Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

É melhor forrar a casa a espelhos.. faz o mesmo
    Concordam com este comentário: tgferreira
  2.  # 62

Colocado por: RicardoPortoÉ melhor forrar a casa a espelhos.. faz o mesmo

Hum???
  3.  # 63

Alguém sabe como é que se aplica ou se há casos reais e há quanto tempo?
  4.  # 64

5.  # 65

Colocado por: manelvchttps://www.dnoticias.pt/2025/9/15/462900-tarde-de-engenharia-apresenta-sistema-inovador-de-isolamento-termico/

Não é este sistema que se fala aqui?

Pois!
    Deve estar a escapar-me com certeza algo nas propriedades desta solução 🤔
  6.  # 66

Isolamento térmico dado a rolo, ainda falam mal das "bolhas".

Mas como tem o patrocínio da ordem dos engenheiros, já não é banha da cobra.

Ainda bem que não coloquei capoto na moradia, agora basta pintar e fica isolado na mesma. Win win.
  7.  # 67

Colocado por: VarejoteIsolamento térmico dado a rolo, ainda falam mal das "bolhas".

Mas como tem o patrocínio da ordem dos engenheiros, já não é banha da cobra.

Ainda bem que não coloquei capoto na moradia, agora basta pintar e fica isolado na mesma. Win win.

Também pensava que era banha da cobra, até ver isso aplicado aqui na indústria!
    Certamente que não é a mesma coisa que ter 4cm de lã de rocha, mas a diferença entre ter e não ter é notória.
    Por acaso não sei qual o produto utilizado aqui, mas tem uma cor escura, um cinza quase preto.
  8.  # 68

Colocado por: rjmpires
    Também pensava que era banha da cobra, até ver isso aplicado aqui na indústria!
    Certamente que não é a mesma coisa que ter 4cm de lã de rocha, mas a diferença entre ter e não ter é notória.
    Por acaso não sei qual o produto utilizado aqui, mas tem uma cor escura, um cinza quase preto.

Vi um vídeo é dado a rolo como tinta acrílica.

Se realmente funcionar é o fim do capoto.😏
  9.  # 69

Colocado por: rjmpiresTambém pensava que era banha da cobra, até ver isso aplicado aqui na indústria!

Que tipo de aplicação?
    Com que propósito?
  10.  # 70

Colocado por: SEEING
    Que tipo de aplicação?
    Com que propósito?

Isolamento térmico em tubagem.
  11.  # 71

Sendo aplicado pelo exterior na proteção de tubagens, na reflexão térmica, funciona com certeza mas não (na minha opinião) no que se pretende quando se isola termicamente um edifício.
  12.  # 72

Em tubagem de alta temperatura? Substituem as coquilhas por pintura?
  13.  # 73

Em que ficamos, sempre tive a noção que para isolamento tem o sistema que ocupar espaço e volume.
    Este sistema tem mm de espessura.
    Qualquer dia não precisamos de paredes de 11 cm.
    Colocamos placa de osb e viroc e isolamos com bauter ....
  14.  # 74

Colocado por: callinasEm que ficamos, sempre tive a noção que para isolamento tem o sistema que ocupar espaço e volume.
    Este sistema tem mm de espessura.
    Qualquer dia não precisamos de paredes de 11 cm.
    Colocamos placa de osb e viroc e isolamos com bauter ....

Você é um técnico pelo que imagino que facilmente consegue responder às suas questões!
    - Basta pensar que a reflexão térmica precisa SEMPRE de ter uma camada de ar para que exista. Não tem essa caixa de ar numa das faces seja aplicando pelo exterior seja pelo interior portanto, na minha opinião, reflete apenas num sentido.
    - Sendo uma solução que funciona por reflexão vai "mexer" em qualquer cálculo que realize e que envolva a inércia do local ou seja, deixará de poder contabilizar os ganhos solares.
  15.  # 75

Estava a ser um pouco irónico.

A questão é que como conseguem isolar do calor e do frio. Este sistema parte do princípio que reflete o calor logo não aquece, mas também não arrefece.
    Mas é presciso massa no sistema, massa que esse sistema não tem.
    Parece-me algo ao estilo do reboco térmico, sim ha ganhos, mas não são assim tão brilhantes. Ou da película de prata com bolhas .
  16.  # 76

Colocado por: callinasA questão é que como conseguem isolar do calor e do frio. Este sistema parte do princípio que reflete o calor logo não aquece, mas também não arrefece.
    Mas é presciso massa no sistema, massa que esse sistema não tem.

Se aplicar pelo exterior e pelo interior ao mesmo tempo tem a reflexão térmica benéfica no verão mas prejudicial no inverno.
    Se aplicar pelo interior obtém ganhos ao refletir a energia radiante e na maior rapidez de aquecimento.

Colocado por: callinasParece-me algo ao estilo do reboco térmico, sim ha ganhos, mas não são assim tão brilhantes.

Esse é um assunto diferente e que está tremendamente mal usado em Portugal, principalmente pelos projetistas que normalmente são quem aconselha os clientes!
    Quando tem uma reabilitação de um edifício pelo exterior, picando o existente pois está degradado, no lugar de usar uma argamassa de regularização normal se usar um reboco térmico obtém ganhos.
    Por exemplo numa parede simples com um U=1,4 se adicionar 1,5cm de um reboco térmico baixa para U=0,92. Será assim tão desprezível?

Colocado por: callinasOu da película de prata com bolhas .

Mais uma vez uma solução com isolamento por reflexão associada à espessura do material utilizado (bolha de ar, polietileno, etc.).
    Neste produto o único problema na minha opinião é o pó! Estando a camada de reflexão (alumínio) com pó, diminui drasticamente o fenómeno da radiação térmica.

O isolamento por reflexão térmica já é usado de outra forma há muitos anos, nomeadamente na parede dupla com caixa de ar não ventilada:
    - Condução entre o pano interior e exterior não existe.
    - A convecção será muita baixa pois a caixa será não ventilada (por aqui percebe que ventilar uma caixa de ar é sempre má ideia nesta situação).
    - Resta a radiação térmica, derivada entre a temperatura exterior do pano interior e a temperatura interior do pano exterior.
  17.  # 77

Olá a todos!

Já alguém tem alguma experiência com esta solução?

Já pedi um orçamento, mas face ao preço alto e à falta de relatos de uso real do produto estou bastante reticente...

Cumps.
  18.  # 78

Enviei email para a empresa a meses e até agora continuo à espera de resposta.
  19.  # 79

A explicação da BAUTER com a Arq.ª Tânia Martins (que é PH Designer): https://www.youtube.com/watch?v=L_ndbwMK1Tk
  20.  # 80

Colocado por: RUIOLIA explicação da BAUTER com a Arq.ª Tânia Martins (que é PH Designer):https://www.youtube.com/watch?v=L_ndbwMK1Tk

Pois, o errado nessa teoria é a partir do minuto 2.58

0.0342 seg. NEW