Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Em pleno século XXI ainda fazem greves como no Século XIX e os prejudicados são sempre os mesmos.
  2.  # 2

É por causa do apagão, ou será da guerra na Ucrânia, ou da inflação, ou da...
    Serviços públicos...
  3.  # 3

É o PCP a querer mostrar que ainda tem força antes das eleições.. dêm mais palco a essa escumalha
    Concordam com este comentário: MSSA, Carvai, dmanteigas, AlexMontenegro
  4.  # 4

Votem chega
  5.  # 5

Oh, sim, os trabalhadores têm é de ser mansinhos e quietos, trabalhar a troco de esmolas, e pagos de preferência em géneros.
    Suspeito que sois dessa espécie dos bons mecenas do Chega, já que zelais tão bem pelos seus bolsos.
    .
    Não tendes comboio? É a vida. Ficai em casa. É mesmo pra isso que se fazem greves.
  6.  # 6

Colocado por: xiripitiÉ o PCP a querer mostrar que ainda tem força antes das eleições.. dêm mais palco a essa escumalha
    Concordam com este comentário:MSSA,Carvai

Não me parece que ainda haja muitos trabalhadores na CP desse partido...

Quem faz greve nessas empresas é gente que se queixa de barriga cheia.
    Têm imensas regalias!
  7.  # 7

Colocado por: MoradiacoimbraVotem chega

☠️
    Concordam com este comentário: Moradiacoimbra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moradiacoimbra
  8.  # 8

Podiam fazer outro tipo de greve, do tipo de não cobrar bilhetes nem passes mensais durante um mês.
    Mas essa não convém, possivelmente não havia dinheiro para pagar ordenados.
    Infelizmente vão pela via mais fácil.
  9.  # 9

Vamos chamar as coisas como sao.
    Nao e greve. Sao ferias nao pagas.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Vítor Magalhães
  10.  # 10

Só a titulo de curiosidade: com a minha categoria profissional, se trabalha-se na CP ganhava mais 50% de ordenado.
      Captura de ecrã 2025-05-08 094043.jpg
  11.  # 11

Colocado por: dmanteigasVamos chamar as coisas como sao.
    Nao e greve. Sao ferias nao pagas.

Qual é o interesse de ficar uns dias sem receber, em datas escolhidas pelos sindicatos?
  12.  # 12

Colocado por: rjmsilvaQual é o interesse de ficar uns dias sem receber, em datas escolhidas pelos sindicatos?

Para quem ja ganha muito dinheiro, sao dias de ferias extra que nao sao ao mesmo tempo faltas injustificadas e que marcas numa altura espetacular sem precisar de aprovacao de ninguem, ou que o colega cubra o teu turno.
    Eu por nao me importava :D

E eu estou a dizer nao pagas, mas nem sei se o sindicato nao paga estes dias, o que torna ainda melhor. E como se a malta da CP tivesse 25 dias de ferias + X dias de greve por ano.

Colocado por: zepedro1972Podiam fazer outro tipo de greve, do tipo de não cobrar bilhetes nem passes mensais durante um mês.

Eu tenho uma solucao melhor para a CP que ja defendo ha anos.
    A CP ja devia ter falido e fechado, enquanto o estado se focava na manutencao da infraestrutura e deixava a operacao a privados que quisessem explorar. O mesmo que acontece com os autocarros.
    Concordam com este comentário: 4por1, HAL_9000, Vítor Magalhães, Carvai, AlexMontenegro, sltd
  13.  # 13

Colocado por: MercedesOh, sim, os trabalhadores têm é de ser mansinhos e quietos, trabalhar a troco de esmolas, e pagos de preferência em géneros.
    É pá greve tudo bem, mas no caso da CP, nós temos de consultar é o mapa de serviço em vez do mapa de greves, tal é a frequência das mesmas. Além de que não consta que os trabalhadores da CP sejam assim tão mal pagos.

O que mais me irrita é que logo no dia 6 começaram a suprimir comboios e a senhora da bilheteira ainda refere a sorrir na minha cara "é um direito do maquinista, se ia pernoitar fora, óbvio que não ia fazer esta viagem".

Por mim era privatizar os transportes rodoviários, acabar com a CP e com os seus prejuízos crónicos. Funcionam muito melhor as redes de autocarros privadas do que a rede de comboios. Ainda se o preço dos bilhetes justificasse manter esta empresa da esfera pública, mas nem isso. Os bilhetes são caros e o serviço funciona terrivelmente mal.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

Colocado por: MercedesNão tendes comboio? É a vida. Ficai em casa. É mesmo pra isso que se fazem greves.
    Só espero é que o profissional que ficou em casa por não ter comboio, não faça falta a ninguém num momento de aflição, numa emergência, etc. Se fizer...."É a vida"
  15.  # 15

Transportes rodoviários e cp privadas? mais umas ppps para encher os bolsos de uns quantos politicos, como as brisas e afins! Se calhar ainda mais caro do que manter público. Digo eu!!!
  16.  # 16

Se trabalhassem no privado, boa parte iria ter greves a título definitivo.

É a vantagem de se ter um emprego para a vida.
  17.  # 17

Colocado por: luisrdsmais umas ppps para encher os bolsos de uns quantos politicos, como as brisas e afins!
    A questão da brisas e afins é que quem negociou aquelas concessões deveria responder por elas quando calaramente lesam o interesse público. Em vez disso, arrisco-me a dizer que ganhou um lugar muito bem pago algures.

Quanto aos transportes rodoviários de longo curso, temos a flixbux e a rede expressos, ambas privadas e funcionam bem.

Quanto à CP, qual é a vantagem mesmo em ser pública? Bilhetes caros, péssima fiabilidade, dá prejuizo, comboios "à pinha". Penso que neste caso, dificilmente um privado conseguiria fazer pior, até porque para ter rentabilidade teria de prestar um bom serviço.
  18.  # 18

Colocado por: dmanteigasE como se a malta da CP tivesse 25 dias de ferias

Quem é que tem direito a 25 dias de férias em Portugal? E para faltar sem dar cavaco a ninguém há a auto-baixa, ou lá como se chama.
  19.  # 19

Além do mencionado não entendo o porquê de não existir serviços mínimos...
    Privatizar a 100% não mas 51% passando a dar lucro os dividendos iam para o estado(todos nós)
    Serviços essenciais
    , água, luz ,ANA, CTT defendo este regime
  20.  # 20

Colocado por: rjmsilvaQuem é que tem direito a 25 dias de férias em Portugal?

Os funcionarios publicos. Ate acredito que podem ter mais, mediante a antiguidade.

0.0187 seg. NEW