Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

gostaria de saber a vossa opinião sobre qual a melhor orientação para a casa.

será uma casa térrea, num terreno estreito. de um dos lados do terreno tem uma casa de 2 pisos, alta!

A duvida é:
    Encostar as traseiras da casa à parte de traz da casa de 2 pisos
    ou
    encostar a casa ao outro terreno e ficar com as janelas viradas para a casa de 2 pisos.

PS: podemos encostar a casa a uma das extremas do terreno, devido às caracteristas

imagem da casa, 2 pisos. a parte que faz fronteira com o meu terreno nao tem janelas, é so paredes.
    outra imagem do terreno.

A ideia é construir uma casa terrena, com janelas de um dos lados.
  2.  # 2

Boa tarde. Coloca as fotografias e se possível foto aérea (google maps) para ver a orientação do terreno, se indicares o norte também tornará mais fácil responder as tuas dúvidas.
  3.  # 3

sul, com elementos de sombreamento (palas, varanda...)
  4.  # 4

a casa ideal é todas as divisões viradas a sul com o pátio em frente
  5.  # 5

Pessoalmente, acho que faz muito sentido a orientação nascente - poente. Para poente toda a parte social da casa, incluindo pátio/jardim, e para nascente os quartos. Desta forma apanha sol de manhã nos quartos e na zona social a partir da hora de almoço.

No seu caso específico, tendo em conta que tem uma casa ao lado, é mais fácil vendo uma fotografia/google maps para perceber melhor a situação.
  6.  # 6

Colocado por: A.G.C.Ggostaria de saber a vossa opinião sobre qual a melhor orientação para a casa.

A nível térmico, as divisões nobres viradas a sul (quartos, sal), e as divisões de serviços a norte (WC, cozinha, lavandaria, etc).

Também não pode ser "o vale tudo" e virar a sul independentemente das condicionantes. Existem casos que infelizmente se tem de abrir a casa para o quadrante Norte.

A nível pessoal, prefiro um jardim voltado a oeste. Principalmente nos meses que posso estar na rua até mais tarde e usufruir do espaço exterior até tarde. Por isso as vezes sacrifica-se este ideal térmico para privilegiar as vivências pessoas da família.

Não gosto de exposição a Este porque no verão o sol é demasiado forte logo pela manhã 8-9h, e no inverno tem pouca intensidade para justificar expor a casa a Este.

Resumidamente, há o que a teoria manda fazer, as vivências da família, os gostos pessoais, e ainda as condicionantes do terreno.
  7.  # 7

Colocado por: NostradamusResumidamente, há o que a teoria manda fazer, as vivências da família, os gostos pessoais, e ainda as condicionantes do terreno.

Eu só acrescento algo a isto: a envolvente ao terreno. No meu caso tenho uma montanha que me tapa o sol mais cedo a poente. Adequei, ou melhor, pedi ao arquiteto que isto fosse tido em conta, entre muitas outras coisas.

0.0128 seg. NEW