Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealvesHidronil não é actualmente utilizável nem regulamentar para água de consumo por causa de uma porcaria chata de ser potencialmente cancerígeno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mercedes

Oh, não fazia ideia. E todos bebem água da torneira cá em casa 🥺
  2.  # 2

Colocado por: jorgealvesHidronil não é actualmente utilizável nem regulamentar para água de consumo por causa de uma porcaria chata de ser potencialmente cancerígeno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mercedes

multicamada seja, então.
  3.  # 3

Multicamada com isolamento, não caia é na asneira de ter acessórios chumbados no chão, como vi numa remodelação um dia destes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mercedes
  4.  # 4

Pronto, falando com a empresa que faz a canalização, concordam com tudo o que aqui disseram. Vamos orçamentar tudo. Para não furar as lajes para os esgotos das sanitas, vão fazer pela parede. Ainda tenho de ver isto melhor. Às tantas é melhor criar um patamar e elevar as sanitas. Vou falar disso do isolamento.
  5.  # 5

Colocado por: MercedesÀs tantas é melhor criar um patamar e elevar as sanitas

Há sanitas de descarga à parede, em vez de descarga ao chão. Não há necessidade de criar patamares ou degraus (se é que eu percebi bem o problema).
  6.  # 6

Colocado por: ClioII

Então? Mantiveram-se fieis ao galvanizado? Assim de repente só vejo vantagens do hidronil sobre o galvanizado.

A seguir ao galvanizado, passou a ser o PEX, PPR e Inox, mais tarde o multicamada.
  7.  # 7

Colocado por: VarejoteA seguir ao galvanizado, passou a ser o PEX, PPR e Inox, mais tarde o multicamada.

Eu diria que houve uns quantos anos em que já havia hidronil e ainda não havia nenhuma das outras soluções que o Varejote apontou, mas posso estar a ser traído pela minha memória.
  8.  # 8

Colocado por: ClioII

Eu diria que houve uns quantos anos em que já havia hidronil e ainda não havia nenhuma das outras soluções que o Varejote apontou, mas posso estar a ser traído pela minha memória.

Em 1995, já havia muitas obras em PEX e Inox.

Das que vi, poucos colocavam PPR, em Hidronil nunca vi em prédios na AML.

Antes do galvanizado era Chumbo, ainda existem muitos prédios em Lisboa com canalização em Chumbo.

Já só canalizadores da velha, guarda ainda soldam a chumbo, quando alguém danifica/fura algum tubo.
    • SrR
    • há 5 horas

# 9

Colocado por: jorgealvesou são em PP ou latão niquelado.

Nao conheço quem tenha uma linha completa de acessórios em inox para tubagem multicamada.
    eu conheço
    • SrR
    • há 5 horas

# 10

Quanto ao hidronil ainda existe câmaras municipais que exigem que o ramal de abastecimento até aos contadores seja em hidronil
  9.  # 11

Colocado por: SrRQuanto ao hidronil ainda existe câmaras municipais que exigem que o ramal de abastecimento até aos contadores seja em hidronil

Não deve ser na AML.
  10.  # 12

Colocado por: Varejote
    Em 1995, já havia muitas obras em PEX e Inox.

Das que vi, poucos colocavam PPR, em Hidronil nunca vi em prédios na AML.

Antes do galvanizado era Chumbo, ainda existem muitos prédios em Lisboa com canalização em Chumbo.

Já só canalizadores da velha guarda ainda soldam a chumbo.

Em Lisboa vivi num apartamento arrendado, de 1974. Na altura os apartamentos intervencionados levavam nova canalização, mas penso que a do prédio, original em chumbo segundo diziam os moradores, não era intervencionada. O senhorio era proprietário de todo o edifício. Sempre achei que mudar só no interior da casa não melhorava eficazmente a situação. Mas, mais uma vez, era percepção de leiga.
  11.  # 13

Mercedes desculpe invadir o seu tópico para fazer uma pergunta. Talvez lhe também seja útil :)

É possível enfiar a tubagem multicamada dentro de por exemplo tubo corrugado para facilitar uma eventual futura reparação/substituição do multicamda ou isso não é possível/recomendado?
  12.  # 14

Colocado por: elfo106Mercedes desculpe invadir o seu tópico para fazer uma pergunta. Talvez lhe também seja útil :)

É possível enfiar a tubagem multicamada dentro de por exemplo tubo corrugado para facilitar uma eventual futura reparação/substituição do multicamda ou isso não é possível/recomendado?

Só se for um troço sem curvas...

Quer enfiar/desenfiar coloca PEX, não tem é isolamento térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  13.  # 15

Varejote mas é o tubo que vai limitar as curvas ou o multicamada em si?
  14.  # 16

Colocado por: elfo106Varejote mas é o tubo que vai limitar as curvas ou o multicamada em si?

Se o tubo corrugado é de 32mm e o multicamada de 20mm, a direito passa sempre.

Quando chega primeira curva, kaput.

Portanto é melhor esquecer o assunto.

Quer enfiar/desenfiar, PEX.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106

0.0205 seg. NEW