Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É possível somente uma pessoa pagar a entrada da casa e outras duas ficarem encarregues do crédito habitação? Ficando os 3 proprietários do imóvel?
  2.  # 2

Colocado por: RAR95É possível somente uma pessoa pagar a entrada da casa e outras duas ficarem encarregues do crédito habitação? Ficando os 3 proprietários do imóvel?

É importante notar que o banco pode exigir que todos os proprietários sejam também mutuários (ou pelo menos fiadores), ou pode não aceitar que alguém esteja na escritura sem estar no crédito.

A percentagem de propriedade do imóvel pode ser diferente de acordo com o contributo de cada um para o pagamento do imóvel. Por exemplo, se der 10% de entrada, só têm direito a 10% do imóvel. Mas eu não sei o que é que os bancos acham disto, nem sei se vão concordar em dar crédito nestes termos.

Eu diria que a relação entre os compradores vai influenciar muito a decisão do banco, se os 3 forem familiares podem ter mais facilidade do que se forem amigos.
  3.  # 3

Se existe credito á Habitação todos tem que ser mutuários.
  4.  # 4

A minha mãe iria doar-me o dinheiro para eu dar de entrada para um imóvel onde nós já temos um crédito de habitação já pré-aprovado. Mas uma vez que ela também irá viver lá (com as devidas privacidades para ambos) ela não poderá pagar diretamente a entrada e mesmo que ficasse com uma percentagem pequena do imóvel, caso necessário? Foi o advogado dela que mandou essa sugestão mas não sei até que ponto isso será possível…
  5.  # 5

Não meta a sua mãe neste assunto. Espere uns tempos e poupe o dinheiro da entrada da casa.
  6.  # 6

Colocado por: RAR95nós

Quem?
  7.  # 7

Para esta família dar este passo é porque se dá bem.
    Também há famílias que resultam vivendo pais, filho e cônjuge debaixo do mesmo tecto.

Conheci 2 casos na minha vida.
    Será gente de outra estirpe?

Era o genro o outsider nos 2 casos.
  8.  # 8

A minha mãe tem um prazo curto para sair da casa onde está a viver. É o tal imóvel que ela vendeu a sua parte ao outro proprietário e que o mesmo voltará a viver lá quando ela sair. Ela não tem condições de fazer um empréstimo tanto de idade como de rendimentos, e a melhor forma que encontrámos foi ser eu e a minha mulher fazer-mos um crédito habitação para benefício dos 3. Pessoalmente enquanto casal não estava já nos nossos planos comprar casa mas tendo este caso complexo tivemos de avançar…

Nós temos menos 35 anos o que nos dá algumas vantagens, inclusive já temos uma pré aprovação de 230k. Inicialmente a ideia seria a minha mãe doar-me o dinheiro e ser eu a dar a entrada mas assim ela não estaria a re investir o dinheiro. O advogado da minha mãe é que sugeriu ser ela mesmo a pagar a entrada, ficar co proprietária do imóvel (33%) e assim já re investiria os ganhos, não pagando tanto de mais valias…
  9.  # 9

Já é a segunda discussão sobre o mesmo tema. Daí ter alguma memória sobre o assunto.

https://forumdacasa.com/discussion/102051/mais-valias/#Item_1

Tudo depende se o banco aceitar os 3.

Em princípio o banco não aceita dar crédito a um imóvel nessas condições 33% pagos por uma parte e crédito só para 66%.

Mas é a minha opinião, que não sou ninguém.
  10.  # 10

Colocado por: RAR95nós já temos um crédito de habitação já pré-aprovad

Mas quais as condições que deram a conhecer ao banco?
  11.  # 11

Não sei se a mesma habitação pode ser palco de reinvestimento da Mãe e ser tributada no regime menos de 35 anos.

0.0119 seg. NEW