Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Nunca tinha tido problemas com a válvula de segurança, no entanto, há umas semanas atrás houve um corte geral de água na minha rua e desde que a água foi reposta, a válvula de segurança está constantemente a pingar água e tem vindo a piorar até chegar ao ponto de correr mesmo um fio de água.
    Será necessário substituir a válvula? Se sim, é algo simples de fazer?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Pode ser necessário trocar a válvula, sim. Já experimentou abri-la para deixar sair a água (cuidado que pode sair com muito caudal), para limpar alguma impureza?

    Trocar a válvula pode não ser simples, implicando esvaziar o equipamento. E tem conhecimentos de canalização para vedar a nova válvula no sítio?

    Coloque uma foto para se ter uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r27dinis
  3.  # 3

    Colocado por: jorgemlflorencioPode ser necessário trocar a válvula, sim. Já experimentou abri-la para deixar sair a água (cuidado que pode sair com muito caudal), para limpar alguma impureza?

    Trocar a válvula pode não ser simples, implicando esvaziar o equipamento. E tem conhecimentos de canalização para vedar a nova válvula no sítio?

    Coloque uma foto para se ter uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:r27dinis


    Sim á tinha aberto a válvula e a água continuou a correr.

    Não tenho grande experiência, por isso é que queria entender se era algo relativamente simples e que conseguisse fazer

    Aqui seguem fotos da válvula e do corrimento
      Imagem WhatsApp 2025-04-24 às 10.08.26_72599a36.jpg
      Imagem WhatsApp 2025-04-24 às 10.08.27_ecd2be1b.jpg
  4.  # 4

    A troca é simples, para quem souber o que faz. Ainda assim, terá que esvaziar o cilindro, o que é uma chatice.

    Se não tem prática a isolar roscas, contrate um técnico. Sei que é uma chatice ter que pagar várias dezenas de euros pela substituição de uma peça que é barata, mas pelo menos fica com o cilindro a funcionar rapidamente e sem problemas.
  5.  # 5

    Pode não ser preciso esvaziar. Se conseguir garantir que do lado da água quente está tudo fechado, vai cair alguma água mas depois com o vácuo não devem cair mais que umas pingas.
  6.  # 6

    Do lado do fornecedor não houve alteração da pressão. Já tive uma situação semelhante num fim de semana e depois por acaso vim a saber que estavam com um problema na rede de excesso de pressão.
  7.  # 7

    Viva
    Se se desenrrascar e tiver jeito para trabalhos manuais, a coisa torna-se simples.
    Compre a válvula e um rolo de teflon (pode ou não precisar dele).
    Para substituir a válvula de segurança:
    Feche a torneira de água fria que entra no termoacumulador. Veja se todas as torneiras estão fechadas e não há torneiras abertas. Coloque um alguidar por baixo do trabalho que vai efetuar, porque vai cair alguma água. Tenha uma pessoa para o ajudar caso precise. Desenrosque a bicha junto á valvula, desenrosque a válvula (vai cair alguma água, não muita), coloque a válvula nova., enrosque a bicha de água, abra a torneira de água fria.
  8.  # 8

    Viva
    Também pode resultar baixar um pouco a temperatura da água.
    Muitas marcas de termoacumuladores já vêm com um tubo de descarga para esta eventualidade, e mencionam no livro de instruções que pode pingar, daí o tubo para escoamento.
    Não coloque o termoacumulador na temperatura máxima.
    Essa válvula deve ser de pressão 8 bar, compre uma de 9 bar, mas...veja a qualidade do que compra, senão volta a ter o mesmo problema .
    Saudações Forundistas.
    FMdAjuda(Arranhó)
  9.  # 9

    Viva
    Nunca, mas mesmo NUNCA retire a válvula de segurança e ligue a bicha de água diretamente ao termoacumulador, para evitar de pingar.
    O anular da válvula de segurança, pode rebentar canos ou fazer explodir o termoacumulador.
    Saudações Forundistas.
    FMdAjuda(Arranhó)
 
0.0139 seg. NEW