Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PalhavaHá 25 anos!

Quem se lembra?
    A culpa foi de uma cegonha.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Apag%C3%A3o_no_sul_de_Portugal_em_2000

Já foi há 20 anos?! o tempo passa...
    Concordam com este comentário: Palhava, rpmmsantos
  2.  # 2

Na altura tinha uma caneta com laser, pus-me a brincar numa parede de um edifício 🏢 à frente da minha casa.
    Ainda moro no mesmo sítio apesar de já ter saído algumas vezes.
  3.  # 3

Da outra vez a culpa foi de uma cegonha ✝️
    agora foi dos abutres.

A demanda comercial, que se circunscrever aos mercados digitais de compra e venda de ações, repercute-se assim na distribuição real?

Está tudo muito mal explicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Telhado
  4.  # 4

Colocado por: desofiapedroSobre a questão dos estores eléctricos, tenho um monte deles pra reparar, secalhar vou meter essa tal manivela inestética em uns quantos pra conseguir abrir

Avariaram pela falta de energia?
  5.  # 5

Colocado por: Varejote

Avariaram pela falta de energia?

Não, já tão avariados porque os proprietários trataram a casa como lixo. Há malta que se nota bem quando não lhes custa a ganhar as coisas. Quase a assinar a escritura e a arregaçar as mangas e a carteira pra a panóplia de reparações que aí vem.
  6.  # 6

Colocado por: PalhavaO os Sectores ÁGUA e ELETRICIDADE, quando é para investimentos recorrem ao Estado e a fundos da UE.
    Foram criminosamente PRIVATIZADOS...
    Empresas que poderiam com os seus lucros sustentar a Segurança Social para SEMPRE!

Uma vergonha.

Em 2 ou 3 anos de lucro os chineses receberam o que pagaram pela EDP.
    Concordam com este comentário:rjmpires,pribeiro

É a chulice do país em que vivemos... e se fosse só a EDP...
    Concordam com este comentário: Palhava
  7.  # 7

Colocado por: PalhavaHoje,
    Portugal não tem comboio sequer para o resto da Europa!

NADA!

Nunca teve. Tinha sempre de sair e apanhar outro comboio.

"NADA" parece excessivo. Tem hoje ligações melhores, mais baratas e mais rapidas do que quando tinha esse comboio "direto". chama-se avião.
  8.  # 8

Colocado por: SarrapilheiroNADA" parece excessivo. Tem hoje ligações melhores, mais baratas e mais rapidas do que quando tinha esse comboio "direto". chama-se avião.

Yah!

Como ontem. Se precisasse de fugir do país por algum motivo grave estava bem servido.
    Aeroportos 👎

Hahahahaha

Também os comboios não são a fuel ou carvão...tudo eléctrico... provavelmente.

Mas a Estação de Entrecampos por exemplo cheira a combustível muitas vezes.

Que energia é usada nos comboios?
  9.  # 9

Está a haver uma afluência fora do normal a um posto de gasolina ⛽⛽⛽⛽⛽⛽⛽⛽ por onde passei.
    Margem Sul concelho de Almada.

E nas vossas regiões?
  10.  # 10

Colocado por: PalhavaE nas vossas regiões?

Tudo normal na realidade, quem precisava de por ontem vai por hoje. E quem tinha geradores ontem gastou o combustivel agora precisa de reabastecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  11.  # 11

Colocado por: PalhavaTambém os comboios não são a fuel ou carvão...tudo eléctrico... provavelmente.

ia responder isso mesmo :)

Os de longa distancia é tudo eletrico. TGV e alta velocidade entao não ha outra hipotese. Ontem tudo que era comboio ficou parado.

Ainda ha linhas a diesel, mas são arcaicas e de baixa expressão, como a do vouguinha. Pelo que vejo ainda ha locomotivas a diesel para cargas mas n sei se é a maior parte ou não
  12.  # 12

Colocado por: Vítor Magalhães

Acha que é de um dia para o outro que se preparam as pessoas para situações destas? A maior parte da população está mais interessada em chocolates tipo do Dubai e outras coisas fúteis do que realmente ter um plano B para situações de catástrofe e que cada vez são mais frequentes. Quanto aos 99%, só se estiver a referir a "urbanitas" porque no interior do país pode ter a certeza que a maioria continuou a fazer a sua vidinha no campo ou em outra atividade qualquer até porque esteve um dia de sol e de calor.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Claro que praticamente ninguém está preparado e ainda bem é sinal que estamos num país que é e sem foi pacífico e portanto as preocupações são outras e não as catástrofes. Seja no interior ou no centro toda a gente se preocupa até porque em caso de catástrofe a sério mais depressa sofrem os do interior do que os do centro pela capacidade de recursos fora um caso ou outro que tenham cultivo e criação de animais fora isso é para esquecer.
    Esperemos que não aconteça mais nada de especial.
  13.  # 13

Colocado por: PalhavaO os Sectores ÁGUA e ELETRICIDADE, quando é para investimentos recorrem ao Estado e a fundos da UE.
    Foram criminosamente PRIVATIZADOS...
    Empresas que poderiam com os seus lucros sustentar a Segurança Social para SEMPRE!

Uma vergonha.

Em 2 ou 3 anos de lucro os chineses receberam o que pagaram pela EDP.
    Concordam com este comentário:rjmpires,pribeiro

Eu percebo tanto de produção e transporte de electricidade como o Palhava (que, pelo que vejo do que está escrito, deve ser perto de nada), mas parece-me claro que a culpa não é do capitalismo. É claro que estas empresas dão sempre lucro, porque é só aumentar as TARs e afins. No entanto, num caso destes em que uma REN tem um contrato com o Estado durante 50 anos ou lá ou que é e não cumpre níveis de serviço (se é que a culpa de não estancar o apagão na fronteira é deles), devia ter que pagar por isso. Se quem negociou o contrato previu isso ou não, já é outra conversa, mas nada me leva a crer que se o serviço fosse detido pelo Estado estivessemos melhor servidos ou que fosse mais barato. Se estas penalidades fossem a doer, um dia como o de ontem ia fazer com que não tivessem lucro (pelo menos este ano).
  14.  # 14

Pelo que descrevem parece o fim do mundo... Eu não saio de casa desde domingo,a única diferença foi q ontem n tinha luz para fazer QQ coisa após o jantar.

Como reserva alimentar tenho umas 30.galinhas, vou comendo os ovos e depois se for preciso as galinhas, mas elas tb se reproduzem.
  15.  # 15

Colocado por: NTORIONmas elas tb se reproduzem.

só se tiver galos também :D
  16.  # 16

Colocado por: desofiapedroSobre a questão dos estores eléctricos, tenho um monte deles pra reparar, secalhar vou meter essa tal manivela inestética em uns quantos pra conseguir abrir

Conheço uma pessoa que colocou uma UPS para os estores. Não é uma má ideia, uma vez que será só para abrir ou fechar uma vez no dia e eventualmente não serão todos.
  17.  # 17

Colocado por: Caravelle

Conheço uma pessoa que colocou uma UPS para os estores. Não é uma má ideia, uma vez que será só para abrir ou fechar uma vez no dia e eventualmente não serão todos.

Tenho uma UPS, ontem caso tivesse sido necessário, injetava no circuito dos estores.
  18.  # 18

Colocado por: Neongalos

Normalmente é só um.

Os outros se existirem têm de ser capões.
    Não é?
  19.  # 19

Depois da ansiedade inicial, eu também vi bem sem electricidade, telefone e internet por umas horas. Fez mais diferença não ter água desde as 17h de ontem até às 14h de hoje. Mas enfim, estava Sol, tenho fogão a gás, as crianças bricavam na rua, etc. Nem tudo é mau e até me parece que podia ser uma boa ideia estabelecer um apagão periodico.
  20.  # 20

Colocado por: Caravelle

O que é uma UPS??

0.0271 seg. NEW