Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva, pretendo instalar um tubo de salamandra que atravesse uma parede com xps80mm, é mesmo fundamental ser tubo de parede dupla? ou posso revestir o tubo com lã de rocha alumínio só na secção da parede?
    obrigado
  2.  # 2

Depende do quanto confia num serviço que lhe pode provocar a morte
  3.  # 3

o seu comentário foi muito claro, didático e construtivo. obrigado
  4.  # 4

Colocado por: kaligao seu comentário foi muito claro, didático e construtivo. obrigado

Em certa medida até foi.

Lembra-se deste caso?: https://observador.pt/2023/01/12/cinco-anos-apos-incendio-em-associacao-de-tondela-justica-apura-responsabilidades/

É exatamente o risco que você está a querer correr para poupar uns trocos: pegar fogo ao isolamento térmico devido ao aquecimento da conduta de fumos.

Acresce que o tubo da salamandra deve ser duplo em todo o seu percurso no exterior para facilitar a tiragem e diminuir a quantidade de condensações e escorridos.

Do lado de dentro, pode ser duplo para evitar queimaduras em mãos/braços/etc..., ou então ser simples se esse risco não existir. No último caso tem o benefício de funcionar como mais um elemento de radiação de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kaliga
  5.  # 5

ok muito obrigado, não existe o risco de queimaduras, o ponto sensível seria mesmo o contacto com o xps, daí a minha questão, neste caso não é para poupar dinheiro, mas sim ter o benefício de radiação no interior como explicou. Já tive mais que uma salamandra, umas com parede dupla, outra sem. Tive uma, durante anos, que atravessava um teto com isolamento em lã de rocha, creio nunca ter corrido riscos, não estamos a falar de poliuretano como aconteceu no triste caso que referiu. O risco maior que pode ocorrer nestas tubagens é a falta de manutenção e limpeza, que leva a um sobreaquecimento e mesmo fundição dilatação dos tubos. A minha questão seria mesmo o xps, visto que também duvido que seja viável ter uma solução hibrida, com tubo normal e depois ao atravessar a parede e exterior ser de parede dupla. Mesmo assim, vou considerar a hipótese do tubo parede dupla em todo o percurso. Só não percebo porque é que certos membros se dão ao trabalho de responder desta forma, qual o objetivo? obrigado
  6.  # 6

Tem umas peças próprias para atravessar paredes e tetos e passar de simples para dupla parede.
    Essas peças garantem o afastamento necessário aos matériais inflamáveis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kaliga
  7.  # 7

Basta pegar num isqueiro e ver o que acontece ao XPS.

Há coisas que é apenas bom senso
  8.  # 8

Colocado por: marcocarTem umas peças próprias para atravessar paredes e tetos e passar de simples para dupla parede.
    Essas peças garantem o afastamento necessário aos matériais inflamáveis

Muito obrigado, sabe-me informar onde posso encontrar essas peças? Cumprimentos

0.0075 seg. NEW