Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias,

Estou a acabar de "lavar a cara" a um T3 em Gaia (Cedro/Santo Ovídio) para repor no mercado de arrendamento.

Segundo conselhos lidos aqui no fórum, estava a pensar em fazer um contrato de 5 anos (ou mais) para reduzir a incidência do IRS de 25% para 15% (ou menos).

Também gostava de um contrato mais longo uma vez que estou farto de "salta-pocinhas", gente a entrar e a sair, e eu a fazer obras de conservação e a perder tempo e dinheiro com isso.

Mas eis que leio:

"Esta redução não se aplica aos rendimentos prediais que resultem de contratos celebrados a partir de 1 de janeiro de 2024, caso o valor do arrendamento mensal exceda em 50% os limites gerais de preço de renda, conforme fixado na Lei." (1)

E, quando vou a ler a lei (2) descubro que um T3 em Vila Nova de Gaia (escalão E3) tem um limite de 700€/mês para que a redução do IRS seja viável. 700€/mês naquela zona não é barato, é de borla...

Eu estou a interpretar as coisas bem, ou estou a ver mal a coisa?

(1) https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/rendas-irs-senhorio.aspx , publicado a 21/04/2025
    (2) https://files.diariodarepublica.pt/1s/2019/06/10900/0290402907.pdf
  2.  # 2

Pode sempre perguntar no e-balcao das Finanças.

Mas dá a entender que querem que os senhorios continuem a fazer caridade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 3

É fazer as contas:
    Reduzir o IRS a 700€ dá mais ou menos valor apurado, do que uma renda comercial?
    E a longo prazo, qual acha que é o arrendamento mais durável?
  4.  # 4

Da minha interpretação da Lei, é que para beneficiar daquela redução não pode exceder em 50% aquele limite, ou seja no seu concelho, não pode exceder a importância de 1.050,00€.
  5.  # 5

Colocado por: sognimDa minha interpretação da Lei, é que para beneficiar daquela redução não pode exceder em 50% aquele limite, ou seja no seu concelho, não pode exceder a importância de 1.050,00€.

Se é assim menos mau, mas ainda assim mau.

A agente imobiliária falou-me que o apartamento pode render 1500€/mês.

Eu duvido um bocado desses 1500: está com boas condições mas antiquado, e não tem garagem. Por outro lado, está a 5 minutos a pé da linha amarela do metro e da futura linha rosa, e o estacionamento de rua é fácil.

Até prefiro arrendar um pouco mais baixo do que isso para evitar os "salta-pocinhas", mas cortar 500 paus é excessivo.

0.0098 seg. NEW