Vivo num apartamento em que a parede do quarto principal dá para o quarto do vizinho e, embora o isolamento acústico não seja mau, por vezes ouço sons mais altos como crianças a gritar e assim.
Assim, e tendo em conta que há essencialmente uma parede que considero ser o principal ponto de transmissão do som, estou a ponderar colocar uma solução de isolamento acústico nessa parede - ver planta da parede e foto em anexo, em que se percebe que a parede termina num armário relativamente grande, com revestimento em madeira. Gostava de vos questionar se vos parece que a aplicação de isolamento acústico colado nesta parede poderá ser uma boa solução.
Em termos práticos, embora a aplicação pareça fácil, há a questão de a parede ter tomadas e um interruptor, pelo que seria necessário fazer esses cortes nos paineis.
Pela vossa experiência, uma solução deste género seria eficaz a mitigar o som do vizinho que passa por esta parede?
As soluções que mencionou não servem para essa função, pois servem apenas para tratamento acústico e não para isolamento acústico. Existem alguns tópicos onde se debate essa questão, faça uma pesquisa por aqui no fórum.
Eu já vi que uma solução possível será a colocação de isolamento acústico colado à parede (possivelmente lã de rocha, mas sei que há materiais melhores) e depois a aplicação de pladur.
Mas queria perceber se não haveria aplicações mais práticas que não implicássem a aplicação de pladur.
Estava a pensar em soluções como por exemplo colar uma placa de cortiça na parede, que pudesse funcionar também como elemento decorativo, e que dispensasse a aplicação de pladur.