Venho-vos pedir uma opinião/ideia para iluminar naturalmente duas divisões que tenho numa casa em remodelação, apenas é possivel pelo telhado, a telha que cá está é tipo sandwiche com o formato a imitar a telha tradicional. Queria uma solução o mais econcomica possivel e que seja possivel a aplição nesta telha (fotos em anexo), não é necessário abertura para entrada de ar livre, só mesmo a luminosidade. Já me indicaram os tuneis de luz solar mas acho um pouco carito para o que é, anda tudo na casa dos 400€ cada, pelo menos o que encontro á primeira pesquisa pela net.. Depois também equacionei umas Velux mas desisti da ideia devido a ser arriscado a instalação das mesmas neste tipo de telhado de modo a garantir um trabalho sólido e não vir a ter chatisses no futuro. Por ultimo surgiu a ideia das claraboias que no fim de contas ainda me parece ser o mais simples a aplicar e barato em relação ás outras opções.
Alguém consegue indicar algo em concreto que sirva aqui? Modelos? Outras ideias?
A chatice aí será fazer os rematoes com esse ondulado. Essa edificação, com paredes de pedra e telha sandwish, vai padecer de patologias... Tem de prever a devida ventilação ou tertá fenomenos de condensação e bolores.
Estas pessoas agradeceram este comentário: SSilva95
Colocado por: Pedro BarradasA chatice aí será fazer os rematoes com esse ondulado. Essa edificação, com paredes de pedra e telha sandwish, vai padecer de patologias... Tem de prever a devida ventilação ou tertá fenomenos de condensação e bolores.
A parte da ventilação já está previsto levar sistema VMC, com bocas de insuflação/extração em todas as respetivas divisões. Sim a parte dos remates é sem dúvida o pior, daí a minha pergunta sobre opiniões ideias ao que aqui instalar..
Relativamente barato e à prova de bala (dentro da sucatagem) seria cortar uma secção de chapa a todo o comprimento entre dois cumes e colar/aparafusar uma chapa de policarbonato alveloar.
Relativamente barato e à prova de bala (dentro da sucatagem) seria cortar uma secção de chapa a todo o comprimento entre dois cumes e colar/aparafusar uma chapa de policarbonato alveloar.
Falando na parte de clarabóia/janela de teto, alguém sabe se existe algum modelo para aplicar nesta telha e onde encontro? Encontro muitas soluções mas para telha normal ou chapa sandwich direita e nada para estas.. De salientar que não precisa de ser nada de grandes dimensões algo do tipo 50x50cm já é suficiente!