Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: LMigAlves

Se no viveiro trabalham com plantas e disseram isso...

Sei lá...

Nem todas as plantas têm raízes iguais.

Será possível que num viveiro de plantas exista alguém que perceba de... plantas?

Acredito que eles queiram vender, e não quero arriscar com raízes junto a casa.
    Conheço uma pessoa que tinha cupressus sempervirens (acho que é o cedro italiano) e teve de os arrancar ou cortar. Mas esses também cresceram muito.
    Acho que vou apostar nos buxos, como o sr Pedro falou
  2.  # 22

Colocado por: Rita88acho que é o cedro italiano)

O Cupressus sempervirens tem estes nomes comuns:
    Cedro-bastardo
    Cipreste
    Cipreste-comum
    Cipreste-de-Itália
    Cipreste-dos-cemitérios
    Cipreste-mediterrânico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rita88
  3.  # 23

Esses cedros ("cedro italiano") até nem representa grande perigo para fundações e afins. Aliás, é dado precisamente como uma das árvores seguras para plantar junto a casas e muros, faz raízes em relativa profundidade não de forma invasiva.
  4.  # 24

Eu punha canas de bamboo e até do lado do vizinho fazias sebe! Não precisas de podar a maior parte das variedades e chegam a ter mais de 15m
  5.  # 25

Colocado por: TicMicEu punha canas de bamboo e até do lado do vizinho fazias sebe! Não precisas de podar a maior parte das variedades e chegam a ter mais de 15m
    posso estar enganado mas penso que já apareceu aqui no fórum um caso em que o bambu se enfiou entre o isolamento e a parede da moradia. Era a última coisa que plantava perto de uma moradia
    Concordam com este comentário: LMigAlves
  6.  # 26

Colocado por: Peper87posso estar enganado mas penso que já apareceu aqui no fórum um caso em que o bambu se enfiou entre o isolamento e a parede da moradia. Era a última coisa que plantava perto de uma moradia

Penso que o bambu se espalha imenso. Cria raízes gigantes e pode lixar construções. E para remover tudo é muito muito complicado.

Pelo menos lembro-me de ver algo sobre isto.
  7.  # 27

Colocado por: Rita88

Acredito que eles queiram vender, e não quero arriscar com raízes junto a casa.
    Conheço uma pessoa que tinha cupressus sempervirens (acho que é o cedro italiano) e teve de os arrancar ou cortar. Mas esses também cresceram muito.
    Acho que vou apostar nos buxos, como o sr Pedro falou

Ó Rita... Plantas sem raízes você compra na loja do chinês, em plástico, e não tem qualquer problema.

Quer plantas vivas? Vão ter raízes.
    As raízes são um problema? Nem todas.
    Escolha espécies que as raízes sejam verticais se a zona onde as vai plantar tiver profundidade no solo.

Cupressus sempervirens tem raízes verticais.
    Para ter tido problemas com as raízes vejo 2 hipóteses prováveis (na minha opinião):

1.ª regas frequentes à superfície e as raízes não procuram a profundidade, tem água disponível à superfície e estendem-se na horizontal;
    2.ª solo pouco profundo, ou argiloso e as raízes não conseguiram crescer verticalmente.

Vista geral de IA

"As raízes do Cupressus sempervirens, também conhecido como cipreste comum ou cipreste italiano, são conhecidas por crescerem verticalmente, em vez de se espalharem horizontalmente. Isso significa que, a menos que plantadas diretamente sobre tubulações, elas não representam um risco significativo de danificar encanamentos ou fundações.
    Informações detalhadas sobre as raízes do Cupressus sempervirens:
    Crescimento vertical:
    Ao contrário de muitas árvores que desenvolvem raízes largas e rasas, o cipreste italiano tende a ter um sistema radicular mais profundo e focado verticalmente.
    Resistência:
    O cipreste italiano é conhecido por sua resistência e capacidade de adaptação a diferentes tipos de solo, incluindo solos secos, pedregosos e pobres.
    Preferência de solo:
    Embora seja resistente, prefere solos bem drenados e com boa exposição solar. "
  8.  # 28

Colocado por: matavelhos

Penso que o bambu se espalha imenso. Cria raízes gigantes e pode lixar construções. E para remover tudo é muito muito complicado.

Pelo menos lembro-me de ver algo sobre isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rita88

Existem espécies invasivas e não invasivas. As invasivas (já tive) podem aparecer rizomas a 5m (ou mais) de distância. As não invasivas, são facilmente controláveis e com corte e remoção da raiz resolve-se o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: matavelhos
  9.  # 29

Sim, e as invasivas são faceis de conter se bem realizado um planeamento desde incício com barreira de rizoma para o lado que não queres que avancem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: matavelhos

0.0173 seg. NEW