Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: hangasO Victron também já esta fixo à parede, e já liguei a parte DC.

Boa! Essa é a parte dificil.
    Fez a precarga dos capacitores?

Atenção que ele não corta 40A. Tem espaço limitado para o quadro? Tem uns na amazon relativamente baratos com 2 níveis.
    Usei para o DC e fiquei contente.
  2.  # 2

Colocado por: hangas

Sim, já está no sitio e fixa à parede. 2 pessoas manobram aquilo facilmente.
    O Victron também já esta fixo à parede, e já liguei a parte DC.

A ligação AC está a andar mas preciso de mais espaço no quadro parcial dos inversores.
    So em disjuntores 2Polos gasto um espaço bruto em cada quadro.
    Mas estou a tentar simplificar pois posso usar os interruptores de transferências (hager SFT240) como cortes, visto que têm a posição zero.

Para fazer as coisas como deve ser e ter um disjuntor antes do cabo e um corte à chegada do mesmo, passando por 3 quadros, com modulos de 2polos, gasto muito espaço.

Se está com inversor Victron use-o para fazer a comutação de backup, não precisa de interruptor de transferência. Pelo menos eu estou a fazer alteração em casa nesse modo, se a luz for a baixo, que o inversor faça a mudança para a bateria, não em todos os circuitos mas em alguns.
  3.  # 3

Colocado por: HFSFBoa! Essa é a parte dificil.
    Fez a precarga dos capacitores?

Não. Uma vez que o BMS da bateria tem um botão eletrónico de start fiz o arranque por ai. Liguei o disjuntor DC da bateria e depois carreguei no start, sem cargas AC.

Colocado por: HFSFAtenção que ele não corta 40A. Tem espaço limitado para o quadro? Tem uns na amazon relativamente baratos com 2 níveis.

Tinha comprado um de 12 modulos, mas já mandei vir um de 18 pois ha cargas que vão ficar lá, como a wallbox por exemplo.
    Não tenho grandes limitações de espaço, mas também não vale a pena ir para 3 filas de 12 por exemplo.
  4.  # 4

Colocado por: callinasSe está com inversor Victron use-o para fazer a comutação de backup, não precisa de interruptor de transferência.

os interruptores de transferência não são para esse fim, mas para fazer o by-pass ao victron, quando necessário; para manutenção por exemplo.
    Isto permite tirar o Victron da equação e sem risco de juntar o AC-in com o AC-out por acidente.

So aqui estão 4 modulos DIN.
    Depois ainda preciso de um Diferencial antes do ACin e um Magneto-Termico à saida do ACOut, mais 4 modulos DIN.
      97408690bfb60b906e77c03aa303c35131d48aab.png
  5.  # 5

Para fazer transferência só precisa de um, ....
    Tenho ver melhor isso, se calhar ponho isto em Manual em vez de andar com o backup.
  6.  # 6

Estava a pensar adicionar o mesmo mas começo a pensar se valerá realmente a pena.
    Neste momento não tenho e quando preciso de fazer alguma atualização aceito que a luz vai abaixo durante uns 1 segundo. (só foi uma vez na vida)

No momento que tiver um problema real com o Victron ligo os 2 fios manualmente.
    Vou faze-lo agora quando precisar de adicionar as 2 novas baterias porque vou ter de desligar tudo temporariamente para o topbalance.
  7.  # 7

Colocado por: callinasPara fazer transferência só precisa de um, ....
    Tenho ver melhor isso, se calhar ponho isto em Manual em vez de andar com o backup.

É um modulo mas que tem 2 circuitos.
  8.  # 8

Colocado por: callinasPara fazer transferência só precisa de um, ....

Sim, dá para simplificar e fazer como este conhecido esquema de um espanhol do youtube.
      Screenshot 2025-06-02 at 18.15.26.png
  9.  # 9

Colocado por: hangasNão. Uma vez que o BMS da bateria tem um botão eletrónico de start fiz o arranque por ai. Liguei o disjuntor DC da bateria e depois carreguei no start, sem cargas AC.

ahh então tem soft start.

No meu ainda tentei carregar via ac in. Liguei o inversor ligado em AC IN, depois comecei os MPPTs lá ligaram e deixei-os funcionar durante alguns segundos.
    Ainda assim quando liguei a bateria deu um estouro jeitoso :)

Agora com as 3 já comprei resistencias
  10.  # 10

O Victron carrega a bateria pela rede elétrica se solicitado. Por exemplo carrega a noite para usar de dia.
    Vai ao software e manda carregar ou programa.

Mas não será isso que pretende se calhar....

Para funcionar como a imagem , o ramal EDP entra no Victron pelo AC IN, e alimenta a casa, ou pelo AC out 1 ou Ac out 2.
    Tem duas alimentações, aquela onde tem as coisas que não precisa, e a outra onde tem ligado as cargas críticas.
    Até xx % alimenta tudo, a partir de yy% só alimenta as cargas críticas.
    Concordam com este comentário: hangas
      Screenshot_2025-06-02-22-13-42-401_nl.victronenergy-edit.jpg
  11.  # 11

Colocado por: callinasPara funcionar como a imagem , o ramal EDP entra no Victron pelo AC IN, e alimenta a casa, ou pelo AC out 1 ou Ac out 2.

Sim, é isso que vai acontecer. Vem da rede directo para o AcIn do victron (com as devidas proteções pelo caminho)
    Depois o ACOut vai ao circuito de retorno para o quadro principal. Pelo meio terá o bypass para anular o victron.

Não pondero usar o ACout2. Quando muito pendurava lá a Wallbox, mas ela vai conseguir interromper por software quando estiver sem rede.

O Huawei existente vai injectar no circuito de retorno; com o bypass fica igual ao que está agora, sem o bypass injecta no ACOut do Victron em AC coupling.

Quanto a gestão da bateria vai ser o setup de ESS standard para maximizar o auto-consumo.
    Mas pondero fazer carregamentos agendados de noite no pico de inverno, para usar esses kWH de vazio de dia.

O meu consumo nesses 2-3 meses ronda os 30kWh/dia, uns 20 de dia e uns 10 de noite.
    Pelo que se conseguir uns 5kWh de solar mais tudo o que a bateria der, consigo gastar apenas em vazio.

Nos restantes meses do ano, não devo ir buscar nada à Rede (com base num ano+ de historico)

ps: instalei a large image no CerboGX e já começei a migrar o meu MQTT server e NodeRed para lá.
    Pelo que vou poder fazer umas automações engraçadas com a garantia que o Cerbo não vai abaixo enquanto houver bateria.
  12.  # 12

Colocado por: hangasQuanto a gestão da bateria vai ser o setup de ESS standard para maximizar o auto-consumo.
    Mas pondero fazer carregamentos agendados de noite no pico de inverno, para usar esses kWH de vazio de dia.

Eles têm o DESS em beta que pode fazer esta gestão automática.
    Eu não sei se eles já suportam Portugal mas há um issue aberto no github para adicionar os a formula de preços.

Eu devo desligar o ESS com as novas baterias.
  13.  # 13

Sim podes colocar formula se conseguires.
    Tem a formula do Copérnico já carregada.
    No início do ano ensaiei não gostei muito do comportamento do sistema,
    Concordam com este comentário: hangas
  14.  # 14

Colocado por: HFSFTem espaço limitado para o quadro? Tem uns na amazon relativamente baratos com 2 níveis.

Comprei um quadro baratos de 18 módulos, e arrependi-me rapidamente de não ter comprado logo o Resi9 da Schneider, que é assimétrico e tem mais espaço para a entrada de cabos grossos.

Entre o quadro da Tev de 12 que encostei, e este de 18, já me custou mais que o de duas filas da Schneider :D

Problema: O barramentos de terra não permitiam levar fios de 10mm, tive que alargar os buracos com uma broca de 6mm.
    É muito fragil, calha DIN muito fina que cede à força dos cabos de 10mm. Enfim usar disjuntores hager e depois poupar no quadro não faz sentido.. mas agora já esta.

Mas ficou tudo ligado, e so falta ligar à rede e ao retorno.

Isto porque perdi quase 2 horas nos testes finais.
    Estava a validar tudo com o multimetro, e reparei que com o Victron desligado há continuidade entre o L e o N do ACOut.
    Pensei que tivesse em curto em algum lado, e andei a validar tudo em todos os pontos. Inclusive com os cabos desligados do Victron.

Depois de umas pesquisas lá percebi que é normal, pois o que estou a medir é a bobine do transformador! :)
  15.  # 15

Maravilha! Falta pouco para por isso a bombar então!

Se conseguir faça um teste com alguma carga antes de ligar directamente toda a casa para garantir que não tem "DC ripple" (Não sei o termo em portugues) com carga. Eu meti o carro um aquecedor e depois o carro a carregar durante uns minutos.
  16.  # 16

Colocado por: HFSFMaravilha! Falta pouco para por isso a bombar então!

Se conseguir faça um teste com alguma carga antes de ligar directamente toda a casa para garantir que não tem "DC ripple" (Não sei o termo em portugues) com carga. Eu meti o carro um aquecedor e depois o carro a carregar durante uns minutos.

Ligações todas feitas e primeiro teste feito..

Mas manda-me o diferencial do ACiN abaixo (30mA) quando entra em pass-through a alimentar a casa.
    Em modo inverter segura a casa toda sem problema.
    E em pass-through, mas sem alimentar a casa (com o comutador a usar a rede) também se aguenta bem.
    Inclusive fiz liguei uma tomada direto ao disjuntor do ACout e liguei uma pistola de ar-quente, sem problema.

De quanto é o RCD que tem no ACin? Se é que tem.

A documentação pelos vistos só fala em disjuntor magnetotermico.
    E agora que penso nisso, 30mA no ACIn em Pass-through, significa a casa toda pendurada num RCD de 30mA.
  17.  # 17

Tenho 300ma AC no AC in.

A documentação só pede disjuntor mas pelo que li não podemos nenhum circuito sem proteção diferencial e quis acautelar isto.

Ele entra em pass-through porque lhe está a pedir ou está a perder o sincronismo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • há 3 minutos editado

# 18

Pois, acho que vou comprar um de 300mA.

E também preferia não o tirar.
    A documentação também diz que embora não precise, a regulamentação local se sobrepõe sempre.

Nao sei o motivo da passagem de Inverting para Passthrough.
    Era já de noite e o SOC eram 30%, com 400W de AC loads.

O SOC mínimo está para 20%, logo não deverá ser por aí.

Ele detecta a rede quando rearmo, faz o relay test, fica ali 30s e depois manda o RCD abaixo, e comuta para inverting outra vez.
    Suspeito seja em simultâneo com o abrir do Ground Relay

0.0200 seg. NEW