Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: hangasAinda analisei a hipotese de partilhar o modbus do meter do huawei, mas não me pareceu viavel.
    Eu já encomendei 2x adaptadores Modbus RTU->TCP... se o Modbus "wireless" for fácil, depois aviso-o.
  2.  # 2

Que adaptador comprou?

Hangas
    No caso do múltiplus o fio a passar do inversor ao quadro geral é um cabo de rede e só se usa 3 fios, tentar arranjar um cabo fino, cabo 2 pares, com menos condutores.
    Já viu também se não é suficiente passar cabo só de 4 mm?

Foi preciso uma apagão para por a economia a mexer nisto das renováveis.
      Screenshot_2025-05-16-08-43-36-091_com.android.chrome-edit.jpg
  3.  # 3

Colocado por: callinasNo caso do múltiplus o fio a passar do inversor ao quadro geral é um cabo de rede e só se usa 3 fios, tentar arranjar um cabo fino, cabo 2 pares, com menos condutores.

O cabo do meter? Ontem andei a analisar e pelo vistos o cabo que passaram, que era o que vinha com o meter da Huwaei, são 2 pares. Mas o instalador usou um par para cada terminal do RS485.

Por isso com está e para fazer um grid paralel, era so comprar um EM112 e separar os pares, um para cada meter. Se bem que os meters mono para o Victron são quase todos inline com a carga e não usam pinça. Obrigava a alterações para o intercalar logo a seguir ao corte geral.

Mega-Apagoes à parte, esta zona de serviço é classe C e a probabilidade de a luz faltar durante largos minutos durante uma tempestade não é desprezável, dai vou já equacionar o modo UPS.

Para isso parece-me possível passar um cabo 5G6, ou 5xH07 6mm.
    De momento vou so mandar a rede para o quadro parcial e fazer o retorno para o mesmo ponto no quadro principal, com proteções a montante e cortes a jusante.

Depois já posso meter os meteres na cave e perto dos inversores e com mais espaço.
    Quando quiser passar para modo UPS é so intercalar o MP2 nesse loop e passar o inversor para o ACout1

Dito isto, e resolvidas as duvidas sobre se devia comprar o 5000VA ou o 8000VA, devo fazer a encomenda hoje e tentar fazer o loop até à cave este fim-de-semana.
      Screenshot 2025-05-16 at 09.28.00.png
  4.  # 4

Colocado por: callinasJá viu também se não é suficiente passar cabo só de 4 mm?

não quero arriscar 4mm. Tenho 4.60kVA, mas a potencia maxima admissível é 6.9kVa.
    Neste momento tenho desde a rede aos barramentos/pentes do quadro principal tudo a 10mm.

Não quero de todo fazer passar a rede toda em apenas 4mm. Ou dá com 6 ou desisto do plano. :)
  5.  # 5

Colocado por: hangasEntretanto ainda não encomendei porque mesmo para fazer grid paralel tinha que ter mais um meter e um cabo para o multiplus.

Qual cabo?
  6.  # 6

Tem cabo de rede já a passar para a cave?
    Se tiver há switchs que fazem mirror de portas, ou seja pode no switch do andar de cima ligar o meter e em baixo ter outro switch que "clona" a informação a sair
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 7

Na pior das hipóteses tiras os fios do cabo de rede e passas os fios.
  8.  # 8

Colocado por: HFSFTem cabo de rede já a passar para a cave?

Sim, tenho cablagem estruturada com o bastidor ao pe do inversor, e conseguia facilmente fazer chegar um cabo ao quadro.
    Isso permitia-me usar o meter da Vicron com saida ethernet.

Mas não quero ter essa dependência da rede de dados para o meter. Não sei qual seria o comportamento do MP2 em grid paralel sem meter quer no cenario rede presente/ rede ausente.
  9.  # 9

Colocado por: HFSFQual cabo?

Para fazer grid paralel, preciso de um meter adicional no quadro principal e liga-lo ao victron na cave.
    Mas isso apurei ontem que não seria um problema. Pelos vistos já tenho 2 pares passados, embora estejam agrupados actualmente.
  10.  # 10

Colocado por: callinasNa pior das hipóteses tiras os fios do cabo de rede e passas os fios.

O que está no meter? Sim, aquilo não é um cabo de rede, é um cabo de 2 pares com malha.
    Mas sim, se fizer o loop da rede lá para baixo nao preciso desse cabo, que até é mais grosso que um de 6mm.

Nesse caso ou faço logo UPS mode e não preciso do meter de todo, ou mesmo que faça grid parallel ponho os meters la em baixo.
  11.  # 11

Colocado por: hangasMas não quero ter essa dependência da rede de dados para o meter. Não sei qual seria o comportamento do MP2 em grid paralel sem meter quer no cenario rede presente/ rede ausente.

Entra em passthrough

Desculpe mas ainda não percebi.

Se consegue passar o 5x6mm não precisa de medidor nenhum porque vai fazer:
    - Rede -> MPII -> Quadro principal.

Quer acautelar não conseguir passar é isso?
  12.  # 12

Colocado por: HFSFSe consegue passar o 5x6mm não precisa de medidor nenhum porque vai fazer:
    - Rede -> MPII -> Quadro principal.

Sim, essa será a solução final.

Colocado por: HFSFQuer acautelar não conseguir passar é isso?

Sim, nesse caso tenho que me cingir ao grid parallel, e ai vou precisar de 2 meters no QGeral
  13.  # 13

Então é comprar! :)

Se precisar de ajuda na configuração apite que já bati com a cabeça umas vezes eheh :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  14.  # 14

Colocado por: callinasQue adaptador comprou?
    Elfin EW11a
  15.  # 15

Colocado por: HFSFEntão é comprar! :)

Se precisar de ajuda na configuração apite que já bati com a cabeça umas vezes eheh :)

Por acaso tenho uma questão relativamente à necessidade de um Lynx PowerIn quando so vou ter uma bateria ligada ao inversor.
    Vale a pena? Facilita alguma coisa? No maximo vou meter um isolador DC para poder desligar a bateria do inversor para manutenção ou assim. Se bem que so com uma Lux-Y posso desliga-la na propria bateria..

Por exemplo, o Cerbo liga aos 48v. Com o cabo incluso dá para "pendurar" no borne junto com os cabos da bateria, ou o LynxIn facilita ligar o Cerbo?
  16.  # 16

Colocado por: hangasPor exemplo, o Cerbo liga aos 48v. Com o cabo incluso dá para "pendurar" no borne junto com os cabos da bateria, ou o LynxIn facilita ligar o Cerbo?
    Na minha opinião, só traz vantagem para acrescentar baterias ou controladores MPPT por oferecer uma espécie de barramento expansível no futuro.
  17.  # 17

Colocado por: tigoncalNa minha opinião, só traz vantagem para acrescentar baterias ou controladores MPPT por oferecer uma espécie de barramento expansível no futuro.

Sim, do tenho visto e lido, também tirei a mesma conclusão. Mas o diabo está nos detalhes.
    E as vezes um simples como é que ligo os cabos M8 da bateria junto com o os clips do Cerbo no mesmo borne sem "achanatar" aquilo e para ficar seguro e bonito pode levar a ter que parar a instalação uns dias para ir comprar miudezas.

E aqueles lynx têm para la variantes com saidas fused para varias coisas, incluindo o Cerbo.
    Mas se ficar bom e seguro ligado directo não vou avançar para já. Agora também não quero pegar fogo à casa por causa de mais uns euros.

(a bateria já esta a caminho :), só falta confirmar o material da nkon)
    • HFSF
    • há 1 dia editado

# 18

Eu comprava o lynx distributor e os fusiveis mega coorespondentes.

O meu cerbo pelo menos já vinha com fusivel proprios e aneis de ligação M8 ou M10 por isso liga directamente ao distributor/power in. Isto pensando em ter MPPTs no futuro claro
  18.  # 19

Colocado por: hangas
    Sim, nesse caso tenho que me cingir ao grid parallel, e ai vou precisar de 2 meters no QGeral

Epa, nos meus calculos tem de dar para passar os os cabos todos.
    Um tubo gris de 25 deve ter mais que 20mm de diametro interno.
    Um cabo de 6mm da cabelte tem 4.5mm de diametro.

5x6mm da uma taxa de ocupacao de 25% da conduta. Se nao me engano o limite da norma é 33%. E ha quem passe muito mais que a norma permite :)

Duvido é que consigas passar isso sem tirar os que la estao. A menos que fosse uma distancia muito curta.

Eu faria algo como:
    - Prender a parte de tras da guia de um lado dos cabos actuais e remove-los puxando do outro.
    - Quando chegar ao fim, prender os novos na guia
    - Colocar Gel passa cabos para dentro da conduta.
    - Ter alguem a puxar a guia ao mesmo tempo que do outro lado alguem esta a empurrar os cabos.

Sendo Tubo gris a parte interna é lisa pelo que com o gel isso deve passar bem mesmo com curvas mais dificeis.

Quantos metros achas que sao?
  19.  # 20

Colocado por: PiafinhoQuantos metros achas que sao?

Cerca de 7m. Foi eu que passei a espia para o instalador meter o cabo para o RS485 do huawei.

Colocado por: PiafinhoDuvido é que consigas passar isso sem tirar os que la estao. A menos que fosse uma distancia muito curta.

Os outros são para tirar. Ou tiro tudo e passo um 5G6mm, ou apenas acrescento mais dois ao retirar o cabo "RS485".
    Também posso meter 5 fios H07 novos.

A minha técnica é passar primeiro uma sobra da cabo de fibra optica velho com veio de kevlar, que é mais fino e passa-se melhor (com a guia ou usando outro cabo)

Depois com a ponta de kevlar é mais fácil de amarar aos cabo finais, e tem uma força de tração brutal.

Colocado por: PiafinhoEpa, nos meus calculos tem de dar para passar os os cabos todos.

Visualmente também me dá essa impressão, mesmo sem tirar nada.

Para o piso de cima são 3m em linha recta. Mas para a cave são cerca de 7 com duas curvas (deve ser entre as verticais e a lage, junto a cada quadro. )

0.0483 seg. NEW