Olá a todos, venho pedir opiniões para o aquecimento de água em casa dos meus pais. Sou bastante leigo no que toca a este tópico infelizmente.
O sistema atual consiste num termoacumulador de 200L e numa caldeira a gasóleo de 150L, a agua circula entre eles e o termoacumulador essencialmente aquece ambos os depósitos. Durante a maior parte do ano, usamos a resistência do termoacumulador programada para trabalhar durante 3horas (por exemplo, das 6 às 9 da manhã), isto consome cerca de 240kwh por mês, ou seja, cerca de 50€ mês a 0.20€ o Kwh. Devido ao alto número de litros entre ambos os depósitos, a agua quente normalmente dura até a noite, ou até o dia inteiro. Para 3-4 pessoas tem chegado perfeitamente.
Numa das serpentinas do termoacumulador temos conectados paineis solares que durante o verão aquecem a água por si sós, e nesses meses desligamos a resistência. Durante os meses frios os meus pais acendem a lareira com bastante frequência, para aquecer a sala que é onde passam mais tempo.
A caldeira a gasóleo antigamente aquecia tanto as aguas sanitárias como o aquecimento central. Com o aumento do preço do gasóleo, deixámos de usar a caldeira para aquecer agua a uns largos anos, e não temos usado aquecimento central desde então, apenas ocasionalmente.
A casa em questão é bastante grande, e a distância do termoacumulador para as casas de banho é muita, talvez 40-50m a mais distante. Tenho a noção que este sistema atual não é nada eficiente. Já experimentámos esquentador a gás, e a água não chegava quente ao WC mais distante.
Com este apagão que aconteceu recentemente, um tubo que conectava aos painéis solares, rebentou, e aparece agua da companhia, no telhado, no tubo do painel solar. Disseram-me que a única forma disto ser possível, seria a serpentina do termoacumulador ter rebentado, deixando entrar a água da companhia de alta pressão para dentro do circuito solar.
Se realmente tiver de substituir o termoacumulador, quero primeiro tentar perceber qual seria a melhor solução para esta casa. Não queria eliminar os painéis solares, visto a instalação estar feita e eles ainda não se terem pago a si próprios.
Li algures sobre a possibilidade de instalar uma bomba de calor com depósito de 300L com uma ou duas serpentinas, que permitiria continuar a usufruir dos painéis solares, e também usar para aquecimento central e AQS. Com esta solução poderia eliminar a ligação à caldeira a gasóleo, mas não sei o quanto eficiente seria.
A imagem anexada explica por alto a instalação atual.