dwgreader nao me deixa assinar, pede-me para inserir um cartão... mais alguém tem deparado com isto ou conhece a solução
      Captura de ecrã 2025-04-21 164522.jpg
  2.  # 2

Que medo!
    Essa ainda não me aconteceu.
    Tinha escrito uma mensagem em que referia a hipótese de experimentar o leitor noutro pc, mas claramente se funciona para um programa, também funcionaria para o outro.
  3.  # 3

Colocado por: ADROatelierhipótese de experimentar o leitor noutro pc,
    quando aconteceu de manha pensei que fosse isso e fui comprar um novo. até pensei fazer segunda via do CC...

depois de perder um dia inteiro na net encontrei num fórum que aconteceu a mais algumas pessoas depois da última atualização da windows.
  4.  # 4

Já resolveste?
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasJá resolveste?
    não
  6.  # 6

remove os certificados.
    desinstala os drives
    e volta a instalar tudo.

( já deves ter feito isso)
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas( já deves ter feito isso)
    já. a única solução é ir ter com um amigo e assinar em casa dele até a microsoft arranjar uma correção aos bugs
  8.  # 8

Tenho a última actualização do windows e aqui a assinatura de dwfx funciona.
    Quer-me parecer que o problema deverá estar no chip do seu CC.

Esse erro por vezes aparece-me apenas na assinatura de dwfx, mas basta retirar o CC e introduzir de novo no leitor e volta a ficar normal.
  9.  # 9

boa tarde.
    aproveitando este tópico:
    Não consigo assinar documentos DWFx com o novo CC, antes de pedir o PIN da assinatura digital, surge uma caixa de texto com a seguinte informação "I/O Error signing document". Os documentos do tipo PDF, assino normalmente.
    Alguém que já tenha passado pelo mesmo e tenha arranjado solução??
    Obrigado.
    Cumprimentos
  10.  # 10

Colocado por: fernandoFerreiraAlguém que já tenha passado pelo mesmo e tenha arranjado solução??
    mostra uma imagem do erro..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 11

Colocado por: antonylemosmostra uma imagem do erro..
      Screenshot-2025-04-22_18.45.57.png
  12.  # 12

escolheste o certificado correto?
  13.  # 13

Sim
  14.  # 14

Pelo que pesquisei é problema dos novos cartões de cidadão... Os certificados não são compatíveis com dwfx
  15.  # 15

Colocado por: fernandoFerreiraboa tarde.
    aproveitando este tópico:
    Não consigo assinar documentos DWFx com o novo CC, antes de pedir o PIN da assinatura digital, surge uma caixa de texto com a seguinte informação "I/O Error signing document". Os documentos do tipo PDF, assino normalmente.
    Alguém que já tenha passado pelo mesmo e tenha arranjado solução??
    Obrigado.
    Cumprimentos

É um problema conhecido do novo CC, a OA já tem conhecimento da situação, mas até à data ainda ninguém (supostamente do Governo) decidiu, ou apresentou solução, para ultrapassar o problema.

https://www.ordemdosarquitectos.org/noticias/noticia-constrangimentos-DWFX
    https://www.ordemdosarquitectos.org/noticias/constrangimentos_assinaturas_digitais_fev2025
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

Então não há solução? Como assino os desenhos?

0.0171 seg. NEW