Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Na area social eu cortava 1.5m em largura e dava-os em comprimento reduzindo a casa das maquinas. Eu sempre gostei de area social ao comprido em vez de mais 'quadrada'. Acho a casa de banho da suite um absurdo de grande e pessoalmente nao gosto de closets da dimensao de um quarto. Tb nao vejo grande utilidade em ter um duche no WC de servico.

No geral via-me perfeitamente a morar nesta casa... acho muito grande, mas isso e sempre uma questao de vivencia e opinioes. Se desse para remover aquele pilar e fazer um vao envidracado que permitisse 'abrir' completamente a sala cozinha para o exterior ficava lindo :D
  2.  # 2

Colocado por: marco1já vão dizer que estamos sempre a cascar quando aparece aqui uma planta

A planta tem um "bom" potencial de se fazer algo simples mas eficaz. Falta saber se quem meteu a planta concorda com as sugestões e se depois tem coragem para pedir ao arquitecto para "corrigir".

Não é a arquitectura do século, mas tal como um prato a degustar, por vezes aquelas refeições que nos deixam mais marcadas e preenchidos nem são as dos restaurantes mais caros ou com o melhor empratamento.

Sem desmanchar muito o trabalho feito, porque para mim acho inadmissível a suite estar logo numa zona tão central da casa, metia-a no canto direito (No local do quarto04) com o seu closet e WC na lateral toda direita, suprimindo o quarto 02 deste local.

O quarto 02 ficaria então no local do closet+WC da suite.

Anteriormente os quartos estados todos separados por outros espaços, e agora ficam todos em fila alinhados. Percebo a premissa de querer assim mas optimização de espaços e ganhos solares são dois factores actualmente mais importantes numa construção em 2025.

Isto libertava espaço na fachada sul, e permitiria ter os 3 quartos virados todos a sul porque mais uma vez, não há ganhos térmicos solares dignos, e tem de se criar essas aberturas a sul para espaços nobres.

Além da cozinha, agora todas as WC ficariam alinhadas na fachada Norte permitindo também uma melhor optimização das tubagens e esgotos. Toda a hidráulica da casa passaria pelo exterior na zona a norte.

Uma despensa com janela não faz qualquer sentido, e suprime logo a possibilidade de armários altos.

No entanto adicionaria uma janela na bancada de cozinha, mesmo que seja a norte. Precisa de adicionar uma fonte de luz natural aquela bancada.

Não consigo achar piada nenhuma aquela zona de entrada de 1.65x1.2m antes da porta de entrada. Mas isto é uma pintelhice.

São apenas pequenas modificações, trocando e rodando alguns dos "blocos" apresentados. E sem ir ao exterior, porque enquanto não se limpar esse interior, não se pode arrumar o exterior.
    Concordam com este comentário: HideCode
  3.  # 3

Viva Tf2025,

Está aí uma bela casa em termos de dimenção e pormenores, haja capital para a fazer 😊.

Se fosse para mim alterava uma serie de de coisas, mas isso tem muito haver, também, com o gosto pessoal de cada um.

O open space parece-me mais do que suficiente, você tem de opensapce + hall 75m2. Ora, para ter noção, devem existir muitos apartamentos T2 com suite com aproximadamente esse tamanho.

De resto concordo com a maioria dos comentários anteriores. Acrescento apenas que a entrada da casa com 3,3m de largura livres entre colunas parece-me muito. Também não gosto dos carros a passar tão próximo da casa e da garagem estar tão longe. Num dia de chuva apanha uma chuvada da garagem a casa.

Tenho duvidas relativamente aos limites, na minha zona, o limite minímo é de 5m até ao muro de separação entre lotes se existir janelas (que é o caso).
  4.  # 4

Colocado por: Tf2025A minha dúvida seria esteticamente se ficaria bem...?

Se o que o/a preocupa é a estética... ui, então se calhar é melhor rever o proj. todo...
  5.  # 5

para mim a garagem lá ao fundo pode ter várias justificações e ser acertado, não é por ai.
    tanto mais que pode "descarregar" as pessoas logo ali no alpendre junto á entrada, este por sua vez convinha ter ai uns 5 m em vez dos 4 m
    Concordam com este comentário: i.seabra
  6.  # 6

Gosto da planta, só não gosto da localização da garagem.

Imagine chegar a casa num daqueles dias de chuva torrencial e ter de fazer a caminhada da garagem para casa :(

Deveria ficar com acesso a casa, disso não prescindia.
  7.  # 7

paulos, ele tem ali mesmo á entrada da casa um alpendre, portanto não apanha chuva, em certos contextos a garagem tem outra razão de ser.
    muito sinceramente como arquiteto não vejo essa questão como primordial neste projeto
    vejo sim outras coisas que já referi algumas, tenho pena que com tanta área o projeto esteja interiormente sem sal e a sua organica funcional pouco harmoniosa. por ex um quarto com 16 m2 e não se vislumbra um sitio fixe para ter uma secretária, dois lavatórios tão juntinhos na wc que só mesmo abraçados é que se consegue estar ali....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  8.  # 8

Não sei se alguém já mencionou....negativos para todo o lado (anexos, churrasqueira, pátios, telhado/terraço). Cabos rede em todas as divisões (mesmo que não vá usar). Deixar quadro principal, ATI, etc centralizado na casa das máquinas e negativos ao telhado/terraço. Não sei se já tinha falado....negativos, muitos
    Concordam com este comentário: fabsil
  9.  # 9

Colocado por: marco1paulos, ele tem ali mesmo á entrada da casa um alpendre, portanto não apanha chuva, em certos contextos a garagem tem outra razão de ser.
    muito sinceramente como arquiteto não vejo essa questão como primordial neste projeto

Eu tambem gosto de ver a garagem no canto do terreno, suficientemente afastada da casa.
  10.  # 10

tudo tem um contexto e funcionalidade especifica em cada caso.
    faz sentido em contexto mais rural ter a garagem mais longe da casa por várias razões, como já referi não é por ai que peca este projeto a meu ver.
    O que se pode questionar é como o user disse que pretende aceder ao resto do terreno para alem da garagem, é a sua localização, portanto a passagem para esse terreno devia ser por ali e a entrada da garagem talvez ser de lado para essa passagem para tras.
  11.  # 11

vejo a garagem muito longe da casa. para o dia a dia, escapa, mas quando for às compras vai fazer o quê? para o carro junto à casa, descarrega e depois vai arrumar o carro. E se estiver a chover? vai arrumar o carro com as compras e depois quando parar de chover vai fazer aquela distância toda? não acho prático a localização da garagem

os arrumos junto à garagem, com aquelas janelas sacadas, estão mesmo visto que será mais uma tertúlia do que uma arrumação.

já que o lote é estreito eu faria a garagem logo com acesso para a estrada e desenvolvia depois a casa no resto do terreno, trazendo os arrumos ou a tertulia para junto da churrasqueira.
  12.  # 12

Colocado por: ALCLCFnegativos para todo o lado

O que são os negativos?
  13.  # 13

paulogsantos
    é a sua logica que terá a ver com as suas vivencias.
    já fiz um projeto em que a garagem estva lá ao fundo por várias razões, inclusive servir tambem a parte de tras do resto do terreno
    isso das compras é para descarregar no alpendre logo ali na entrada.
    enfim vou parar de bater no ceguinho, o mal da casa não é por ai, está mal desenhada noutros aspetos, de arquitetura tem pouco.
  14.  # 14

Colocado por: pauloagsantosvejo a garagem muito longe da casa. para o dia a dia, escapa, mas quando for às compras vai fazer o quê? para o carro junto à casa, descarrega e depois vai arrumar o carro. E se estiver a chover? vai arrumar o carro com as compras e depois quando parar de chover vai fazer aquela distância toda? não acho prático a localização da garagem

Nao vejo isso como um problema. Quando esta sol e so parar o carro a porta da entrada da casa. A chover tambem nao e o fim do mundo. E por fazer 5 ou 6m a chover que vem mal ao mundo?
    Pessoalmente nao vejo nenhuma desvantagem nisso.

E vejo varias vantagens em ter a garagem separada da casa. A mais importante e ter um espaco separado onde posso alem de estacionar o carro, fazer umas jantaradas sem incomodar ninguem em casa :D
  15.  # 15

Colocado por: dmanteigasE vejo varias vantagens em ter a garagem separada da casa.

Só tenho pena de não ter o espaço para fazer isso... para enfiar a maquinaria e trabalhar á vontade com as ferramentas, sem problemas de barulho e sujidade em cima da casa.
  16.  # 16

Colocado por: HideCodeO que são os negativos?

Tubagem passada para infraestrutura de eletricidade, rede, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HideCode
  17.  # 17

Não faz qualquer sentido ir construir de raíz e colocar a garagem "diária" de forma a obrigar o utilizador a apanhar chuva.

É um completo non sense.

Um coisa é ter a garagem dos 4-5 carros de brincar lá ao longe no jardim, juntamente com as máquinas, outra coisa, é onde se guarda o daily car para deslocações, não faz sentido estar depois da piscina. Que falta de logística.

Também não compreendo bem como se constroem casas hoje sem precaver a necessidade de "Suitizar" todos os quartos. O quarto do fundo caso queiras converter a suite, não diria ser fácil, já o outro, é rachar a maio.

Acho 10m2 para um WC suite algum espaço perdido, acho que diminuia.

Acrescentava portas entre o closet e o quarto, e trocava a ordem. Permitia também uma porta do closet para o corredor na ordem nova. Acordas -> WC -> Vestes, bazas e a tua mulher só foi incomodada 1 vez, mas podes conseguir a mesma coisa com uma porta do closet para o corredor também.
  18.  # 18

Colocado por: TicMicNão faz qualquer sentido ir construir de raíz e colocar a garagem "diária" de forma a obrigar o utilizador a apanhar chuva.

É um completo non sense.

Para si.
    Nao pode aplicar a sua logica a toda a gente.

Para mim e um completo non sense numa moradia terrea, sem cave, fazer garagem na propria casa... ainda para mais com o argumento de se apanhar chuva lol como se isso fosse um enorme problema, principalmente no nosso pais.
    Eu ja tive as duas experiencias e acho que uma garagem dentro de casa e particularmente util no inverno para levar sujidade para dentro de casa.
  19.  # 19

Porque razão é que teres uma garagem ao lado de casa te faz levar mais sujidade para dentro de casa, do que uma garagem afastada? Não compreendo a lógica, fiquei genuinamente intessado.

Vais usar a relva para esfregar os sapatos? É um bom ponto.
  20.  # 20

o projeto tem um alpendre coberto logo ali na entrada, bolas tanta celeuma
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, i.seabra

0.0226 seg. NEW