Iniciar sessão ou registar-se
    • Paio
    • há 2 dias editado

# 1

Boas colegas tenho esses dois anéis em betão com um forno a lenha apoiado em cima desses anéis, o forno deve pesar por volta de 450kg
    A minha dúvida é a seguinte:
    queria fazer uma abertura desses anéis junto ao chão com certa de 40 x 40 cm
    Acham que vai haver desestabilidade em relação ao forno ? Sabem se estes anéis tem ferro ?
    Obrigado
      IMG_1029.jpeg
  1.  # 2

Estive as peças desta empresa e não fala em rede metálica.

https://cesarlealsantos.com/tubos/

O melhor é perguntar onde comprou.

Será que um detetor de metais é útil?

Técnica para abrir o buraco:
    Furar com o berbequim o limite desenhando o espaço a abrir e uma vez os furos feitos com uma maceta e escopro ir tirando o excesso.
    Será que resulta assim?

Ou então é ir diretamente com uma rebarbadora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
  2.  # 3

A minha ideia seria está
      IMG_1030.jpeg
  3.  # 4

Não será melhor deixar uma margem em cima e em baixo da porta que pretende fazer de pelo menos 3/5cm?
  4.  # 5

Qual é a finalidade ?
  5.  # 6

eu não arriscava. deixava tudo como está.

esses fornos ainda pesam um bocadito e é exactamente o redondo dessas manilhas estar fechado que dá a estabilidade para não cair. ao abrir um buraco vai fragilizar a base.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias, HAL_9000, rafaelisidoro, bluthunder82
  6.  # 7

Colocado por: PaioA minha ideia seria está

Má ideia. Não invente. Deixe como está. Ao picar isso, vai abrir o anel e vem tudo por aí abaixo. Esse anel não terá armadura metálica em principio.
  7.  # 8

Essas manilhas para poços não têm ferro. Não abra buracos nisso, vai-se desintegrar.
  8.  # 9

Colocado por: bluthunder82Não será melhor deixar uma margem em cima e em baixo da porta que pretende fazer de pelo menos 3/5cm?
    isso é praticamente impossível, parte logo.
  9.  # 10

As anilhas nao tem ferro, tambem arrisco dizer que isso parte tudo ao abrir buraco
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 11

Excelente exemplo de regionalismo...

Manilha, Anel, Anilha... na minha terra chamamos a isso Aduela na maioria das vezes. :)
  11.  # 12

Desculepm a invasão, nao consigo criar tópicos alguem assim também?
  12.  # 13

Colocado por: N Miguel OliveiraExcelente exemplo de regionalismo...

Manilha, Anel, Anilha... na minha terra chamamos a isso Aduela na maioria das vezes. :)

Aduela é para as portas. 😏
  13.  # 14

Pode fazer o seguinte:
    Escorar o forno com 2 prumos, um de cada lado da abertura
    Fazer a abertura com uma rebarbadora
    Colocar no vão um aro metálico, com perfil tubular retangular, por exemplo um tubo 80x40, e garantir que é esse aro que suporta o peso do forno.
  14.  # 15

Colocado por: VarejoteAduela é para as portas.

Pois. Para mim e para os meus vizinhos Aduela é para fazer poços, canais de saneamento, entubar linhas de água, etc... Manilhas, só mesmo na parte escrita.

Outro típico regionalismo que oiço é "Forrinhos"... que usamos para referirmo-nos ao Sótão. Ao passo que uns 50kms ao lado usam essa palavra para designar aquelas rendinhas de croché que as avózinhas metem nos móveis-vitrina... ou aparadores.
  15.  # 16

Colocado por: N Miguel Oliveira"Forrinhos"... que usamos para referirmo-nos ao Sótão
    forrinhos nunca ouvi e penso que sou de perto de ti
  16.  # 17

E existem manilhas com ferro? Porque quando tinha uns 12 anos aproximadamente, eu e mais uns amigos vimos uma a rolar por uma ribanceira (e que bem que ela saltou) e quando bateu no chão partiu, julgo que tinha ferro por dentro...
  17.  # 18

Colocado por: AlexMontenegroE existem manilhas com ferro?

Existem. Mas estas não tem de certeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro
  18.  # 19

Colocado por: N Miguel Oliveira

Pois. Para mim e para os meus vizinhos Aduela é para fazer poços, canais de saneamento, entubar linhas de água, etc... Manilhas, só mesmo na parte escrita.

Essa é uma utilização muito estranha da palavra, alguém algum dia se enganou e a coisa pegou :D
    Pesquise aduela, o google mostra-lhe :D
  19.  # 20

Colocado por: i.seabramuito estranha da palavra

Sim. Não estou a dizer que esteja correcto. Sei que há muitas palavras que usamos... e uns kms ao lado ninguém sabe o que é. Outra típica é "rudilha/rodilha"... que é um farrapo. A poucos kms já usam outra palavra.

Aduela nunca ouvi ninguém usar sem ser referindo-se às maninhas de cimento.
    (Braga Oeste)...

O meu ponto é que há bastantes objectos onde se notam certos regionalismos. Ninguém na obra irá ao diccionário verificar aquilo que todos conhecem como sendo a mesma coisa.

0.0213 seg. NEW