Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Estou em processo de compra de um T2 no qual pretendo realizar algumas remodelações, será a minha primeira habitação onde pretendo morar a longo prazo após concluir as remodelações. Iremos colocar teto falso em pladur com focos LED em algumas divisões (total de 45m2), vamos aplicar massa para alisar e pintar as paredes e teto e instalar pavimento flutuante vinílico com os respetivos rodapés e trocar todas as portas interiores e da entrada principal. Vamos deixar o WC e a cozinha para daqui uns anos por serem mais dispendiosos e para juntarmos mais dinheiro até lá.

Destas remodelações que referi, nós queremos fazer tudo com a ajuda de um familiar que tem experiência em construção/remodelação, sendo que construiu parte da sua casa e remodelou algumas partes da mesma. Porém, decidimos que o pavimento flutuante e a substituição de portas será através de um profissional para que não hajam futuros problemas a nível do chão, visto que o pavimento será instalado sob piso de cerâmica existente e o nosso familiar tem menos experiência com pavimento flutuante.

A minha questão no entanto é a seguinte, os 45m2 a aplicar teto falso em pladur será 1 sala, 2 corredores, 1 zona das escadas, 2 quartos e 1 pequena sala de arrumo por baixo das escadas. A casa é um apartamento de 1º e 2º andar onde a sala se encontra no 1º andar e os quartos no 2º andar, não temos vizinhos por cima dos quartos, o 2º andar é o último piso do prédio, só temos vizinhos no R/C. Dito isto, inicialmente íamos colocar teto falso em pladur com isolamento térmico de lã rocha para uma melhor eficiência energética da casa, mas encontro-me com um problema em que os 2 quartos e a sala têm equipamentos de ar-condicionado murais onde se colocar lã rocha + pladur não vejo solução a não ser que mande retirar os equipamentos de ar-condicionado e a modificar a instalação dos mesmos para que exista espaço suficiente a aplicar o teto, o que iria implicar custos adicionais dos quais preferia evitar devido ao montante de poupanças que é limitado para estas remodelações.

Na vossa opinião, existe uma alternativa melhor sem ser com a aplicação de lã rocha? Algum tipo de pladur que já tenha isolamento incorporado a nível térmico que me recomendem e que me ajude a continuar a ter alguma distância dos equipamentos de ar-condicionado? Poderia também nem colocar isolamento mas visto que estarei a remodelar para aplicar teto falso com focos LED gostava de deixar já o teto mais eficiente com esse isolamento térmico. Uma outra solução seria não investir na substituição das portas e investir esse valor no serviço de retirar e modificar a instalação dos aparelhos de ar-condicionado, mas teríamos mais dificuldade depois porque teríamos de voltar a reparar a parede e rodapé onde as portas serão instaladas depois de se removerem as anteriores.

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: ItsAnakinVamos deixar o WC e a cozinha para daqui uns anos por serem mais dispendiosos e para juntarmos mais dinheiro até lá.

qual a idade do edifício? e consequentemente das instalações elétricas e sobretudo de canalização?
    Os AC tem quanto tempo de instalação?

Tem de redefinir prioridades. e teto falso com focos não me parece uma delas.
    Estas coisas tem de ser definidas e ponderadas em conjunto. Peça ajuda a um arquiteto. face o estado e tipo de materiais, ano de construção, desejos estéticos e orçamento disponível para acertar um plano de ação, DEVE ainda incluir na equação a eficiência energética e o estado atual das instalações técnicas,
    Concordam com este comentário: ferfil
  3.  # 3

Pessoalmente acho que só estão a olhar para a parte estética e nada para o lado técnico. Olhem para as instalações elétricas e canalizações e verificar se está tudo OK, principalmente agora, porque depois é destruir o que já foi feito (custa mais €€€)

Confirmar se a casa tem pé direito suficiente para teto falso e piso flutuante... numa casa com pé direito de 2.5m e retirar 20/30cm fica com uma casa de bonecas.

Colocado por: ItsAnakinA minha questão no entanto é a seguinte, os 45m2 a aplicar teto falso em pladur será 1 sala, 2 corredores, 1 zona das escadas, 2 quartos e 1 pequena sala de arrumo por baixo das escadas.

Porque debaixo das escadas?? Para mim é gasto de material e perda de tempo!

Se a casa necessita de melhoria térmica, dê atenção ao piso de cima. Em vez de trocar as portas, dê uma nova cara (uma lixadela, pintura e novas ferragens) e investia esse valor numa limpeza e recolocação dos A/C.

A lã de rocha é uma boa escolha, mas considere outras opções, EPS, esferovite, etc, será que necessita mesmo de um isolamento de 6cm quando pode utilizar 2.5cm?!? e em vez dos focos LED, pode fazer uma sanca iluminada em LED, não necessita de um teto falso.

0.0086 seg. NEW