Na minha localidade está a haver uma obra de remodelação em que um dos passos foi colocar ETICS que não existia anteriormente. Não sei muitos detalhes sobre o estado das paredes nem que passos foram tomados. Sei que o EPS foi colocado e antes de haver qualquer barramento, houve alguns dias de chuva moderada/considerável, mas no máximo dos máximos, terá passado 1 mês entre EPS e barramentos.
Um dia destes passei pela obra e vi que o ETICS estava no estado da imagem.
A minha pergunta é: O que poderá causar aquela situação? Isto para garantir que essas condições não ocorram na minha obra no futuro. Obrigado
Parede exterior – Retração da argamassa FISSURAÇÃO ALEATÓRIA CAUSAS DA PATOLOGIA A fissuração da camada de base do sistema ETICS tem as seguintes causas: − Retração da argamassa da camada de base, elevado módulo de elasticidade e espessura com que foi aplicada (causa fundamental). No Guia de Aprovação Técnica “ETAG 004 – External Thermal Insulation Composite Systems with rendering” é apresentado o critério E×d<50000N/mm, em que E é o módulo de elasticidade da camada de base sem armadura (N/mm2) e d é a espessura da camada de base (mm). A argamassa aplicada apenas satisfaz o critério do ETAG 004 para espessuras da camada de base inferiores a 3,4 mm; − Variações significativas da espessura da camada de base, com zonas de espessura muito elevada (causa muito relevante); − Mau posicionamento da armadura na espessura da camada de base (causa muito relevante); − Instabilidade do sistema devido à inadequada fixação do isolamento térmico ao suporte (causa de segunda ordem). O número das fixações mecânicas que foram aplicadas em cada painel de lã mineral é inferior ao recomendado nos documentos de aplicação dos sistemas. A distribuição adotada para as fixações também não corresponde à que é prevista nos documentos de aplicação.
RECOMENDAÇÕES Remoção integral do sistema ETICS existente e aplicação de um novo sistema seguindo a seguinte metodologia: − Desmontagem dos tubos de queda existentes na área de intervenção, garantindo a evacuação das águas pluviais durante os trabalhos; − Remoção de outros elementos fixos à fachada; − Remoção de todo o sistema de isolamento térmico existente; − Limpeza e regularização do suporte, eliminando as partículas desagregadas; − O suporte deverá apresentar uma superfície plana, sem irregularidades significativas ou desníveis superiores a 5 mm sob uma régua de 1 m, pelo que é necessário realizar uma camada de regularização; − Realização de ensaios de aderência da cola do ETICS após preparação do suporte, com 2 séries de 5 provetes colocados sobre diferentes superfícies que sejam representativas do suporte. As pastilhas metálicas deverão ser coladas sobre bandas de cola com 10 cm x 50 cm (larg. x comp.) e 0,5 cm de espessura. O arrancamento não deve ocorrer pelo plano de colagem em mais de 50% dos provetes e quando ocorrer, o valor de resistência não deverá ser inferior a 0,5 MPa; − Aplicação de um sistema de isolamento térmico pelo exterior constituído por reboco delgado armado, ETICS; − Tratamento dos pontos singulares com base numa pormenorização exaustiva.