Colocado por: PickaxeÉ verdade mas ele faz questão de comprar sozinho. Também é verdade que o meu salário é muito inferior ao dele.
Não quer partilhar despesas, mas o namorado tem que partilhar a casa consigo?
Enquanto namoram a prestação da casa deveria ser partilhada pelos 2
Colocado por: Jorge_GonçalvesFazer o crédito com mais de 20 anos não é opção? Conseguiria com isso diluir de forma relevante a taxa de esforço...Também lhe perguntei isso mas ele não pondera o crédito a mais de 20 anos porque o total de juros a pagar seria muito maior. Além disso, qual banco permite fixar a taxa a mais de 20 anos? Uma taxa de esforço próxima de 50% não permite grandes flutuações na mensalidade.
Colocado por: RafaelaMoutinhoTambém lhe perguntei isso mas ele não pondera o crédito a mais de 20 anos porque o total de juros a pagar seria muito maior
Colocado por: RafaelaMoutinhoOs pais dele querem ajudar. Eu ainda não tenho poupanças para uma compra desta dimensão.
Colocado por: hangasExato. Seria necessário um crédito que permitisse amortizações.
Não tem que ficar no crédito até ao final do prazo, e pagar os juros todos. Mas é bom ter a possibilidade de antemão.
Eu também fiz CH a 40anos, e acabei de o pagar em menos de 20.
Nem nunca tive intenção de ficar 40 anos agarrado ao mesmo. Mas foi bom ter essa possibilidade sem ter que fazer nada.
Também recentemente fiz um crédito auto a 48meses e foi pago em < 6. Justamente porque tinha investimentos destinados a tal, que queria manter mais algum tempo.
Esta a ver a ideia? Fazer o CH a 30 ou 40 anos não impede que o pague em 15 ou 20. As penalizações por o fazer são insignificantes face à possibilidade de ter um plano B e dos juros que se poupam ao fazê-lo
Colocado por: rjmpiresAo pagar um crédito adicional, não estarei a ajudar na compra? O meu salário líquido é 25% do dele, para mim é difícil dar qualquer ajuda.
Não falei de ajudar na compra, mas no pagamento do crédito adicional.
Colocado por: RafaelaMoutinhoExato. Seria necessário um crédito que permitisse amortizações.
Colocado por: Jorge_Gonçalvescréditos adicionais
Colocado por: RafaelaMoutinho. A questão principal é: será melhor vender as criptomoedas, ou contrair um crédito bancário
Colocado por: RafaelaMoutinhoÉ verdade mas ele faz questão de comprar sozinho. Também é verdade que o meu salário é muito inferior ao dele.
Colocado por: JosebaNão venda a crypto (estamos a falar de BTC certo?). Vai sempre ter uma valorização muito mais rápida que qualquer outro investimento.
Colocado por: PalhavaNesse condomínio, há apartamentos menos dispendiosos?T1 ou T2?Existem T2s mas com pior orientação solar. Entendo que no atual cenário de especulação, se ganhe dinheiro no processo de comprar agora e vender mais tarde, mas existe sempre o risco de bolha imobiliária.
Compre um mais pequeno primeiro.
Depois esse activo pode servir para alavancar um futuro negócio. Até uma moradia.
Pode ficar a render no mercado de arrendamento ou ser vendido.
Colocado por: PalhavaNão façam da compra da casao investimentoda vida.Isso é verdade mas é o contrário do que nos ensinam na escola. E quando leio posts de pessoas baseadas em mérito a queixarem-se de especulação, as mentes liberais respondem "trabalhem!". Aliás, são os mesmos que apregoam "lucros privados, prejuízos privados" mas depois querem saquear contribuintes para resgatar bancos. Resumindo: endividamo-nos no nosso próprio solo.
Como têm alguma visão.
Sabem que quem trabalha não acumula riqueza.
Há que colocar o dinheiro 💰💰💰 a trabalhar para nós.
Para que o trabalho que fazemos seja ele um complemento ao nosso rendimento total.
Colocado por: Jorge_GonçalvesExato. Também não me agrada a ideia dum crédito adicional. Só não sabia que era possível amortizar um crédito de taxa fixa. Obrigada pela sugestão.
Todos os créditos permitem amortizações! A diferença está na comissão a pagar, que é mais baixa quando a taxa é variável. Mesmo que tenha de pagar os 2% na taxa fixa, provavelmente, é mais vantajoso do que estar à procura de soluções alternativas como créditos adicionais ou outros.
Colocado por: PalhavaImagino que um T1 nesse condomínio possa ser 50% do valor de um T3 e ainda se consegue arrendar por 1000€/mês.)É por isso que faltam habitações no mercado de arrendamento: os investidores compram para arrendar mas depois não querem e ficam 700 mil imóveis vazios. O T1 custa 74% do T3; se a renda mensal for 0.5% do valor de compra então será 1700€ (valor bruto sem dedução de IMI, condomínio, IRS predial).
Tirando impostos 28% e despesas...
Pode dar 600€/mês limpos.
Já dá uma boa ajuda na negociação de um crédito futuro com o banco.
Colocado por: PalhavaÉ o mesmo que dizer que o ouro é uma fantasia em pirâmide. Vale muito por ser condutor elétrico e não oxidar? Não é usado com esses propósitos e sim para fazer jóias que em nada aumentam a saúde ou a longevidade das pessoas.
A Crypto é uma fantasia de sistema pirâmide. Como se cria dinheiro sem nada consistente?
As acções em bolsa é outra história.
Colocado por: pribeiroparece-me a mim que não foram acauteladas devidamente todas as incertezas, tais como:Não me fiz entender. Não esperamos que as criptomoedas subam 40% em 2 meses e sim que subam 130% em 18 meses - existe boa probabilidade de isso acontecer segundo o Rainbow Chart. Mas pode ficar aquém dessa expectativa. Por outro lado muita gente (inclusivé neste post) advoga não vender, achando que a valorização pode chegar a 1000% em 2030.
b) Esperar que criptomoedas subam 40% em 2 meses não é algo de alguém que precisa ter um certo valor no dia da escritura... e as cripto estão com muita volatilidade.
Colocado por: pribeiroc) Pedir dinheiro emprestado á familia... terá capacidade de pagar após ficar com 47% do salário após pagar o crédito bancário?Também não fui clara neste ponto. Pedir dinheiro à família seria no caso de dispensar crédito bancário.
Colocado por: pribeiroHonestamente parece-me alguém que pretende obter uma moradia xpto muito acima das suas capacidades financeiras... Nem digo que não consiga.Já vi famílias com cenários piores. Mas sim pode correr mal: pode ter um acidente e reformar-se por invalidez com uma baixa pensão, ficando o banco com o imóvel. O ideal mesmo é ter o montante total em cash e por isso estamos a estudar a melhor estratégia nesse sentido.
O que eu digo é que basta uma das muitas variáveis alterarem-se no sentido negativo e tudo poderá correr muito mal.
Colocado por: pribeiroNa minha ótica taxas de esforço acima de 25% já é um mau presságio.Exato. Vou mais longe: nem concordo com hipotecas. O meu avô juntou 60 salários e comprou a casa dele (onde ainda mora com a minha avó) aos 23 anos. Hoje isto não é possível porque todo o país aprova a especulação imobiliária.