Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um apartamento rés-do-chão em Lisboa, num prédio construído em 1960. Em 2022, o imóvel afetado pelas cheias, e apesar disso só foi possível realizar obras de recuperação em 2024, até porque o apartamento já precisava de intervenção geral.

Após as obras, o apartamento foi arrendado, mas rapidamente começaram a surgir sinais de humidade ascendente, visíveis em várias divisões – partilho fotos em anexo para ajudar a ilustrar a situação. O inquilino acabou por decidir não continuar no apartamento precisamente por causa deste problema.

Alguém com experiência semelhante ou conhecimento técnico pode sugerir soluções eficazes para resolver este tipo de humidade? O que recomendam a nível de impermeabilização ou outras intervenções?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Cumprimentos,

90b48dea-f7bf-4922-b020-1d84e6f7573a
    e0f832f4-e37b-4af6-b8fa-29cd2fc41732
    6bf17681-d889-4686-9a6c-b0f677f2a91f
    f3ac81bf-8e0e-440c-8b20-47bc62203637
    b5b5102f-ea98-46d7-9acd-14eafab376fc
  2.  # 2

A única solução é deixar essas paredes secarem até ao osso. Pelo que descreve devem haver muitas centenas ou milhares de litros de água à espera de drenarem ou evaporarem. Como cobriu tudo de tintas plásticas e chão de plástico, a água não consegue evaporar para o interior e manifesta-se desse modo. O problema não é a falta de impermeabilização, mas sim o excesso dela.

É uma coisa demorada de resolver. Como os inquilinos nesta conjectura aceitam muita coisa para não sair de casa, a minha sugestão é que tire os rodapés e tinta até uns 30cms de altura de todas as paredes afectadas. Tire também a massa que saia sozinha ou pareça húmida. Depois, deixe as paredes secarem sem coberturas até pelo menos Outubro, se não mais tempo. Encoraje os inquilinos a terem as janelas sempre abertas.

(Isto presumindo que o problema vem das cheias e não das chuvas desta época em conjunto com problemas de escoamento ou impermeabilização do prédio. Meta fotos do exterior se tiver.)
  3.  # 3

Colocado por: zemvpferreiraA única solução é deixar essas paredes secarem até ao osso. Pelo que descreve devem haver muitas centenas ou milhares de litros de água à espera de drenarem ou evaporarem. Como cobriu tudo de tintas plásticas e chão de plástico, a água não consegue evaporar para o interior e manifesta-se desse modo. O problema não é a falta de impermeabilização, mas sim o excesso dela.

É uma coisa demorada de resolver. Como os inquilinos nesta conjectura aceitam muita coisa para não sair de casa, a minha sugestão é que tire os rodapés e tinta até uns 30cms de altura de todas as paredes afectadas. Tire também a massa que saia sozinha ou pareça húmida. Depois, deixe as paredes secarem sem coberturas até pelo menos Outubro, se não mais tempo. Encoraje os inquilinos a terem as janelas sempre abertas.

(Isto presumindo que o problema vem das cheias e não das chuvas desta época em conjunto com problemas de escoamento ou impermeabilização do prédio. Meta fotos do exterior se tiver.)

Boa tarde obrigado pela resposta.
    O imóvel esteve parado cerca de 1 ano sem habitar presumindo que tivesse já secado. O imóvel começou a dar alguns sinais de humidade passado alguns meses após a obra ( antes das chuvas, por volta de Setembro).
    Então o ideal será picar as paredes 30 cm do chão, retirar os rodapés e o flutuante e deixar secar com as janelas abertas durante 6 meses antes de uma intervenção ?
    Obrigaso
  4.  # 4

Colocado por: zemvpferreiraA única solução é deixar essas paredes secarem até ao osso. Pelo que descreve devem haver muitas centenas ou milhares de litros de água à espera de drenarem ou evaporarem. Como cobriu tudo de tintas plásticas e chão de plástico, a água não consegue evaporar para o interior e manifesta-se desse modo. O problema não é a falta de impermeabilização, mas sim o excesso dela.

Está a ver como nem sempre tem razão:

https://forumdacasa.com/?CommentID=2243815
  5.  # 5

É verdade que nem sempre tenho razão (aliás raramente tenho diria), mas o que tem uma coisa a haver com a outra? Não percebi.

0.0127 seg. NEW