Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Vivo numa moradia com 15 anos, na costa oeste do Algarve, sobre a praia, com uma laje com cerca de 100 m2. Nove anos após a construção comecei a ter problemas de forte infiltração na laje. Fiz duas intervenções, caras, sem sucesso: uma em 2019, com aplicação de Epoxy100 e de Membrana de Poliureia Híbrida Elástica; outra em 2024, com aplicação de rede de fibra e 4 camadas de Weberdry 824. A justificação para a ineficácia das intervenções foi a casa estar construída sobre rocha, ficando sensível a tremores de terra e abrindo facilmente fissuras. Não faz sentido continuar a fazer intervenções a nível da lage, pelo que a solução apontada foi colocar uma cobertura sobre a laje. Como a laje já tem isolamento térmico e acústico, preciso apenas de uma cobertura que assegure a impermeabilzação e que seja resistente à corrosão salina. Pedia a quem percebe do assunto que me indicasse que tipo de cobertura seria indicada neste caso. Obrigado.
  2.  # 2

Já passaram 10 dias depois das minhas perguntas. Não há ninguém que me possa dar uma ajuda? Tenho medo dos telhados sanduíche pois têm muitos elementos em metal e receio que enferrugem rapidamente com o ar do mar, mesmo que tenham aço inoxidável. A telha cerâmica será melhor, sobre uma estrutura de madeira? Há outras alternativas?
  3.  # 3

Os meus sogros moram em frente ao mar, e a telha deles tem quase 30 anos e ainda tem bom aspecto. Acho que é a melhor opção do que painel.
  4.  # 4

Telas tpo
  5.  # 5

Colocado por: Paulo3MComo a laje já tem isolamento térmico e acústico, preciso apenas de uma cobertura que assegure a impermeabilzação e que seja resistente à corrosão salina. Pedia a quem percebe do assunto que me indicasse que tipo de cobertura seria indicada neste caso. Obrigado.

Uma solução em Tela em PVC armada.
  6.  # 6

Obrigado pelas respostas. Parece-me que as soluções com telas consistem em aplicações diretas sobre a laje. Ora é isso que pretendo evitar, pois deixei de acreditar nesse tipo de solução, pois irão aparecer novas fissuras. Eu queria era um telhado simples acima da laje, resistente à corrosão salina e impermeável, e não sei qual o melhor material a usar, se telha cerâmica, sanduiche, pvc, etc. e que tipo de suporte (julgo que com madeira fico a salvo da ferrugem).
  7.  # 7

Se ja não esta virado para soluçoes sobre a lage , opte por telha ceramica. mas consulte um arquiteto
  8.  # 8

Colocado por: Paulo3Marece-me que as soluções com telas consistem em aplicações diretas sobre a laje.

Não fica aderido (é esse a vantagem, ainda por cima com a panóplia de sistemas sobrepostos que aí tem - presumo que não removeram a membrana de poliureia quando do barramento armado com a argamassa cimentícia). Bem executado dura decadas.
    Teve recorrentemente más experiencias, por falta de prescrição técnica adequada e fiscalização dos trabalhos.

Quanto à aplicação de soluções do tipo inclinado. Consegue acomodar o volume ocupado dentro do volume definido pelas paltibandas existentes? Se ultrapassar esse volume necessita meter um projeto de alterações na câmara.

Veja se não arranja outros problemas com a ideia de forçar uma solução para o qual o edifício não foi pensado.

PS: O edifico situa-se onde? Aljezur?
  9.  # 9

Caro Pedro, a membrana de poliureia teve de ser arrancada, pois não estava em condições. Pretendo fazer as obras antes do verão e, em princípio, tenho um construtor que me foi aconselhado.

No entanto, acho que só teria a ganhar se pudesse contar com a sua colaboração profissional para desenvolver um projecto de cobertura que faça sentido tecnicamente. Há a possibilidade de falarmos fora do ambiente do fórum? Posso dar-lhe o meu email, ou contactá-lo no seu facebook (embora eu não seja grande entendido em facebook)?

PS: Sim, o edifício situa-se em Odeceixe. Aliás já contei com a sua colaboração há cerca de 1 ano e meio, neste fórum, quando andava a escolher o ar condicionado para a moradia.

0.0122 seg. NEW