Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal, espero que esteja tudo bem com vocês.
    Então é o seguinte. Tava a pensar construir uma casa e como tal achamos um terreno do qual gostamos. Fizemos o cpcv e iniciamos o projeto de arquitetura. Projeto este finalizado e a arquiteta diz que iamos passar ás especialidades e pra levarmos uma declaração ao proprietário do terreno para que ele assine pro projeto entrar na camara no nome dele, uma vez que ainda não é nosso. Acontece que o proprietario não quer assinar porque diz que não faz sentido o projeto ir no nome dele.
    Qual deve ser o nosso proximo passo?
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: LFACAcontece que o proprietario não quer assinar porque diz que não faz sentido o projeto ir no nome dele.
    e ele tem toda a razão... ele não tem nada a ver com o que vocês estão a fazer

Colocado por: LFACQual deve ser o nosso proximo passo?
    comprar o terreno

deixem o projecto em pausa e passem o terreno a vosso nome.
  3.  # 3

Com todo o respeito, como é obvio não faz sentido algum o projeto entrar em nome dele.

Isto nem devia ser questão
    • LFAC
    • há 1 dia editado

# 4

Eu percebo perfeitamente que não faz sentido, mas tendo em conta que vamos fazer empréstimo para terreno e construção, o propriétario está a par da situação. A camara pede que o projeto vá em nome do proprietario do terreno , não pode ir no meu porque ainda não o comprei. Inclusive a arquiteta diz que agora entram arquitetura e especialidades ao mesmo tempo na camara para aprovação e no dia da escritura do terreno o projeto passa pro meu nome.
  4.  # 5

Mas vocês não têm dinheiro para o terreno e querem já avançar com tudo?
  5.  # 6

Colocado por: dmanteigasMas vocês não têm dinheiro para o terreno e querem já avançar com tudo?

E qual é a diferença entre isso e comprar uma casa ja feita?
  6.  # 7

O dono do terreno pode assinar uma procuração que lhe permite entregar o projeto na câmara em seu nome, tratar das consultas a todas as entidades necessárias para o licenciamento. Eu já fiz isso.

Colocado por: LFACInclusive a arquiteta diz que agora entram arquitetura e especialidades ao mesmo tempo na camara para aprovação

Só é assim se se tratar de um lote de terreno num loteamento.
  7.  # 8

Pickaxe

então ??? agora tirando certos casos é tudo por comunicação prévia
  8.  # 9

Colocado por: LFACo propriétario está a par da situação.
    e que interessa isso de 'estar a par'?

o dono atual não tem nenhuma obrigação em proceder como você quer. se ele não quer assinar não assina e está no seu direito
  9.  # 10

Colocado por: LFACQual deve ser o nosso proximo passo?

Uma das seguintes possibilidades:
    - Desistir
    - Tentar chegar a um acordo com o atual proprietário
    - Comprar o terreno antes do crédito à construção
  10.  # 11

Colocado por: DR1982
    E qual é a diferença entre isso e comprar uma casa ja feita?

A diferença é a liquidez que é necessária para a obra... Boa sorte para eles
    Concordam com este comentário: Fresias
  11.  # 12

Colocado por: marco1Pickaxe

então ??? agora tirando certos casos é tudo por comunicação prévia

Artigo 4.º
    Licença e comunicação prévia

2 - Estão sujeitas a licença:

c) As obras de construção, de alteração ou de ampliação em área não abrangida por:

ii) Operação de loteamento;
  12.  # 13

Colocado por: dmanteigas

A diferença é a liquidez que é necessária para a obra... Boa sorte para eles
    quem sabe se nao querem financiar o terreno precisamente para ter essa liquidez para a obra?
  13.  # 14

E se no fim de tudo o dono do terreno o vender a outra pessoa?? Ficam com o projeto para memória futura?
  14.  # 15

Colocado por: DR23E se no fim de tudo o dono do terreno o vender a outra pessoa?? Ficam com o projeto para memória futura?

Se existe um CPCV, o dono do terreno se vender a outro teria que devolver o sinal em dobro. Quem compra só tem que garantir que o sinal é suficiente para os custos com o projeto, e mais alguma coisa de lucro.
  15.  # 16

Colocado por: Pickaxe
    Se existe um CPCV, o dono do terreno se vender a outro teria que devolver o sinal em dobro. Quem compra só tem que garantir que o sinal é suficiente para os custos com o projeto, e mais alguma coisa de lucro.

Não reparei na parte do cpcv..

Mas toda a situação é algo inédita..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  16.  # 17

Aqui na minha terra o Novo Banco faz créditos para construção de 90% financiamento de aquisição terreno e 100% financiamento construção. Aproveitamos a oportunidade e falamos com a imobiliaria que estava a vender o terreno em questão e pagamos os 10% do valor do terreno aquando o CPCV. Agora quando está tudo praticamente concluido aparece esta barreira. Não estou a querer dizer que o proprietário do terreno não tenha razão em nâo querer assinar apenas gostava de saber qual o procedimento agora.
    Infelizmente pagar o terreno está fora de questão uma vez que não temos o valor dele.
    De qualquer maneira obrigado pelas respostas.
  17.  # 18

penso que o novo banco com essas inovações de financiar até a aquisição do terreno a par com a construção, agora é que deve descalçar a bota, ou seja, avançar com as verbas para fazer a escritura do terreno e ai depois já pode meter o projeto em seu nome.
    sinceramente acho que o banco nem as pensou como se costuma dizer, palhaçada.
  18.  # 19

Se o atual proprietário não está confortável, pode adquirir o imóvel ou aguardar pela compra.
    Conheço um caso em que aconteceu o seguinte:
    O ainda proprietário assinou os requerimentos para se dar entrada do projeto na câmara, para facilitar.
    Em sequencia foi preciso pagar taxas, que em alguns municípios são expressivas - cerca de 4000 euros, a titulo de exemplo.
    Os futuros proprietários não pagaram.... quem ficou com o menino nos braços?
  19.  # 20

Então mas se o banco empresta para terreno e construção pq não compra o terreno de vez?!

E perdoe-me a frontalidade, mas tem mesmo a certeza que quer entrar numa aventura dessas sem fundos próprios nem sequer para o terreno?…
    Que lhe corra bem LFAC!

Abr.

0.0204 seg. NEW