Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não há forma de criar tubos de drenagem até uma cota inferior, e ter um motor a mandar a água para a rede pluviais?
    Tenho um vizinho que relata ter esse problema, numa construção que data +- 1985
    deve ter havido alteração dos lençóis freáticos ou assim, nunca teve esse problema só começou há coisa de 05 anos. No loteamento todos têm poço (precede a existência de rede de água canalizada, e mesmo o saneamento).
  2.  # 2

Sim é ventilação natural
  3.  # 3

Colocado por: paulo_pereira

Essa ventilação que criou, é natural ?

Sim, ventilação totalmente natural.

tubos com grelhas na entrada. Esta zona tb é bastante ventosa - zona Oeste o que penso que pode ter ajudado nesta situação.
  4.  # 4

Estou a ver se encontro uma entidade com instrumentação capaz para fazer um diagnóstico, e definir um plano de acção.
    Estranho esta manifestação só se dar agora, décadas após a edificação.
  5.  # 5

Colocado por: nhenriques

Sim, ventilação totalmente natural.

tubos com grelhas na entrada. Esta zona tb é bastante ventosa - zona Oeste o que penso que pode ter ajudado nesta situação.

já li a descrição do método utilizado.
    decorrido este tempo, a solução aguentou ?
  6.  # 6

Até ao momento não tive aparecimento de salitre nas paredes, e a placa que estava toda molhada secou completamente.
    Gostava de fazer o teste de humidade nas paredes, mas não tenho máquina para tal.
  7.  # 7

Colocado por: nhenriquesAté ao momento não tive aparecimento de salitre nas paredes, e a placa que estava toda molhada secou completamente.
    Gostava de fazer o teste de humidade nas paredes, mas não tenho máquina para tal.

teoricamente um medidor de humidade no interior deveria confirmar a impressão que reduziu a humidade no interior da casa. ou não tem nada a ver ?
  8.  # 8

Boa noite

Desvão sanitário com muita humidade, a terra parece barro e as paredes de sustentação da laje tem aspeto de estarem molhadas.

Alguma forma de isolar\impermeabilizar a laje por baixo de forma a evitar que a condensação cause problemas e isolar\impermeabilizar o que consigo ver das paredes de sustentação

dados: do chão de terra a lage +\-70cm tem 8 pontos de ventilação natural a tubagens canalização e outros andam no desvão.

(tentei colocar fotos mas não consegui)
  9.  # 9

Que altura tem o desvao?
    É possível aceder a esse espaço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kiko82
  10.  # 10

o desvão tem não por todo entre 70 a 80cm de altura desde aterra ate á a base da placa e sim abri um buraco onde vou agora colocar uma tampa de 60 por 60 para entrar
  11.  # 11

Alguém pode me indicar como carrego imagens no fórum?
  12.  # 12

Colocado por: Kiko82Alguém pode me indicar como carrego imagens no fórum?
    normalmente os problemas a carregar imagens é devido a serem demasiado pesadas
  13.  # 13

como podem ver a altura não é muita e não liguem ao lixo pois o empreiteiro que encontrei deixa muito a desejar
      1747769388340.jpg
      1747769527730.jpg
      1747813830109.jpg
  14.  # 14

Mas podem ver a entrada que abri na ultima imagem e como esta dentro, terra muito molhada com vestígio de agua.

Sei que tem tubo dreno a toda a volta mas não sei é se foi bem colocado pelo empreiteiro e se foi ligado de forma agua se afastar da base da casa.
  15.  # 15

Segue a planta com as entradas de ventilação assinaladas a vermelho e o quadro maior é a entrada que abri, devem ter 20cm por 3-4 cm de largura.
      1747827814531.jpg
      1747827814537.jpg
      planta ventilação mais entrada.png
  16.  # 16

Essa ventilação fará muito pouco.
    Tem acesso e espaço para trabalhar. Sugiro a projeção de espuma de poliuretano no teto desse desvão e a impermeabilização de todos os elementos de betão com pintura asfáltica.
    A base das sapatas provavelmente não foi impermeabilizada mas agora tb já não há muito que possa fazer
  17.  # 17

Colocado por: Kiko82com as entradas de ventilação
    a ventilação natural só funciona se for feita de forma a permitir a ação do vento. o que não é o seu caso.. vejo tantas coisas destas. quem faz este tipo de serviço deve pensar que a ventilação funciona por magia.

estando abaixo do nível do solo esses buracos não servem para ventilar. a não ser que essa ventilação seja feita de forma mecânica, e mesmo assim é chover no molhado. aliás sou da opinião que só pioram a situação porque apenas permitem a entrada e acumulação de água e humidade num espaço fechado

Colocado por: Kiko82Sei que tem tubo dreno a toda a volta
    se já tem dreno melhor.

vai ter de isolar a laje e paredes para que estas não criem mais condensações, mas a humidade que sobe por capilaridade nas parede será mais difícil de eliminar.
  18.  # 18

ok com esta altura conseguem trabalhar para projetar essa mesma espuma ou tem de ser lata a lata? e já agora se conhece alguma empresa que faça isso na zona de gaia?

A impermeabilização sugere alguma marca? visto que grande parte da superfície esta húmida?
  19.  # 19

Colocado por: antonylemosa humidade que sobe por capilaridade nas parede será mais difícil de eliminar.

Sobe sempre alguma, mas neste caso não deve ser muito significativa pois as paredes são em bloco.
    O bloco é um material com bastantes (vazios) o que faz com que a ascensão da humidade seja mais dificultada.

Colocado por: antonylemosquem faz este tipo de serviço deve pensar que a ventilação funciona por magia.

O grande problema é que muitas destas soluções são recomendadas pelos projetistas. Alguns até de renome.
  20.  # 20

Neste caso a solução foi indicada pelo empreiteiro pois pelo projeto tinha de ser feito aterro até casa ficar de nível com a rua e isolar a laje, mas fui convencido a fazer o desvão por ser mais fácil e rápido nunca pensei no problema das humidades...

O que eu acho é que se colocaram isolamento por fora (tela liquida preta e tela pitonada, a meu pedido pois via aquela tinta muito pouco espessa) não deviam ter colocado tb por dentro junto dos blocos e na base da lage, dizem estar farto de fazer casas e nunca tiveram problemas....o que eu acho é que ainda não passou tempo suficiente para que os problemas apareçam.

0.0214 seg. NEW