Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: RafaelaMoutinhofazer jóias que em nada aumentam a saúde ou a longevidade das pessoas.

Sabia que a alegria que isso proporciona a quem lhe dá importância, conferir-lhe-á certamente anos de vida?
  2.  # 42

O cálculo do valor de arrendamento é habitualmente 400€ por cada 100k de investimento.
    Se um apartamento custar 250k será arrendado por 1000€.
    Mas isto é só uma proporcionalidade. Pode haver outras maneiras de cada um se reger.
  3.  # 43

Colocado por: Palhava

Sabe que a alegria que isso proporciona e a quem lhe dá importância, confere anos de vida?
    Se assim fosse os EUA teriam mais esperança média de vida que a China, quando é exatamente ao contrário. A riqueza serve para produzir bem-estar. Quantifica-se nominalmente pelo ouro? Sim, e pelas criptomoedas também - já têm 15 anos de existência. O dólar deixou de estar indexado ao ouro desde 1971; veremos o que acontece com a desdolarização no futuro próximo...
  4.  # 44

O seu namorado tem sorte.
    Uma mulher inteligente 🧠.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RafaelaMoutinho
  5.  # 45

Colocado por: NostradamusEssa compra é como uma prova ao futuro da vossa relação.

Se você diz que vai morar para a casa, tem que obrigatoriamente exigir e contribuir para o pagamento do valor do crédito e ficar na escritura expressamente dito quais os valores de entrada de cada um. Mesmo que seja 20% dele e 0% da sua parte.

Os pais dele não podem nem devem meter dinheiro se for para você ficar de fora na escritura.O seu salário, mesmo que 25% inferior do seu companheiro, tem de entrar nas contas da taxa de esforço do banco, e é a única forma disso ficar nos 20 anos, sem empréstimos pessoais ou outras jogadas.
    Eu poderia ser interesseira e exigir uma comunhão de bens ou uma partilha na compra do imóvel como você descreve, mas por agora não me sinto em posição de o fazer porque: não tenho poupanças pessoais e portanto não disponho de capital próprio, o meu salário é 25% do dele (e não 25% inferior) mais concretamente o meu líquido é 750€ e o dele líquido é 3000€.

Colocado por: NostradamusImaginemos que a vossa relação dura 10 anos. Depois separam-se, ele fica com a casa a 100%, paga por ele e pelos pais, e você vai para onde? Começa tudo do zero, com 0 no bolso?
    Sim, com muita honra. O amor para mim não é transacionável, se um dia acabar voltarei para casa dos meus pais. Imagino que aos 33 anos não tenha a mesma vitalidade que tenho agora aos 23, mas nos próximos anos encontrarei formas de investimento com que possa ter autonomia financeira.

Colocado por: NostradamusMesmo que ele diga para não se preocupar, e que você depois ajuda no pagamento nas restantes despesas, pergunte-lhe então se ele quer uma companheira/esposa ou um colega de casa para dividir despesas.

Ou vocês estão 100% dentro em todas as decisões, ou estão 100% fora. Metade fora e metade dentro, nas relações, apenas e durante o sexo.
    Agradeço a sua preocupação, já a discuti com os meus pais, mas neste caso apenas procuro opiniões para ajudar o meu namorado desinteressadamente.

Colocado por: NostradamusNão sou velho nenhum, de longe, mas faz-me confusão certas mentalidades nas relações. Vivem todos no momento e ninguém pensa a longo prazo para o bem ou para o mal.
    Até pode ser que eu me arrependa. Se confio no meu namorado para o amor e para o sexo, acho que devo confiar para o resto: para a saúde, para as despesas, quem sabe para os filhos também. Mas por agora só pretendo conselhos financeiros.
  6.  # 46

Colocado por: RafaelaMoutinhoacho que devo confiar para o resto: para a saúde, para as despesas, quem sabe para os filhos também. Mas por agora só pretendo conselhos financeiros.

Antigamente os noivos só se conheciam depois do casamento a todos os níveis.

Hoje dá para ver tudo antes e depois, e há muito mais insucesso nas relações.

Será?

Não!
    Hoje, cada um é livre de viver a sua existência sem recriminações.

Uma relação bem sucedida é, para mim, quando ambos lutam com sua sabedoria para melhorarem a vida comum.
  7.  # 47

Colocado por: RafaelaMoutinhoEu poderia ser interesseira

Colocado por: RafaelaMoutinhose um dia acabar voltarei para casa dos meus pais. Imagino que aos 33 anos não tenha a mesma vitalidade que tenho agora aos 23, mas nos próximos anos encontrarei formas de investimento com que possa ter autonomia financeira.

Visto a idade, está tudo explicado.

Peça então um crédito pessoal a 7-8% e endivide-se para enriquecer o portefólio de património do seu namorado enquanto fica a fantasiar com uma futura autonomia financeira a ganhar o salário mínimo.

Colocado por: RafaelaMoutinhoneste caso apenas procuro opiniões para ajudar o meu namorado desinteressadamente.

Não seja insolente. Isto não tem nada a ver com parasitismo ou tirar aproveitamento da situação dele.

Você só lê o que lhe interessa, fica assanhada com a realidade dura e crua, e depois só lê as entrelinhas.

Ainda não percebeu que a melhor forma de o ajudar é também entrar na "aventura" mesmo com o seu salário de apenas 25% do dele?

Ele sozinho: 3000 líquidos, taxa de esforço 33% -> Máximo de empréstimo teórico 950-1000€
    Vocês os dois: 3750 líquidos, taxa de esforço 33% -> Máximo de empréstimo teórico 1250€

Pode subir substancialmente o valor a pedir emprestado ou reduzir a prestação com o seu salário nos cálculos devido aos riscos de incumprimento. Além de que os bancos também sabem que quem ganha apenas 750€ tem uma progressão enorme de salário.

Possivelmente ele assim nem precisa de vender as bitcoins. Ficam todos a ganhar.

Você não precisa de entrar com dinheiro independentemente dele o ter. Pare de se refugiar com o "eu não tenho capitais para o ajudar".

Se você, ele, ou ambos, não estão preparados para fazer esta decisão em conjunto, mais vale então deixa-lo decidir sozinho enquanto fica na casa dos seus pais.

Custa ler e aceitar, mas isto tem de ser dito por alguém que está fora e é totalmente imparcial, porque no fundo é a realidade da vida de casal.

Boa sorte nisso.
  8.  # 48

Colocado por: RafaelaMoutinhoBom Dia. Venho pedir opiniões.

O meu namorado está em aquisição dum T3 em construção num condomínio fechado. A localização é boa pela proximidade de grandes superfícies comerciais e do emprego dele. Já assinou o CPCV, o sinal foram 20% e ele até dispõe de mais 22% - ou seja tem 42% do valor total incluindo IMT+IS; simplesmente o banco não lhe empresta 58% porque a taxa de esforço para o crédito ultrapassa 35% do
    salário líquido dele a 20 anos, mais a despesa mensal do condomínio 3%.

Além de 42% do montante total, ele dispõe de criptomoedas no valor atual de 18% - as quais deverão valorizar até 40% por volta de 2 meses antes da escritura - e os pais poderão emprestar-lhe no máximo 21% a pagar em 4 anos sem juros. A questão principal é: será melhor vender as criptomoedas, ou contrair um crédito bancário sabendo que ficará apenas com 47% do salário para viver durante 20 anos?

Muito obrigada.

A regra de ouro em finanças pessoais é evitar desequilíbrios entre ativos e passivos. Financiar um ativo ilíquido e de longo prazo (como uma casa) com ativos voláteis e de curto prazo (como criptomoedas) é um risco sério. Vender as cripto reduz incerteza. Contrair mais dívida com taxa de esforço já no limite e contando com valorização futura é um desequilíbrio à espera de acontecer. Prudência recomenda simplificar o financiamento, mesmo que doa vender no timing errado.
  9.  # 49

Colocado por: Nostradamusquem ganha apenas 750€ tem uma progressão enorme de salário.

Será?

Depende das habilitações?
  10.  # 50

Aos 33 ainda terá mais vitalidade associada a experiência.

A mulher só começa a declinar aos 50 por motivos biológicos.
    E mesmo assim tem uma esperança de vida superior à do homem.

0.0163 seg. NEW