Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: ana_carvalhoEis a minha dúvida: o crédito à habitação pode ser feito apenas no nome dele? Quais as implicações que isso terá para mim? A casa será apenas dele?
    Sim, para todos os efeitos é ele que a está a comprar e a celebrar contracto com o banco.

    Colocado por: ana_carvalhoSe o empréstimo for pedido em nome dos dois, a minha situação poderá levantar dificuldades à obtenção do mesmo?
    Isso só o banco pode responder. Informe-se no banco e peça simulações em ambos os casos e quais as condições.

    Seja como for, pondere bem os prós e contras na aquisição da casa (só em nome dele ou consigo).
    E tome em atenção que, não tem apenas a despesa da prestação, registos e IMT na compra, seguros (vida e casa), condomínio, IMI (pós isenção se a tiverem) para além dos gastos pessoais....
    •  
      FD
    • 23 março 2010

     # 3

    Uma coisa é a propriedade da casa.
    Outra coisa é o crédito à habitação da casa.

    Os bancos são livres de aceitarem as combinações que quiserem. Não existe nenhuma legislação que obrigue o banco a aceitar determinadas condições.
    Eles é que emprestam o dinheiro, eles é que ditam as regras. Vocês são livres de as aceitarem ou não.

    Logo, o banco pode "fazer" o crédito em nome de uma só pessoa (o seu namorado) mas a casa pode ser propriedade de duas pessoas (o seu namorado e a Ana).
    Duvido muito que algum banco aprove um crédito nessas condições, mas não é "impossível", pelo menos, legalmente e que eu tenha conhecimento.
    Claro que a hipoteca teria que ser feita sobre a totalidade da casa pelo que a outra pessoa terá sempre que dar o seu consentimento. Se a casa é de duas pessoas nenhuma delas pode, individualmente, tomar uma decisão quanto à mesma sem a aprovação da outra.

    Da mesma forma, a casa pode ser só de uma pessoa mas o crédito pode estar em nome de duas ou mais pessoas.

    Tudo é possível consoante a política do banco.
    Por isso, respondendo à sua pergunta: o crédito à habitação pode ser feito só em nome dele, mesmo ficando a casa em nome dos dois.
    Implicações para si: nenhuma, se não paga a casa e não é mutuária, perante o banco não tem problemas. Mas, sendo dona de 50% da casa, também é responsável por 50% das dívidas relacionadas com a mesma, a existirem.

    Colocado por: ana_carvalhoSe o empréstimo for pedido em nome dos dois, a minha situação poderá levantar dificuldades à obtenção do mesmo?

    Não, quanto muito é o oposto. Quanto mais pessoas for possível incluir no crédito, melhor, mais responsáveis pela dívida, menos probabilidades de incumprimento.
  3.  # 4


    Colocado por: ana_carvalhoSe o empréstimo for pedido em nome dos dois, a minha situação poderá levantar dificuldades à obtenção do mesmo?

    Não, quanto muito é o oposto. Quanto mais pessoas for possível incluir no crédito, melhor, mais responsáveis pela dívida, menos probabilidades de incumprimento.


    ademais a taxa de esforço será menor e por conseguinte a obtenção do crédito terá muito mais probabilidades de sucesso
  4.  # 5

    Se não estou em erro(mas saberei disso mais logo) se pedir o credito em nome dos dois a escritura terá q ser feita em nome dos 2 proponentes, terá mais hipóteses de êxito no crédito, terá os ditos 50% da casa embora eu pense q neste momento se quer comprar casa com o seu namorado não está a pensar em se separar, a sua questão está mais concentrada se terá ou não vantagens em pedir o crédito em nome dos 2..com toda a certeza q sim, como já disseram a taxa de esforço dos 2 será mais baixa do q se for só 1, a taxa de sucesso será maior.Na situação das despesas, informe-se mas se o valor da casa não ultrapassar os 87.500€ não terá de pagar IMT, apenas tem de pagar o imposto de selo calculado sobre o valor do imóvel, em relação ao IMI terá isenção de 8 anos. Para ter menos gastos relativos a registos,escritura, etc, pode sempre conversar com o seu banco e ver qual a possibilidade de fazer a escritura em CASA PRONTA, menos 40 a 50% dos custos em relação a uma escritura publica.
    Boa sorte na compra e não precipitem na compra.
  5.  # 6

    Peço desculpa por me meter no meio, mas como é que posso fazer essa escritura em CASA PRONTA?
  6.  # 7

    Terá q falar com o seu banco e verem em conjunto qual a possibilidade de fazer a escritura em casa pronta, muitos aceitam outros nao pois teem notarios proprios o q lhes interessa q seja feita lá.Tudo depende do processo.Mas fale e se ja tem processo aprovado será mais facil de fazer "força" para fazer em casa pronta.
 
0.0126 seg. NEW