Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vivo num apartamento, num prédio com 7 andares, que vai do -2 (garagens), ao 5º andar.
    Ora, o prédio é de 1999, e eu comprei o apartamento a 2021.

O prédio tem dois portões de garagens.
    Num dos portões, tem 2 boxes e pertencem ao mesmo proprietário desde 1999.

Há uns meses, tive que pedir ao proprietário para me dar acesso às garagens, por causa de problemas de esgotos, e acabei por verificar que a parede entre as duas garagens foi removida.

Eu acredito que tenha sido removida logo desde muito cedo quando o prédio foi construído, mas deixou-me preocupado a nível de poder afetar a estrutura do prédio.

Em anexo tenho a planta das garagens, e a parede removida está assinalada a azul.
    Será que era uma parede estrutural?

Cumprimentos
      planta_garagens.jpg
  2.  # 2

Colocado por: zpintoSerá que era uma parede estrutural?

Não
  3.  # 3

claro que não, não tem que se preocupar minimente, alias neste caso ele se quiser até acaba com os dois portões.
  4.  # 4

Colocado por: marco1claro que não, não tem que se preocupar minimente, alias neste caso ele se quiser até acaba com os dois portões.

Mas o que me causa impressão, é a falta de vigas/estruturas de suporte no espaço todo das duas garagens juntas.
    Não sei se no meio dos portões tem alguma viga.
  5.  # 5

pois não sabe mas nós olhando para isso sabemos e garanto-lhe que essa parede pode ser removida.
    isso é um predio com estrutura de betão com pilar vigas e essa parede de 15 cm de espessura é apenas alvenaria e portanto pode ser removida.
    acha que o seu vizinho seria tão irresponsável em partir uma parede estrutural em que o imediatamente esmagado seria ele ?
    Concordam com este comentário: BoraBora
  6.  # 6

Colocado por: marco1pois não sabe mas nós olhando para isso sabemos e garanto-lhe que essa parede pode ser removida.
    isso é um predio com estrutura de betão com pilar vigas e essa parede de 15 cm de espessura é apenas alvenaria e portanto pode ser removida.
    acha que o seu vizinho seria tão irresponsável em partir uma parede estrutural em que o imediatamente esmagado seria ele ?

Pois, faz sentido. Assim fico mais descansado.

Obrigado pela explicação e ajuda!
  7.  # 7

Colocado por: marco1acha que o seu vizinho seria tão irresponsável em partir uma parede estrutural em que o imediatamente esmagado seria ele ?

Bom, este assunto é o segredo bem guardado das remodelações em Lisboa, nomeadamente nos rés-do-chão para conversão em espaços comerciais, ou nos apartamentos para "dar mais luz ao espaço", "valorizar a volumetria", "melhorar a vivência" e outros chavões onde uma estrutura, que poderá não ser só uma parede (!) vai abaixo.
    Essa parede poderia ter a limitar o pano, de cada lado, dois pilares. Já vi esses pilares serem removidos (arrepiante) para "ampliar o espaço".

A sua preocupação ao ver um grande vão não apoiado a suportar 5 andares acima, faz todo o sentido. è um vão/area. apreciável

A planta que apresenta não é do projecto de estabilidade.

Se quiser ter certezas tem que ter a planta estrutural para ver o que estava em projecto. Talvez a consiga na Câmara, mas pode não ser fácil.

Um Engº Civil da nossa praça recusa-se a fazer estes projetos estruturais para remodelação porque a pressão que os empreiteiros e DO´s fazem é muito grande, e segundo ele diz, "gosta de dormir descançado".
  8.  # 8

Que interessa não ver as vigas?

As vigas podem estar inseridas dentro da laje.
  9.  # 9

Paramonte com o devido respeito não fale do que não sabe
    ali tem quase de certeza pilares nas paredes da caixa de escada e nas paredes limitrofes, não estou a ver de que grandes vãos fala
    repito aquela parede de 15 cm é simplesmente alvenaria, nunca podia ser estrutural, estamos a falar de um predio de certa forma recente até já com elevadores, portanto não será de forma alguma um sistema construtivo com paredes portantes mas sim de porticos com pilares vigas.
  10.  # 10

Marco1 a planta apresentada não diz nada quanto à estrutura e o "quase de certeza" não chega em Engenharia
    •  
      marco1
    • há 6 dias editado

# 11

Paramonte
    eu corrijo, de certeza
    há casos em que basta olhar para a planta da arquitetura, que é o caso.
    bolas já são alguns disto.
    e escusa de teimar pois aquela parede de 15 cm não é de certeza estrutural
  11.  # 12

Colocado por: marco1aquela parede de 15 cm não é de certeza estrutural

Isso é certo.
    Mas se houvesse um pilar a meio dessa parede, ele não estaria representado nessa planta.

A menos que eu esteja a ver mal, não vejo pilares representados nessa planta. Mas eles existem.
  12.  # 13

Bolas , nao ha pilar ali, a estrutura precisa neste caso de pilares nas paredes das escadas, na empena e no alçado tardoz, voce é teimoso, ate a sugerir que o dono da garagem acabou com o pilar. Fracamente nao lhe digo mais nada, bolas
  13.  # 14

Um leigo levanta uma suspeita baseada em coisa nenhuma, devido à remoção de um pano de tijolo.

Aqui alguns fazem logo um filme dos diabos.
  14.  # 15

Precisam de extravasar as energias com outras atividades.
  15.  # 16

pois, uns tentam em vão não fazer um filme com algo onde não há filme, mas é o que se vê.
  16.  # 17

Sábado à noite e estão aqui.

Está tudo dito.

(E eu também 😂🤣😂🤣😂)
  17.  # 18

Se calhar a parede nem nunca existiu!

O construtor pode não a ter colocado. Visto que esse indivíduo já lá está desde 1999 e pode ter adquirido os lugares em planta.
  18.  # 19

Colocado por: VarejoteUm leigo levanta uma suspeita baseada em coisa nenhuma, devido à remoção de um pano de tijolo.

Aqui alguns fazem logo um filme dos diabos.

Você é um homem cheio de certezas...
  19.  # 20

Colocado por: PalhavaSe calhar a parede nem nunca existiu!

Uma conjectura de sábado à noite. Se calhar...

0.0166 seg. NEW