Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: callinasAndo a analisar, supostamente teria 50hz , mas mesmo que os tivesse o meu inversor solar que está no telhado não arrancaria sequer. Tem a ver com a rede gerada, e o inversor terá de se ajustar à frequência da rede e dos harmónicos criados. Os inversores normais não conseguem fazer isso.

O tema é que supostamente não há como diferenciar entre a rede do Victron ou da rede. Os outros inversor não tem como diferenciar.

Colocado por: callinasVou também ligar paineis ao inversor, estou com dificuldade em definir o MPTT necessário.
    No seu caso qual potência FV instalada?

Eles tem uma aplicação no site onde mete a referência dos painéis e ele dimensiona o mppt.

Tenho 10 kW instalados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  2.  # 2

Colocado por: PalhavaSolar em casa.
    A tecnologia actual já permite mais funções do que aquecimento da água?

Secar os feijões e o milho.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, ALCLCF
  3.  # 3

Colocado por: rjmsilva

Secar os feijões e o milho.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

E a roupa, inclusive a minha mãe costumava colocar alguma roupa estendida sobre a erva a "corar". 🙃
  4.  # 4

A melhor máquina de secar que existe.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

Colocado por: Vítor Magalhãescorar

Dizem que a roupa fica muito boa se se passar o sabão e deixar ao sol a secar no chão.
    Depois de seco é que se lava.
  6.  # 6

Colocado por: PalhavaDizem que a roupa fica muito boa se se passar o sabão e deixar ao sol a secar no chão.

Tem efeito branqueador e anti-bacteriano mais do que comprovado.

Vivam os ultravioletas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  7.  # 7

A tecnologia actual permitiu-me uma conta de "luz" do mês de Abril, que foi chuvoso qb, de 17,95€ (potência contratada 6.9kVa), num consumo total de 622.24kWh e desses, 3kWh da rede pública e com injecção zero para a rede.

Sem apagões e ainda nem me meti em automatizações.

Já fui pró nuclear, actualmente o custo/benefício não o vejo e por isso pessoalmente não o quero pagar com os meus impostos, a rede precisa é do resto.
    Não é só semear painéis e eólicas no mato e floresta...faltam as baterias (desde convencionais a bombagem hídrica ou outroas), falta a capacidade de balancear as renováveis dado o seu feitio intermitente, falta centralizar produção/armazenamento e consumo em muita infraestrutura. Algumas delas como aeroportos e hospitais pareciam no dia 28, que estavam em 1900
  8.  # 8

Colocado por: Palhava

Dizem que a roupa fica muito boa se se passar o sabão e deixar ao sol a secar no chão.

Mas tem de ser com sabão Macaco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 9

Sabão azul ou Omo não dá?
  10.  # 10

E é só para a roupa branca?
  11.  # 11

Não é para mim. É para dizer à criadagem.

Hahahahaha
  12.  # 12

Colocado por: PalhavaEntão a maioria das pessoas continua na EDP comercial pois não confia no serviço das outras mais baratas.

Podemos acabar com a EDP se aderirmos massa a essa indexada? Como se faz para ir para isso?

Se for cliente MEO, pode ser uma opção. Tem benefícios.
    Ou então Galp com benefícios continente e vice versa.
    Entre outras.
    Contrata, que eles tratam de tudo
  13.  # 13

Colocado por: HFSF

Porque que só produz 1800w? Supostamente deveria funcionar perto de 3000w se não estiver muito quente.
    https://www.victronenergy.com/upload/documents/Datasheet-MultiPlus-II-inverter-charger-EN.pdf

Sobre a foto o da esquerda liga os mppts e o inversor com fusíveis, o meio está o shunt que mede o SoC da bateria e desliga em caso de falha catastrófica e o da eireita é a ligação às baterias. Como neste momento só tenho 1 podia ter feito a ligação directa mas estão mais 32kwh a caminho e vão ligar ali em parelo.

Basicamente a parte dos painéis e baterias não tem nada haver com o inversor.
    A única parte AC que lá está na foto é do quadro ao inversor e o contrário. O resto é tudo DC.

Já descobriu porque está a produzir a 47hz?

Já reclamei com quem vende, já fizeram a actualização remota, agora o inversor já trabalha melhor
      Screenshot_2025-05-08-22-11-58-086_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  14.  # 14

Colocado por: HFSFAqui está uma foto em Dezembro. Não está muito diferente agora tem umas tampas.
    Falta o quadro do fotovoltaico que está ao lado e a bateria feita por mim que está em baixo.

HFSF, é esse setup que ando a ponderar já ha algum tempo, e agora ainda mais com o preço por kWh da FelicityESS LUX-Y.

Mas eu predendo fazer AC coupling, e deixar o sistema actual tal como está, por isso não vou migrar os paineis para os solar controllers da Victron.

Mas tenho uma duvida em relação em ir para o Multiplus II 5000VA 48V com um Cerbo GX à parte ou para ao Multiplus II 5000VA 48V GX já com isso embutido.

Vale a pena um Cerbo separado com um display e tal? Desde que eu possa ligar ao mqtt daquilo não me importa muito o display.
    E que ainda são mais 200 paus para o cerbo e outros tantos para o display.
      Screenshot 2025-05-10 at 10.00.50.png
  15.  # 15

Não tenho experiência com o multiplus já com o gx incorporado ia pelo preço se não houver outra limitação.

Sobre o ecrã, eu não tenho nem acho que ajude muito numa moradia como a minha.
    O sistema está na garagem e nunca iria lá ver como estava o sistema quando tenho uma app no telemóvel.

Se quiser tiver um tablet parado (android) pode muito facilmente converter num ecrã dedicado.
  16.  # 16

Pensando melhor, se a diferença de preço não for ridícula mantinha os 2 em separado.

Ganha mais separação de ligações e se o Cerbo avariar consegue manter algumas funções mais básicas do Multiplus.

Vai manter partir o quadro para circuitos críticos e não críticos?
  17.  # 17

Colocado por: HFSFNão tenho experiência com o multiplus já com o gx incorporado ia pelo preço se não houver outra limitação.

Pelo que percebi o multiplux GX não tem as portas Can, nem as saidas para reles. Apenas tem o bus para a bateria.

Quando ao display, era também a minha opinião. E pelo que percebi não é requisito para o Cerbo funcionar, é apenas um extra.
    Também vai ficar tudo numa zona tecnica, e desde que possa colher os dados por MQTT para e ver no Grafana não preciso do display.
  18.  # 18

Colocado por: HFSFVai manter partir o quadro para circuitos críticos e não críticos?

Isso e o principal motivo porque nao tinha avançado ainda..
    Onde quero instalar isto é numa area tecnica da cave, junto ao quadro parcial do mesmo.

Para tirar proveito do Multiplus o ideal era poder liga-lo logo à entrada da rede. Ora no quado parcial não o posso fazer.

E não devo ter espaço no tubo que vai para o parcial da garagem para meter mais 2 cabos de 6mm2 (será que consigo meter 5x6mm num tubo gris de 25?)

Se não conseguir fazer isto tenho efectivamente um circuito muito simples de tomadas UPS a partir dessa zona tecnica (umas duas por piso) que me permitia pelo menos ligar o bastidor, frigorigico e ainda ter uma tomada de emergencia no corredor do ultimo piso - zona dos quartos)

Mas se conseguir passar a entrada da rede até à cave e voltar (com os devidos disjuntores AC Switch) consideraria ter um sistema ESS completo.

A questão é que ao preço da Lux Y e podendo ter 15kwh, que assegura o consumo normal da casa na maior parte dos dias, faz todo o sentido aproveitar ao maximo e ter a capacidade de ESS.

Apagão à parte, vivo numa zona com classe de serviço C, e a luz falta ainda algumas vezes por ano, principalmente em dias de temporal.
      Screenshot 2025-05-10 at 10.56.37.png
  19.  # 19

Colocado por: HFSFPensando melhor, se a diferença de preço não for ridícula mantinha os 2 em separado.

Ganha mais separação de ligações e se o Cerbo avariar consegue manter algumas funções mais básicas do Multiplus.

Quando mais olho para os datasheets mais estou inclinado para isso. A questão é que não sei o que preciso para integrar até ter que o fazer. Vou também usar um Sun2000 e não um Fronius, que pelo que percebi é plug n' play com o victron.

No limite posso ter que enviar eu proprio por MQTT os valores do sun2000 para o Cerbo, e vez ligar os buses dos dois directametente.
  20.  # 20

E tem de passar os fios do medidor de corrente.

Se ele suportar o frequency shifting (que acho que é obrigatório desde há alguns anos) pode ligar. Vai verter à rede em momentos em que a bateria não consegue absorver tudo. O que o fronius adiciona é o zero feed in.

0.0307 seg. NEW