Quando falta a electricidade, sem alarme de incêndio activo, um grupo gerador de segurança deve ligar imediatamente ou só a pedido da SADI ?
Passo a explicar, verifiquei recentemente pelo apagão que vários condomínios residenciais (1.ª e 2.ª categorias de risco ) com geradores de segurança (não socorro), ao faltar a electricidade os geradores entraram logo em funcionamento, mas em vazio pois sendo geradores de segurança, só alimentam bombas de água para combate a incêndios e desenfumagem quando as centrais de incêndio assim o comandam, o que não foi o caso pois foi só falha da rede.
A SADI tem apenas backup por bateria, não estando ligadas ao gerador.
Como a falha da rede foi prolongada por várias horas, alguns geradores acabaram por parar sem combustível, mantendo-se a SADI em funcionamento pela bateria, mas sem forma de accionar as bombas ou desenfumagem caso efetivamente viesse a haver um incêndio passado horas de falha da rede e tenha acabado o combustível.
Não faria mais sentido o gerador de segurança só ligar a comando da central em caso de incêndio e falha da rede para por exemplo em caso de incêndio durante a falha prolongada da rede se poder combater um incêndio ou evitar uma inundação?