Iniciar sessão ou registar-se
    • omc
    • há 23 horas

# 1

Boa noite,

Sou senhorio de um apartamento arrendado há dois anos. Na altura fiz contrato de 2 anos para baixar um pouco o IRS (2 anos era 25%, qd 1 ano era 28%).

Os arrendatários são excelentes e, por isso, quero passar o contrato para 10 anos com uma pequena atualização de renda (inflação) e muito abaixo do máximo para permitir o "desconto" no IRS (inferior a 50% dos limites aplicáveis ao Programa de Apoio ao Arrendamento).

A minha pergunta: como faço isto acontecer? Tenho de fazer um novo contrato de raiz e voltar a submeter no portal das finanças? Ou há forma de "renovar" em vez de por mais 2 anos, por 10?

Obrigado!

Referência:
    https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=reducao-dos-impostos-sobre-o-arrendamento-perguntas-e-respostas
  1.  # 2

Ter uns inquilinos excelentes e querer ajustar a renda (para cima) ao mesmo tempo quer celebrar um contrato de longa duraçao é capaz de afugentar os dito cujos...
  2.  # 3

É possível fazer melhor.

Pode fazer um Contrato de Arrendamento Acessível e paga ZERO de imposto.

Nem todos os inquilinos têm rendimento que permita integrarem este tipo de contratos, mas informe-se.

Normalmente, se a renda não ultrapassar 35% do rendimento do agregado familiar do inquilino, é bastante fácil fazer o Contrato de Arrendamento Acessível.

O contrato terá que ter a duração mínima de 5 anos. O resto é o normal dos outros contratos.

Pesquise no Google e verá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omc
  3.  # 4

• omc
    • há 8 horas

# 5

Obrigado pelos contributos mas não estou em busca de soluções alternativas. O que queria saber é como dar seguimento a esta situação que já está acordada com os inquilinos, ou seja, qual o processo a fazer: celebração de um novo contrato de raiz, submetendo-o nas finanças, ou atualização do mesmo sem submissão de um novo (como é possível de fazer para atualização de rendas).

Se me conseguirem ajudar neste tópico fico mt agradecido!

0.0059 seg. NEW