Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Termoacumulador

Provavelmente isto é normal mas não me apercebia porque só agora tenho um Shelly a medir a temperatura, durante o dia aquece com o excedente dos painéis solares, quando há excedente solar a resistência liga, mas se a temperatura do termoacumulador estiver a 50º quando liga vai primeiro até aos 46, 45ºC só depois é que começa a subir a partir daí.

Quando há mais gente em casa programo o shelly para ligar durante a noite, e aí é que em vez de 4 ou 5ºC desce 9ºC como está na imagem, ligou ás 4 da manhã estava a 53º, ás 5h já estava a 44ºC, isto será normal, ou será algum problema com válvula de segurança, vaso de expansão etc...
  2.  # 2

Onde está localizada essa sonda de temperatura? Em
    Cima? No fundo?
  3.  # 3

Em cima, mas corresponde certo com o manômetro do termoacumulador.
  4.  # 4

Mas o que se vê aí é um gráfico de máxima e mínima para o mesmo período.
    Se não houve consumo de água quente seria praticamente impossível ter essas leituras mínimas enquanto tem mas máximas a mesma hora.

E normal que durante o aquecimento haja correntes de água a diferentes temperaturas. A água num depósito fica estratificada e o elemento de aquecimento provoca correntes de convenção.

As sondas de temperatura dos tanques precisam de ter alguma inércia no sensor, ou um filtro passa-baixo no sinal.
    Normalmente também medem no centro do tanque e não da face do mesmo.

Mas exporte os valores reais do Shelly e veja isso num Excel. A app da Shelly nao é lá grande coisa com gráficos
  5.  # 5

.

Não houve consumo, acontece sempre isso, e se no shelly está a 44º no manômetro está igual. A diferença é que há tarde baixa muito menos que se for durante a noite, provavelmente porque a água não está tão fria não sei, porque se a temperatura baixa é porque entra água fria, não vejo outra explicação.
  6.  # 6

Que tipo de termoacumulador estamos a falar?
    Tem algum sistema de circulação de água?

Colocado por: Alfasportmanômetro

Termometro.

Tem fotos da instalação/equipamentos?
  7.  # 7

Eu tb noto uma ligeira baixa da temperatura indicada nos instantes depois da resistência arrancar. Mas estamos a falar de cerca de 1-2°C no máximo.
    Isto é um tanque de 100L

Este valor é indicado pela sonda do topo do próprio equipamento via API do mesmo. (Existe uma no fundo, outra sensivelmente a meio e outra no topo.)

Eu parece-me que terá a ver com correntes de convenção. A resistência está muito quente e a água nas imediações sobre rápido, mas perde temperatura ao subir e misturar com a outra.
    Essa água ao subir, pelo centro do depósito causa a descida da agua junto as paredes do tanque. Esta água acaba por estar sempre mais fria.
    Esta corrente acaba por levar água do fundo, ligeiramente mais fria até ao topo, durante uns minutos até ficar tudo homogéneo.
    Entretanto a resistência já liberou alguma energia e toda a mistura já está mais quente, altura em que o gráfico mostra essa subida.
      IMG_0770.jpeg
  8.  # 8

Colocado por: Alfasport.

Não houve consumo, acontece sempre isso, e se no shelly está a 44º no manômetro está igual. A diferença é que há tarde baixa muito menos que se for durante a noite, provavelmente porque a água não está tão fria não sei, porque se a temperatura baixa é porque entra água fria, não vejo outra explicação.

Tem a certeza que essa descida de temperatura é quando a resistência começa a aquecer a água ? Não me parece.
    Deve ser ao contrário, começa a descer a partir do momento que desliga.
  9.  # 9

Ainda assim a queda de temperatura do OP é muito alta para se explicar somente por convenção.

De quantos litros é o TA?
      IMG_0772.jpeg
  10.  # 10

É quando liga a resistência, o TA é de 200L com resistência de 1500w.
    Amanhã ponho fotos dá instalação.
  11.  # 11

Aqui ficam as imagens, esta instalação já tem 30 anos, na altura era o que havia por estes lados, por isso não vale a pena criticar as ligações.

Isto de Inverno a água aquece com um recuperador a lenha, quando o recuperador chega a 60º a água vai para os radiadores e termoacumulador, neste caso se a água está a 50º no termoacumulador e acendo o recuperador a temperatura começa logo a subir, como agora já não se acende o recuperador tem que ser com eletricidade e aí é que está o problema da descida de temperatura, quando a resistência liga está mais ou menos uma hora a descer a temperatura, tanto na sonda que está em cima como se vê na imagem que vai ligar a um shelly que está dentro daquela caixa que é o gestor de excedentes como no termometro do termoacumulador, só depois é que começa a subir, isto sem consumo nenhum de água.

Não percebo muito disto mas acho que é circuito aberto, tem um reservatório no sotão com uma boia que quando falha luz e o recuperador está aceso aquilo deita água pelo telhado.

.

.

.

.
    • SrR
    • há 4 dias

# 12

Isso deve andar a fugir o calor por isso essa tubagem de cobre
  12.  # 13

Os isolamentos ficaram na loja.
    • SrR
    • há 4 dias

# 14

Colocado por: VarejoteOs isolamentos ficaram na loja.
    nem é por causa disso, é por causa da inclinação
  13.  # 15

Colocado por: SrROs isolamentos ficaram na loja.

Ia mesmo perder quase 10º pelo isolamento! Se em 12h durante a noite desligado da rede só perde 2º não é pelo isolamento...
    • SrR
    • há 3 dias

# 16

Colocado por: SrRnem é por causa disso, é por causa da inclinação
  14.  # 17

Colocado por: SrRnem é por causa disso, é por causa da inclinação

.

Por esta inclinação? Este tubo deve ser o que vai buscar a água quente ao recuperador, será que se puser aqui uma torneira e só abrir no Inverno quando o recuperador funciona resolve a situação?
  15.  # 18

Afinal de que acumulador estamos a falar? Do que está assente no chão ou do que está pendurado na parede?
  16.  # 19

Colocado por: ClioIIAfinal de que acumulador estamos a falar? Do que está assente no chão ou do que está pendurado na parede?

Não há nenhum assente no chão, as fotos são todas do mesmo.
    • SrR
    • há 3 dias

# 20

Colocado por: Alfasport

.

Por esta inclinação? Este tubo deve ser o que vai buscar a água quente ao recuperador, será que se puser aqui uma torneira e só abrir no Inverno quando o recuperador funciona resolve a situação?
    pode experimentar

0.0215 seg. NEW